Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto FIBA

Excelente entrada abriu caminho ao triunfo

Por Sporting CP
08 Dez, 2021

​Leões vencem Trefl Sopot na Polónia para a FIBA Europe Cup (72-83)

A equipa principal de basquetebol do Sporting Clube de Portugal entrou com a mão direita no grupo K da segunda ronda da FIBA Europe Cup, esta quarta-feira, ao vencer no terreno dos polacos do Trefl Sopot por 72-83 em jogo referente à primeira jornada desta fase da prova.
 
O treinador Luís Magalhães não podia ter pedido melhor arranque de partida, com os Leões a vencerem o primeiro quarto por 15 pontos de diferença: 16-31. Ao excelente início de Diogo Ventura, com dois triplos consecutivos e uma assistência (5-12), juntou-se o acerto de Joshua Patton por baixo do cesto e a mão quente de Travante Williams, que atirava de todo o lado (13-26). Além das excelentes percentagens de lançamento neste período, nota de destaque também para a defesa agressiva imposta pelos rapazes de verde e branco, que obrigou o adversário a apostar no tiro exterior em resposta às dificuldades reveladas no jogo interior.
 
O segundo quarto trouxe uma boa réplica do conjunto da casa, que alcançou um parcial inicial de 12-4 e conseguiu diminuir a desvantagem para 28-35. Apesar das maiores dificuldades causadas pelo adversário, o emblema de Alvalade respondeu à altura e, já com o base recém-regressado Shakir Smith a realizar a sua estreia de Leão ao peito esta temporada, viu Tanner Omlid assumir-se como protagonista com três triplos fundamentais para o 40-54 ao intervalo.
 

Após o regresso dos balneários, assistiu-se a uma partida bastante mais pausada e com direito a menos pontos, até porque o Sporting CP adoptou uma postura mais criteriosa na hora de atacar o cesto. Ao fim dos primeiros cinco minutos, o placard registava um escasso 4-7 para os Leões, que ainda assim conseguiram pouco depois chegar à vantagem de 21 pontos (48-69), a maior em toda a partida. À entrada para o último período de jogo, o resultado era de 53-71.
 
Detentores de uma margem confortável, os Leões relaxaram ligeiramente na recta final e o Trefl Sopot acreditou que ainda seria possível dar a volta ao resultado. A cerca de três minutos da última buzina, quando o Sporting CP procurava prolongar ao máximo os tempos de ataque, os polacos diminuíram para apenas nove pontos de diferença (71-80) e deixaram tudo em aberto, só que nos últimos instantes as boas acções defensivas de Tanner Omlid e um triplo de João Fernandes acabaram com as dúvidas, confirmando o triunfo verde e branco por 72-83.
 
Destaque para as exibições de Travante Williams (18 pontos, quatro assistências e dois ressaltos), Joshua Patton (16 pontos, cinco ressaltos e uma assistência), e Tanner Omlid (16 pontos, quatro ressaltos e uma assistência), que foram os jogadores que mais se evidenciaram em termos estatísticos.
 
A segunda jornada do grupo K está marcada para a próxima quarta-feira, dia 15 de Dezembro, em casa, frente aos romenos do CSM Oradea. Antes disso, os Leões têm agendada uma visita ao terreno do CAB Madeira, neste sábado, a contar para a 11.ª jornada da fase regular da Liga.
 
Sporting CP: Travante Williams (18), Diogo Ventura (10), João Fernandes (3), Micah Downs (5) e Joshua Patton (16); Daniel Relvão, Tanner Omlid (16), Miguel Maria Cardoso (6), António Monteiro, Shakir Smith (6), Mike Fofana (3) e Daniel Machado.