Goalball quer título europeu
01 Set, 2017
Apresentação do plantel que lutará pela revalidação do título de campeão nacional incluiu assinatura de protocolo com a seguradora Tranquilidade
A equipa de goalball do Sporting Clube de Portugal para a época 2017/18 foi apresentada na tarde desta sexta-feira, no auditório Artur Agostinho, no Estádio José Alvalade. O evento contou com a presença do Presidente do Sporting CP, Bruno de Carvalho, bem como do secretário de Estado do Desporto e Juventude, João Paulo Rebelo; do presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, Augusto Baganha; do presidente do Comité Paralímpico de Portugal, José Lourenço; do director de marketing da Tranquilidade, Emmanuel Lesueur; para além dos membros do Conselho Directivo Rui Caeiro, José Quintela e Luís Gestas, este último responsável pela área do desporto paralímpico dos leões.
"Temos dois pontos em comum", começou por dizer Emmanuel Lesueur. "O verde e a aspiração de sermos líderes nas nossas áreas. A nossa empresa sempre apoiou projectos com responsabilidade social. Para além do apoio, cada um dos jogadores da equipa de goalball vai receber um seguro de acidentes pessoais, desejando assim as maiores felicidades à equipa, estando certo que será com a junção do valor de todos que chegaremos longe", acrescentou o representante da Tranquilidade.
Para Bruno de Carvalho, dos maiores impulsionadores do projecto do Gabinete Paralímpico dentro do Sporting, tão importante como ecletismo gravado no código genético leonino, é também a inclusão que o desporto, incluindo o de alta competição, encerra. "O primeiro balanço que fazemos destes três anos de actividade [Gabinete foi criado a 3 de Setembro de 2014] é que já somos uma referência mundial no desporto paralímpico. Foi um investimento essencial para o palmarés, não apenas do Clube mas também do País. Continuamos a provar que somos diferente. Ainda recentemente alcançámos a medalha de bronze nos Mundiais de paraciclismo e apenas nós demos a notícia. Há também o goalball, o ténis de mesa, o atletismo, com campeões no desporto e na vida. Atletas que são fonte de inspiração diária", lembrou o líder leonino.
O plantel apresentado é formado por: Nuno Antunes; Luís Miguel; João Pereira; Hadley Sacramento; Tomás Delfim; João Mota; João Macedo (Portugal); Mantas Brazauskis; Justas Pazarauskas; Mindaugas Suchovejus (Lituânia); Aliu Baio (Guiné); Leomon Moreno (Brasil); Sergio Gallardo e Javi Serrato (Espanha). A equipa técnica: Márcia Ferreira (coordenadora-geral); Eugénio Oliveira (coordenador técnico); Cátia Varela (secretária técnica); Beatriz Coelho (fisioterapeuta); e Beatriz Santos (técnica para os estudos e métodos estatísticos).
Para Márcia Ferreira, tão importante como a revalidação do título de campeão nacional é a afirmação internacional, com o título europeu da Superliga na mira. E bem possível de alcançar. "É verdade. É o nosso grande objectivo. Temos equipa para vencer o campeonato e a Superliga europeia. O ano passado já conseguimos vencer a jornada de Malmo, na Suécia, e este ano, com a cinco rondas previstas e com a última a disputar-se em Lisboa, a fechar com chave de ouro, queremos trazer este título europeu para o Sporting CP".
Para Javi Serrato, jogador espanhol da equipa, o maior perigo poderá mesmo vir da equipa finlandesa. "São a elite da Europa. Têm um conjunto muito forte, uma potência na modalidade e de qualidade de topo. Vai ser muito difícil, mas vamos fazer o que sempre fazemos: dar o máximo e jogar para ganhar!"