Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Sérgio Martins

Leões do andebol ao trabalho para 2024/2025

Por Sporting CP
16 Jul, 2024

Exames médicos marcaram arranque da época dos Campeões Nacionais

A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal arrancou a temporada 2024/2025 com a realização dos indispensáveis exames médicos. Os Campeões Nacionais, que em 2023/2024 assinaram um ‘triplete’ ao juntarem a Taça de Portugal e a Supertaça ao Campeonato Nacional, cumpriram os haabituais testes para confirmar a aptidão física, antes de a bola começar a rolar nos treinos.

Com cinco caras novas, duas das quais a preparar os Jogos Olímpicos - o central argentino Pedro Martínez e o guarda-redes egípcio Mohamed Ali -, o plantel Leonino orientado por Ricardo Costa começou por se juntar para os exames médicos, um primeiro momento registado com satisfação por Salvador Salvador, capitão da equipa Leonina, por representar o regresso ao contacto com os companheiros e amigos.

“Passou um mês, mas fomos mantendo o contacto todos uns com os outros, falando praticamente diariamente. Eu próprio estive de férias com alguns, porque esta é a nossa família. Nós passamos mais tempo com esta ‘malta’ do que com as nossas próprias famílias e esse foi um dos segredos daquilo que foi a nossa época passada e esta época vai manter-se assim. Damo-nos todos muito bem e, por isso, sim, as saudades apertavam, mas já deu para rever todos”, disse o lateral esquerdo Leonino, em declarações aos meios de comunicação do Clube.

Com um ‘triplete’ alcançado em 2023/2024, a nova temporada é sobretudo de desafio conjugado com grande motivação. “A equipa já estava preparada para entrar no palco da Liga dos Campeões [EHF Champions League], a maior competição de clubes e vai ser um desafio, mas estamos preparados. Já andamos há três, quatro anos a jogar a Liga Europeia [EHF European League], onde há sempre equipas que andam entre a Liga Europeia e a Champions. Estamos preparados para o desafio e manter o espírito da época passada vai ser fácil, porque a equipa mantem-se com a mesma ambição, com a mesma entrega e queremos muito repetir todo o sucesso que tivemos na época passada”, apontou Salvador Salvador.

Uma equipa com enorme simbiose na relação com os Sportinguistas não podia deixar de ter uma palavra para os adeptos com vista à próxima época, pela voz do capitão Leonino. “As saudades que temos entre todos, também as temos pelos nossos adeptos. Somos uma equipa que sente muito o jogo, que gosta sempre de puxar pelos adeptos, de sentir os adeptos nos pavilhões, seja onde for, porque na época passada foi assim, tivemos muito apoio em todos os pavilhões onde fomos. A única coisa que quero pedir é que, pelo menos, mantenham o que foi na época passada, tivemos jogos espectaculares e tenho a certeza de que vão ser ainda melhores este ano, porque vamos jogar a Champions. Mantenham o apoio, porque a equipa vai continuar com a garra que nos define e vamos continuar nós a puxar por eles e eles a puxarem por nós, por isso vai continuar a haver sempre esta união”, concluiu.

Também André Kristensen, guarda-redes norueguês do Sporting CP, expressou o sentimento pelo regresso ao trabalho. “Primeiro que tudo, o entusiasmo, esse é o sentimento de entrarmos numa nova temporada, que será uma muito importante, com muitos jogos duros, mas também jogos empolgantes. Será muito divertido participar na Liga dos Campeões e teremos também títulos para defender em Portugal, por isso teremos pela frente uma grande época e estamos ansiosos por isso”, começou por referir aos meios de comunicação do Clube.

Por tudo isso, Kristensen fala sobretudo de motivação para a temporada que se avizinha: “Vamos treinar para os jogos e para competirmos com os melhores, por isso esta época teremos a possibilidade de nos pormos à prova, com muitos jogos duros e testes para tentarmos grande feitos”.

O guarda-redes Leonino perspectivou ainda os jogos da Liga dos Campeões frente a equipas de elevado gabarito, casos do Paris Saint-Germain Handball e do Vezprém KSE. “Significa muito, pois treinamos todos os dias para tentarmos ser cada vez melhores e para nos testarmos perante equipas de nível top na Europa e para vermos como nos comportamentos, por isso estamos ansiosos, porque cada equipa da Liga dos Campeões é realmente competitiva, com grandes jogadores e excelentes plantéis. Vamos disfrutar de cada segundo desses jogos, porque é uma grande oportunidade e uma hora representar o Sporting CP na Liga dos Campeões. Será divertido”, acrescentou.

Com dois novos colegas de baliza: Mohamed Ali e o jovem Santiago Póvoas, o guarda-redes norueguês expressou satisfação pelos novos concorrentes, mas com quem quer acima de tudo criar uma excelente relação pessoal e profissional, em benefício do Sporting CP. “Precisamos de criar uma boa relação, porque queremos o melhor para cada um e para termos as melhores prestações temos de nos apoiar uns aos outros. Estou ansioso por os conhecer e por ter uma boa relação com eles. Não falei com eles antes, mas estou entusiasmado por lhes dar as boas-vindas e por estabelecer uma parceria com os dois”, perspectivou o guardião verde e branco.

Por fim, André Kristensen também deixou uma mensagem aos Sportinguistas. “Primeiro, obrigado pelo apoio na temporada passada, ficámos muito satisfeitos e esperamos vê-los no Pavilhão João Rocha e noutros lugares. Ficamos muito gratos pelo apoio e esperamos fazê-los também felizes na nova temporada”, desejou, vincando que espera que a equipa de andebol do Sporting CP faça “uma boa época e dê mais passos em frente". "Somos essencialmente uma equipa jovem, com grande potencial e por isso que sejamos capazes de dar mais passos na direcção certa. Vai ser óptimo”, concluiu.