Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Insistência premiada com terceira vitória seguida

Por Sporting CP
07 Jan, 2023

Sub-19 bateram UD Vilafranquense com reviravolta (2-1)

A equipa sub-19 de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, este sábado, a UD Vilafranquense por 2-1 no encontro da 19.ª jornada da série Sul do Campeonato Nacional do escalão.

Neste jogo que marcou o regresso, em 2023, do futebol de formação verde e branco, os jovens Leões tiveram de se aplicar para recuperar um jogo que, depois de um primeiro tempo muito fechado, ainda se complicou mais na segunda parte. Apesar do domínio territorial do Sporting CP, uma bola parada deu a vantagem aos visitantes aos 65 minutos, mas os golos de Mendonça e Micael Sanhá - já no último quarto de hora - resolveram a partida frente ao décimo classificado.

Após um minuto de silêncio em honra de Pelé, um dos melhores futebolistas de sempre, já com a bola a rolar, foram os juniores do Sporting CP a assumir, desde logo, a iniciativa, fazendo com que o jogo se fosse desenrolando quase exclusivamente no meio-campo adversário. Apesar do domínio claro (69%-31% de posse de bola ao intervalo), as linhas baixas, juntas e muito povoadas da UD Vilafranquense dificultaram a tarefa Leonina ao máximo e à meia hora de jogo ainda não se contava qualquer oportunidade de golo.

Ainda assim, até ao intervalo - já com a chuva a fazer-se sentir - o Sporting CP soltou-se dessas ‘amarras’ e ficou perto de marcar por três vezes. Depois de Amílcar quase introduzir a bola na sua própria baliza, Manuel Mendonça atirou à figura e Pedro Sanca, de calcanhar, atirou com muito perigo às malhas laterais.

O nulo seguiria para os segundos 45 minutos, que até começaram mais divididos e viriam a ser bem mais agitados – e com golos. A formação visitante começou a ameaçar de bola parada e foi precisamente num desses lances que surgiu o golo inaugural do conjunto de Vila Franca de Xira, através de um cabeceamento certeiro de Amílcar na sequência de um pontapé de canto – foi apenas o 14.º golo sofrido pelos Leões, que são a equipa menos batida de todo o campeonato.

Logo a seguir, o recém-entrado Gabriel Tavares até surgiu desmarcado, mas não conseguiu levar a melhor no remate para fazer de imediato o empate. Contudo, a resposta Leonina foi-se intensificando e numa jogada brilhante de Micael Sanhá - drible vistoso para entrar na área - surgiu o pontapé de penálti, convertido pelo capitão Manuel Mendonça, que concretizou o 1-1 aos 75 minutos. Pouco depois, novamente Sanhá, atiraria desenquadrado, mas a equipa mostrava-se viva e em busca da vitória.

Ora, a insistência Leonina seria meritoriamente premiada e a reviravolta chegou aos 82 minutos: primeiro, lançado em profundidade, Diogo Nascimento acertou no poste, mas na recarga Sanhá não perdoou, ateando a festa verde e branca.

Na recta final, ainda aumentaram os duelos e as faltas, mas não se contabilizaram mais oportunidades e o resultado manteve-se inalterado. Contudo, pouco antes do apito final, Manuel Mendonça viu dois cartões amarelos em cinco minutos e acabou expulso.

Com este terceiro triunfo consecutivo, os juniores do Sporting CP atingiram os 41 pontos e sobem, à condição, à liderança da série Sul. Na próxima jornada segue-se a visita ao CF “Os Belenenses”.

Sporting CP: Guilherme Pires [GR], José Silva (Rayhan Momade 56’), Miguel Alves, Marlon Júnior, Rodrigo Dias, Manuel Mendonça [C], Guilherme Santos (Tiago Parente 81’), Manuel Kissanga (Gabriel Tavares 56’), Micael Sanhá, Pedro Sanca, e Diogo Nascimento.