Triunfo abrilhantado com reviravolta
13 Fev, 2024
Vitória dos sub-23 frente ao GD Estoril Praia por 2-1
A equipa sub-23 de futebol do Sporting Clube de Portugal venceu, esta terça-feira, o GD Estoril Praia por 2-1 na sexta jornada da fase de apuramento de campeão da Liga Revelação, na qual se defrontavam as duas equipas que partilhavam a liderança na tabela classificativa à entrada para esta ronda.
Aos 17 minutos, e depois de estudo mútuo entre as equipas ainda que com algum domínio territorial do GD Estoril Praia, Rafael Besugo encontrou espaço para um remate bem perigoso, superiormente defendido por Diogo Dias. Foi a primeira grande oportunidade de golo do jogo e para o Sporting CP.
Mas, quase na resposta, uma atrapalhação na defesa Leonina fez a bola sobrar para Rodrigo Ramos, que inaugurou o marcador, num remate para a baliza deserta, pois Guilherme Pires havia saído dos postes. Aos 19 minutos, o GD Estoril Praia colocava-se em vantagem.
A equipa Leonina respondeu, depois de um bom trabalho de Rodrigo Marquês (caiu na área em lance dividido com um defesa da equipa canarinha), com José Silva a ter espaço para o remate, mas a bola a sair por cima da baliza da equipa visitante. No entanto, a melhor oportunidade aconteceu aos 29 minutos, quando Geovany Quenda rasgou a defesa do GD Estoril Praia com um grande passe que isolou Rodrigo Marquês. O avançado contornou o guarda-redes, mas o remate com o pé direito foi às malhas laterais.
Num jogo com muito rigor táctico de ambas as equipas, rarearam as oportunidades de golo, com o GD Estoril Praia a arrefecer sempre os ritmos de jogo, enquanto o Sporting CP tentava introduzir mais velocidade no jogo, mas esbarrava na organização defensiva da equipa da Linha.
Ao intervalo, o GD Estoril Praia estava na frente do marcador por 0-1.
No segundo tempo, o Sporting CP entrou forte e um grande passe de Rafael Besugo para José Silva isolou o lateral direito que galgou metros e depois de entrar na área, viu o guarda-redes adversário defender a bola para um remate de Guilherme Santos cortado sobre a linha por um defesa estorilista. Do canto, nasceu o golo do empate, com Geovany Quenda a atirar certeiro, depois de uma primeira intervenção importante de Henrique Arreiol na área a ganhar de cabeça.
O Sporting CP, que já estava mais forte do que o adversário, ganhou ainda mais ‘embalagem’ e Rodrigo Marquês, lançado na velocidade, teve espaço para aplicar o pé esquerdo, mas o remate saiu por cima. O ascendente ficou reflectido no marcador, com o 2-1 à entrada para os últimos 15 minutos de jogo, num golo de grande execução de Adam Arvelo (muito boa entrada em jogo do esquerdino espanhol), que fez um grande chapéu para o tento da reviravolta, em mais uma demonstração de boa maturidade do conjunto Leonino, capaz de reverter a situação de desvantagem ao intervalo.
Até ao final, o emblema de Alvalade geriu bem a vantagem, ainda que o GD Estoril Praia assustasse num remate em arco de Fabrício Andrade que saiu ligeiramente ao lado da baliza de Guilherme Pires, com o Sporting CP a ficar bem perto do 3-1 a seguir após brilhante trabalho individual de Rodrigo Marquês, culminado com remate de pé direito, ligeiramente ao lado da baliza defendida por Diogo Dias. Um triunfo da equipa verde e branca com exibição de se tirar o chapéu, tal como o grande golo de chapéu de Adam Arvelo.
Sporting CP: Guilherme Pires [GR], José Silva, Gonçalo Braga, Lucas Taibo, Tiago Parente (Adam Arvelo, 58’), Henrique Arreiol (João Assunção, 75’), Geovany Quenda, Rafael Besugo [C], Rodrigo Marquês, Guilherme Santos e Luís Gomes (Lucas Anjos, 83’)