Quinta vitória consecutiva alcançada em Vila Verde
15 Jan, 2023
Leoas prevaleceram num jogo de reviravoltas (2-3)
No terceiro jogo no espaço de uma semana, a equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal visitou, este domingo, o Länk FC Vilaverdense e venceu por 2-3 na 11.ª jornada da Liga BPI, que marcou também o fim da primeira volta.
Num jogo de cambalhotas consecutivas, em Vila Verde, foram as Leoas a cair de pé, mas tiveram de suar – e muito – para trazer os três pontos para casa.
Pouco antes do intervalo, Ana Borges até deu a liderança ao Sporting CP, mas dois golos de rajada no reatamento colocaram as Leoas em apuros, que, no entanto, souberam reagir. Assim, os golos de Bruna Lourenço e Cláudia Neto - de penálti -, já perto do fim, selaram o quinto triunfo consecutivo em todas as competições.
Comparativamente ao último onze, as Leoas apresentaram duas alterações: entraram Diana Silva e Ana Teles, saindo Joana Martins e Chandra Davidson, ambas no banco de suplentes.
O início da partida em Vila Verde foi morno, com a formação da casa a povoar muito a sua zona defensiva, congestionando o ataque Leonino. Ora, tapados esses caminhos para a baliza do Länk FC Vilaverdense, Ana Teles arriscou na meia-distância e obrigou a guarda-redes Daniela Araújo a sacudir o remate por cima da barra, naquela que foi a primeira real oportunidade.
As Leoas foram-se mantendo donas da posse de bola ao longo do resto do primeiro tempo, mas com pouco sucesso no que toca a entrar na sólida estrutura adversária. No entanto, tudo mudaria graças à visão e qualidade de Alícia Correia.
A jovem e polivalente jogadora – hoje a assumir uma posição no meio-campo – recebeu em zona interior e, de pé esquerdo, executou um cruzamento perfeito ao qual Ana Borges correspondeu com um cabeceamento certeiro. Estava encontrado o caminho para o golo quando faltavam apenas quatro minutos para o intervalo.
Por sua vez, o reinício da segunda parte não podia ter sido mais penalizador para a equipa Leonina. Depois de Hannah Seabert ter travado uma flagrante ocasião de golo do Länk FC Vilaverdense logo a abrir, no ressalto resultante a bola bateu no corpo e não na mão de Bruna Lourenço, mas a árbitra da partida apitaria para a marca de pontapé de penálti. Malu Schmidt não falhou na conversão e fez o empate, ao qual se seguiu de imediato o 2-1 e a reviravolta, materializada por Rita Dias, apesar do ângulo apertado.
De repente, as Leoas estavam em apuros e viram-se na obrigação de reagir. Na resposta, já com Joana Martins no lugar de Ana Teles, Ana Capeta ainda introduziu a bola na baliza adversária, mas o fora-de-jogo já estava assinalado. O Sporting CP foi carregando e Capeta voltou a ameaçar, mas desta vez foi o poste a evitar o golo num livre indirecto dentro da área.
Chandra Davidson e Maiara Niehues, a partir do banco de suplentes, foram as seguintes a entrar para o esforço final verde e branco, que foi empurrando o Länk FC Vilaverdense para a sua área – e com prémio. De forma merecida, as Leoas chegaram ao 2-2 à entrada dos derradeiros dez minutos, com a central Bruna Lourenço a finalizar uma bola ao segundo poste, na sequência de um canto.
E o sentido do jogo não mudou. Depois de Joana Martins e Capeta terem voltado a tentar a sua sorte - sem sucesso -, o 2-3 aconteceu mesmo: um remate de Diana Silva foi cortado com o braço dentro da área e Cláudia Neto garantiu, desde a marca dos 11 metros, a reviravolta, a vitória e, consequentemente, uns suados três pontos em Vila Verde.
Desta forma, as Leoas chegam aos 23 pontos e sobem, à condição, ao segundo lugar da Liga. Segue-se, agora, um dérbi frente ao SL Benfica a contar para os quartos-de-final da Taça de Portugal.
Sporting CP: Hannah Seabert [GR], Ana Borges [C], Bruna Lourenço, Melisa Hasanbegović, Fátima Dutra, Alícia Correia (Chandra Davidson 72’), Andreia Bravo (Maiara Niehues 72’), Cláudia Neto, Ana Teles (Joana Martins 59’), Ana Capeta e Diana Silva (Inês Gonçalves 90+1’).