Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Superioridade total no dérbi

Por Sporting CP
22 Set, 2024

Andebol vence SL Benfica (38-22)

A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, este domingo, o SL Benfica por uns claros 38-22 na quarta jornada da primeira fase do Campeonato Nacional.

Com lotação esgotada no Pavilhão João Rocha, cumpriu-se, antes do apito inicial, um minuto de silêncio em homenagem aos bombeiros que perderam a vida no combate aos incêndios em Portugal. O sete inicial verde e branco contava com André Kristensen, Mamadou Gassama, Kiko Costa, Natán Suárez, Martim Costa, Orri Þorkelsson e Edy Silva.

Martim Costa inaugurou o marcador e Edy Silva aumentou a vantagem logo nos primeiros momentos do dérbi, enquanto André Kristensen, na baliza, arrancou para uma exibição de grande nível ao defender dois remates - um deles num livre de sete metros. Ainda assim, o ataque Sportinguista estava a cometer alguns erros e o SL Benfica empatou (2-2).

Aos poucos, a parte ofensiva foi igualando o nível da defesa e com um líder em evidência: Martim Costa. O lateral não se cansou de facturar e comandou a escavação do fosso que se foi criando no resultado golo após golo, principalmente depois do cartão vermelho exibido a Christopher Hedberg (depois de acertar com o braço na cara de Natán Suárez) aos 19 minutos.

Os dez minutos finais do primeiro tempo foram de domínio total do Sporting CP, que aproveitou para conseguir uma vantagem confortável ao intervalo. Para além de Martim Costa, apareceram a facturar no ataque Kiko Costa, Mamadou Gassama e William Höghielm, sendo que André Kristensen continuou muito bem entre os postes. O guardião realizou mesmo uma tremenda intervenção em cima da buzina dos 30 minutos, segurando o 18-12 com que as equipas foram para os balneários.

Com oito golos, Martim Costa estava a ser a maior figura no ataque, enquanto André Kristensen, com diversas defesas de grande nível, também se destacava.

O ritmo imposto pelo Sporting CP no final a primeira parte continuou para a segunda. William Höghielm ez o 19-12, Martim Costa continuou de mão quente e tanto Jan Gurri como Salvador Salvador e Diogo Branquinho colocaram a bola no fundo das redes.

O SL Benfica não estava a conseguir travar o ímpeto do Leão e foi sem surpresas que a diferença se foi avolumando, até porque André Kristensen continuava imparável na baliza, defendendo tentativas das águias de todas as formas e feitios, incluindo em livres de sete metros.

João Gomes, Christian Moga, Edy Silva, Kiko Costa e Diogo Branquinho alimentaram o marcador dos visitados e Ricardo Costa apostou em Mohamed Ali para a baliza nos dez minutos finais. Pouco depois de entrar, o egípcio fez logo a primeira defesa - depois de um golo de Pedro Portela.

Com o dérbi resolvido e perante um SL Benfica desmotivado, os últimos instantes foram jogados a uma intensidade ligeiramente mais baixa, o que não impediu o Sporting CP de continuar a marcar, agora por Pedro Martínez e por João Gomes, nem de defender novamente por intermédio de Mohamed Ali.

Salvador Salvador e João Gomes fecharam o marcador em 38-22, resultado que espelha a grande superioridade demonstrada pelos Campeões Nacionais. Com dez golos, Martim Costa foi o melhor marcador do desafio.

Os Leões vão, agora, regressar à EHF Champions League na próxima quarta-feira, recebendo os húngaros do Veszprém KC.

Sporting CP: Edy Silva (3), Pedro Portela (1), Kiko Costa (2), Natan Suárez, Jan Gurri (1), Pedro Martínez (1), William Höghielm (3), Salvador Salvador [C] (5), Orri Þorkelsson (3), Mamadou Gassama (2), André Kristensen [GR], Diogo Branquinho (2), João Gomes (4), Christian Moga (1), Martim Costa (10) e Mohamed Ali [GR].