Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Leões vencem SL Benfica e seguem em frente na Taça de Portugal

Por Sporting CP
04 Mar, 2024

3-2 com golos de Pauleta, Zicky Té e Wesley

A equipa principal de futsal do Sporting Clube de Portugal garantiu, nesta segunda-feira, a passagem aos quartos-de-final da Taça de Portugal, depois de vencer o SL Benfica por 3-2 no Pavilhão João Rocha.

16 dias depois, as duas equipas voltaram a ver-se no reduto Leonino e o Sporting CP voltou a levar a melhor num dérbi, como de costume, renhido e electrizante do primeiro ao último minuto, dentro e fora da quadra.

Ainda assim, este acabou por ser mais nivelado no marcador do que o anterior (7-3), a contar para o Campeonato Nacional, e começou também de maneira diferente, com o Sporting CP a marcar primeiro.

Depois de Pany Varela ter deixado o primeiro aviso, num remate que saiu ao lado, foi Pauleta, após receber de Zicky Té de calcanhar, a abrir o marcador. No entanto, a vantagem verde e branca durou pouco, com o SL Benfica a responder logo depois, por Arthur, que fez o 1-1.

Tudo isto em apenas dois minutos de jogo e com tanto ainda pela frente. Ainda assim, até ao intervalo só já houve mais um golo. Fruto da falta pontaria, uma vez que os dois guarda-redes nem foram assim tão chamados a intervir.

Henrique esteve até mais interventivo no ataque, tendo subido três vezes à área contrária à procura do golo. Na primeira oportunidade o remate saiu por cima da baliza, na segunda o guardião encarnado defendeu e na terceira a bola sofreu um desvio, acabando o Sporting CP por ganhar canto.

Mas não era, obviamente, o único a tentar o 2-1, Anton Sokolov foi quem esteve mais perto do golo, obrigando aí Léo Gugiel a uma grande defesa, a primeira de maior registo da noite. A seguir também o guardião verde e branco foi posto à prova na baliza, negando o segundo golo a Arthur.

Nessa altura, o SL Benfica ganhava algumas bolas em zona perigosa e aproveitava para ameaçar a baliza Leonina, mas houve sempre quem dê-se ‘o corpo às balas’ surgindo para evitar o remate à baliza e quando assim não foi, duas vezes quase seguidas, Henrique voltou a levar a melhor.

Ia-se mantendo assim o 1-1 e o empate só foi mesmo desfeito nos últimos segundos da primeira metade. O Sporting CP ganhou canto na direita, Pany Varela bateu e Tomás Paçó tocou de cabeça ao segundo poste com Zicky Té a surgir sem oposição à frente da baliza e a cabecear certeiro, sem hipóteses para Martim Figueira.

Com 17 segundos para jogar, Diego Nunes ainda tentou novo empate, mas Henrique fez uma grande defesa e segurou o resultado. Assim, os comandados de Nuno Dias foram para o intervalo a vencer por 2-1.

Na segunda metade, as grandes defesas começaram mais cedo com Léo Gugiel logo no reinício da partida a negar o golo a Pauleta, na sequência de um canto, com a bola ainda a ir ao ferro.

O SL Benfica respondeu com um remate de Jacaré para fora, seguindo-se depois minutos com menos perigo para ambas as balizas, apesar de a partida ter continuado com a intensidade habitual destes dérbis.

Os remates foram saindo desenquadrados em ambos os lados, com Henrique a voltar a tentar o golo, desta vez num remate de longe, mas o homólogo adversário segurou a dois tempos.

Pouco depois, três oportunidades quase seguidas para o Sporting CP por Pany Varela, Tomás Paçó e Taynan com Léo Gugiel a levar a melhor em todas elas ao defender sempre com os pés.

Ameaçava o Sporting CP, mas a três minutos do final do encontro, e a correr atrás do resultado, o SL Benfica apostou no 5x4 à procura do empate. Diego Nunes assumiu-se como guarda-redes avançado e a formação encarnada foi trocando a bola nas imediações da área Leonina, mas os Leões foram resistindo à pressão e... chegaram ao 3-1.

Wesley interceptou a bola perto do banco de suplentes do Sporting CP e rematou de longe perante a baliza deserta do SL Benfica, fazendo assim o terceiro tento verde e branco, a dois minutos do apito final.

O SL Benfica ainda marcou a seguir, no último minuto, mas já sem tempo de travar os Leões, que voltaram a levar a melhor sobre a formação encarnada, novamente embalados pelo apoio de excelência dos Sportinguistas.

O Sporting CP segue assim em frente na Taça de Portugal e já sabe que nos quartos-de-final o adversário é o CF “Os Belenenses”. A partida vai disputar-se no dia 27 de Março em Sines, onde, até dia 30, decorrerá toda a final a oito da prova.