Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Dia paralímpico à mesa presidencial

Por Jornal Sporting
01 Dez, 2017

Gabinete paralímpico leonino juntou vários atletas para celebração do seu dia no Clube com a presença de Bruno de Carvalho

Neste 1.º de Dezembro celebra-se o Dia Paralímpico do Sporting Clube de Portugal, com várias iniciativas que envolvem mais de 80 dos 200 atletas paralímpicos que defendem as cores do emblema lelnino.

Antes do encontro de logo, frente ao Belenenses, no qual haverá mais surpresas relacionadas com o evento, seis atletas estiveram à mesa com o Presidente do Sporting CP, Bruno de Carvalho. Luís Miguel (capitão da equipa de golaball); Pedro Gonçalves (capitão de equipa do basquetebol em cadeira de rodas); Luís Gonçalves, Carolina Duarte, Carina Paim (atletismo); e Luís Costa (paraciclismo) estiveram, juntamente com Luís Gestas, elemento do Conselho Directivo e responsável pela área do desporto paralímpico, Márcia Ferreira (coordenadora do Gabinete) e Cátia Varela (assistente de coordenação), em conversa sobre os objectivos para esta época, durante o almoço que decorreu num camarote do Estádio José Alvalade.

"Mais importante do que a celebração é o convívio com os atletas. Não sou muito apologistas de traçar diferenças. Este tipo de eventos é algo que costumo fazer com alguma regularidade – ainda há pouco tempo estive com os atletas veteranos do atletismo, que tanta glória nos proporcionou – e agora é vez destes atletas, que tantas alegrias nos têm dado ao demonstrar todo o seu valor, não apenas no Sporting CP mas também a nível nacional e já com títulos de relevo. É estar em família, juntar o útil ao agradável, podendo assim homenagear um dia que é importante para tantos. São uma aposta forte do Clube, que desde o primeiro dia que tenho dito que têm de assumir essa grandeza e responsabilidade. É uma alegria enorme estarmos aqui todos juntos, porque isto é o Sporting CP", começou por explicar Bruno de Carvalho.

Já para Luís Gestas, este não é o dia paralímpico uma vez que todos os dias do ano o são no Sporting CP. "Neste Clube, primamos pela igualdade de tratamento a todos os atletas. Obviamente que é um dia importante, que marcamos para homegear todos aqueles que, dia-a-dia, representam o Clube. Como qualquer atleta, será um motivo de orgulho poderem hoje pisar o relvado e receberem o calor de mais de 40 mil Sportinguistas nas bancadas. Será um momento único e que se repita no futuro, sinal que poderão vir mostrar as medalhas que vão conquistando nas várias épocas até Tóquio".

Luís Costa, medalha de bronze nos últimos Mundiais de paraciclismo que se realizaram na África do Sul (Maio de 2017), sublinhou igualmente a importância das celebrações deste dia especial. "Este Clube investe muito no desporto paralímpico e nós, atletas, damos o melhor por este emblema e fazer parte destas comemorações é muito importante para mim. Não há comparação possível com o apoio que o Sporting CP dá aos seus atletas paralímpicos em relação a outros clubes. É do conhecimento público que este Clube e dos que mais aposta nesta área, mesmo a nível mundial", adiantou.

Luís Gonçalves, bicampeão do Mundo nos 400m T12, na Nova Zelândia (2011) e Doa, Catar (2015), e medalha de prata nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro (2016), revelou as sensações que vive em data assinalada não apenas com ida ao relvado como com um almoço com o Presidente Bruno de Carvalho. "Este dia ser celebrado no Clube é um sinal do reconhecimento de tudo o que se tem feito dentro desta área específica do desporto paralímpico. Felizmente, é o Clube onde se tem registado um maior investimento a nível nacional e internacional, o que é notável. Ainda por cima, poder ver a equipa do clube do meu coração entrar em campo é algo sempre bom, seja hoje ou em qualquer outro dia", rematou.