Pedro Coelho: "Oportunidade consistente para crescer"
10 Mar, 2023
Sub-19 recebem clássico com o FC Porto este sábado (16h00)
A equipa sub-19 de futebol do Sporting Clube de Portugal tem encontro marcado com o FC Porto, este sábado (16h00), na jornada cinco da fase de apuramento de campeão da categoria.
Antes de abordar o clássico, o treinador Pedro Coelho olhou para os dois últimos desafios da turma Leonina, que empatou com o SC Braga (1-1) e saiu derrotada às mãos do GD Estoril Praia (1-3), considerando que apesar destes resultados negativos, os dois jogos foram “diferentes”.
“Contra o GD Estoril Praia não estivemos bem, não foi um jogo bem-conseguido e assumimos a responsabilidade. Já frente ao SC Braga, foi um duelo entre duas boas equipas, sendo que o adversário era maioritariamente sub-19 e nós sub-18. É muito bom para nós estarmos a competir contra atletas um ano mais velhos que são também de elite em termos nacionais”, começou por afirmar o técnico em declarações à Sporting TV, antes de prosseguir com a análise.
“A primeira parte foi dominada por nós, enquanto na segunda controlámos sem bola e o SC Braga acabou por não criar oportunidades. Foi pena termos sofrido já nos descontos um golo de esquema táctico, algo que já nos aconteceu mais do que uma vez. Temos sofrido golos nas rectas finais dos jogos, o que demonstra muita competitividade das equipas que jogam contra nós. Ainda assim, ficou uma atitude muito positiva dos jogadores, num jogo bem conseguido da nossa parte que nos deixa mais fortes para esta semana e para podermos vencer”, sublinhou.
Pedro Coelho garantiu depois que os últimos resultados não abalam a confiança do plantel, que está focado em dar uma boa resposta no clássico, até porque confia “muito no trabalho que tem sido realizado e vai fazer tudo o que estiver ao seu alcance para ser feliz”. Ainda assim, é preciso estar alerta em relação a este adversário, “a equipa mais experiente das oito em competição”.
“Muitos dos jogadores do FC Porto já competiram na época passada na segunda fase do Campeonato Nacional, tendo disputado o primeiro lugar até ao fim. Além disso, alguns já jogaram na Liga 2 este ano e a maior parte esteve na UEFA Youth League. É uma equipa muito forte fisicamente e tudo isto deixa antever um FC Porto muito forte em termos competitivos. Os últimos resultados e o facto de não ter tantos pontos não reflectem a qualidade da equipa”, frisou.
“Esperamos um jogo muito difícil, que será muito importante para nós porque vamos ter muitos jogadores a defrontar pela primeira vez este adversário, o que é bom para nos fazer crescer e tornar mais fortes. Estamos confiantes e acreditamos que podemos vencer. Será um bom jogo, bem disputado e com muitos duelos, sendo que da nossa parte esperamos uma equipa corajosa, confiante e com muita vontade de vencer cada disputa para chegarmos ao final mais fortes”.
Pedro Coelho realçou também a enorme competitividade que se tem verificado nesta fase de apuramento de campeão, algo que oferece aos Leões as condições ideias para poderem evoluir.
“Dos 16 jogos disputados até aqui, em quase metade houve golos nos descontos que decidiram o jogo. Isto reflecte a grande competitividade ao longo dos jogos, o que faz com que nunca percebamos quem pode ganhar ou perder. Todas as equipas já perderam pontos e temos de continuar focados no que temos de fazer, não podemos olhar para a classificação ou preocuparmo-nos com os outros. Temos de pensar no próximo jogo para evoluirmos e darmos espaço a estes jogadores para que tenham aqui uma oportunidade consistente para crescer”.
Já Miguel Alves, defesa verde e branco de apenas 17 anos, assegurou que a equipa quer “dar uma resposta forte contra o FC Porto e entrar com tudo para conquistar os três pontos”.
“Vai ser um jogo difícil, este campeonato é muito competitivo e todas as equipas já perderam pontos. Será mais uma luta em nova jornada que queremos vencer”, afirmou, ciente das dificuldades que a equipa vai encontrar. “O FC Porto é sempre muito aguerrido e agressivo, tem muito querer e ambição. Temos de igualar esses níveis de competitividade para sair por cima”.
O jovem Leonino desvalorizou depois o facto de os dragões ainda não terem conquistado qualquer ponto fora, ao fim de quatro jogos nesta fase, e ocuparem a sexta posição da tabela.
“Isso pouco importa, eles vão entrar com tudo pois querem tanto ganhar quanto nós”, apontou, destacando a importância que os Sportinguistas poderão ter. “Para conseguirmos vencer, os nossos adeptos têm de ajudar-nos. Queremos ganhar todos os jogos até ao final e, para isso, precisamos do apoio de todos. Queremos muito que eles venham apoiar-nos em Alcochete”.
A nível pessoal, esta tem sido uma temporada muito rica para Miguel Alves, que já se estrou ao serviço da formação sub-23, naquele que foi um desafio diferente dos sub-19. “São realidades distintas, mas o mais importante é que no final consiga evoluir, aperfeiçoar as minhas capacidades e fazer coisas diferentes em campeonatos distintos. É algo muito bom para mim”.
O clássico entre Sporting CP e FC Porto será transmitido em directo na Sporting TV.