Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Leões travados na Madeira

Por Sporting CP
08 Jan, 2023

1-0 em casa do CS Marítimo

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal perdeu, este domingo, diante do CS Marítimo por 1-0 em jogo a contar para a 15.ª jornada da Liga Portugal disputado no Estádio dos Barreiros, no Funchal.

Para este encontro, Rúben Amorim fez algumas alterações no onze inicial, relativamente ao último jogo, e apostou de início em Antonio Adán, Gonçalo Inácio, Sabastián Coates, Matheus Reis, Pedro Porro, Manuel Ugarte, Mateus Fernandes, Arthur, Marcus Edwards, Paulinho e Francisco Trincão.

A formação da casa entrou bem na partida e, durante os primeiros 15 minutos, manteve o sinal mais, criando perigo junto à baliza defendida por Antonio Adán e não deixando o Sporting CP chegar à área contrária, mas quando os Leões conseguiram progredir no terreno fizeram-no sempre com perigo.

Após o primeiro quarto de hora do encontro, e em apenas dois minutos, o Sporting CP esteve três vezes perto dor abrir o marcador.

Primeiro por Paulinho que, após receber de Pedro Porro desde a direita, obrigou Marcelo Carné a uma grande defesa para canto e depois, na marcação do canto, foi Gonçalo Inácio a cabecear e a levar a bola a sair por cima do ferro. A seguir, foi um desvio na hora certa que impediu um golo quase certo de Paulinho.

O CS Marítimo respondeu aos avisos do Sporting CP e voltou a criar perigo para a baliza Leonina, com destaque para um remate de Bruno Xadas, que tentou surpreender o guardião verde e branco, mas a bola saiu muito por cima.

Até ao intervalo não se registou nenhuma outra grande ocasião de golo, mas o Sporting CP conseguiu ter mais bola, ainda que sem conseguir criar perigo para abrir o marcador. Assim, as duas equipas foram para os balneários com o 0-0 no placard.

No início da segunda metade, ambos os treinadores mantiveram os onzes iniciais, mas começaram a pensar em mexer com Rúben Amorim a mandar aquecer os três homens mais ofensivos que tinha no banco: Rochinha, Nuno Santos e Jovane Cabral.

Ainda assim, a reentrada do Sporting CP no jogo foi melhor e mais perigosa, com os Leões a surgiram rápidos e focados na baliza adversária. Como consequência, Pedro Porro caiu duas vezes quase seguidas na área, mas o árbitro Hélder Malheiro mandou sempre seguir de imediato.

Minutos depois, a decisão foi diferente com o juiz a assinalar grande penalidade a favor do CS Marítimo após falta de Mateus Fernandes sobre Liza e, na conversão, Cláudio Winck não falhou o 1-0.

O Sporting CP foi assim obrigado a correr atrás do prejuízo e, por isso, Rúben Amorim lançou logo Nuno Santos, fazendo sair Arthur, e a seguir foi Rochinha a entrar para o lugar de Mateus Fernandes.

Com mais ‘pernas’ no ataque, os Leões quase não desarmaram da área contrária, mas a equipa maritimista foi conseguindo contornar as investidas Leoninas e, em contra-ataque, tentar o 2-0.

A 15 minutos do final, o técnico verde e branco fez mais duas substituições, lançando Jeremiah St. Juste e Jovane Cabral para os lugares de Sebastián Coates e Marcus Edwards.

Mais coração nos últimos minutos, que tiveram muitas paragens, com os Leões de forma intensa à procura do golo e, aos 84 minutos, o 1-1 esteve perto de acontecer num corte de Matheus a sair à malha lateral.

Aos 89 minutos, e já depois de o árbitro ter ouvido o VAR por possível grande penalidade a favor dos Leões, o Sporting CP voltou a estar perto do golo, num cruzamento rasteiro de Nuno Santos, mas Pedro Porro, que surgiu sozinho ao segundo poste, não chegou a tempo do remate.

Mais seis minutos para jogar, após o tempo regulamentar, e a turma Leonina começou-os com mais uma oportunidade, desta vez por Rochinha, mas o esférico acabou por sair ao lado.

Até ao apito final, o Sporting CP não desarmou da área contrária, mas não conseguiu marcar, com a defesa maritimista a resolver com pontapés para a frente.

Resultado inglório para os Leões, que mereciam sair da Madeira com outro resultado. O Sporting CP volta agora a jogar no próximo domingo, às 18h00, com o SL Benfica na Luz.