Kwiatkowski vence etapa e Volta ao Algarve
18 Fev, 2018
Ciclista da Team Sky juntou a vitória do Alto do Malhão à da Fóia e ultrapassou o colega de equipa Geraint Thomas. Marque foi o melhor leão
Terminou neste domingo a Volta ao Algarve e com muita emoção e incerteza até ao fim: à partida, em Faro, Geraint Thomas (Team Sky) era o líder da corrida, mas após os 173,5 quilómetros que o pelotão percorreu nesta 5.ª etapa que teve o seu fim no Alto do Malhão, o polaco Michal Kwiatkowski, também da equipa inglesa, ultrapassou-o após ganhar a etapa - a sua segunda nesta competição, após triunfo na Fóia. Em segundo neste último dia ficou Rúben Guerreiro, português da Trek - Segafredo, e em terceiro o belga Serge Pauwels, da Team Dimension Data.
No que à equipa leonina diz respeito, nota para Nicola Toffali, italiano que integrou a fuga a partir da qual Kwiatkowski acabou por vencer. O primeiro leão a chegar à meta foi Alejandro Marque, em 44.º, ele que também acabou por ser o melhor classificado na geral, terminando a Volta ao Algarve no 30.º lugar. Foi o segundo melhor entre os corredores das equipas nacionais, apenas atrás da Vicente Rubio, da Aviludo - Louletano, que ficou no 17.º lugar.
Avaliação positiva e... "água na boca"
No final desta 5.ª etapa e terminada a Volta ao Algarve, é altura de realizar balanços. Vidal Fitas, director desportivo do Sporting CP/Tavira, fê-lo e demonstrou-se satisfeito com o trabalho apresentado pelos seus pupilos. "Face às condições, foi uma competição positiva. Há bastante gente em boa forma, como o Marque, o Grigorev, o próprio Toffali. O Jóni está a trabalhar bem... é uma altura do ano em que queríamos saber a condição em que estava, e está bastante razoável. Excelentes contra-relógios, etapas de montanha com algum nível já, por isso fico satisfeito. O que nos faltou, e onde tínhamos recaídas as esperanças para os 10 primeiros, foi o Nocentini", avaliou Vidal Fitas, lançando desde já as próximas provas.
"Olhando para as características da corrida e para a prestação que tivemos no contra-relógio, isso deixa-nos com água na boca. Não vale a pena estar a escondê-lo: abres-nos expectativas, apesar de ainda faltar um mês. Esperamos que as mazelas desapareçam para que nos possamos apresentar na máxima força", finalizou o líder da equipa verde e branca.
Confira a classificação da 5.ª etapa:
1.º KWIATKOWSKI, Michal TEAM SKY, 04:18:02
2.º GUERREIRO, Rúben TREK – SEGAFREDO, a 04
3.º PAUWELS, Serge TEAM DIMENSION DATA, a 08
(…)
44.º MARQUE, Alejandro M. SPORTING – TAVIRA, a 02:35
61.º GRIGOREV, Aleksandr SPORTING – TAVIRA, a 03:15
63.º BRANDAO, Jóni SPORTING – TAVIRA, a 03:28
92.º LIVRAMENTO, David SPORTING – TAVIRA, a 06:36
111.º GONZALEZ, Mario SPORTING – TAVIRA, a 09:24
128.º TOFFALI, Nicola SPORTING – TAVIRA, a 14:08
Confira a classificação final da Volta ao Algarve:
1.º KWIATKOWSKI, Michal TEAM SKY, 18:54:11
2.º THOMAS, Geraint TEAM SKY, a 01:31
3.º VAN GARDEREN, Tejay BMC RACING TEAM, a 02:16
(…)
30.º MARQUE, Alejandro M. SPORTING – TAVIRA, a 05:02
49.º BRANDAO, Jóni SPORTING – TAVIRA, a 08:13
59.º GRIGOREV, Aleksandr SPORTING – TAVIRA, a 10:53
86.º GONZALEZ, Mario SPORTING – TAVIRA, a 17:41
123.º LIVRAMENTO, David SPORTING – TAVIRA, a 32:27
128.º TOFFALI, Nicola SPORTING – TAVIRA, a 33:26