Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Jorge Fonseca brilhante!

Por Jornal Sporting
27 Jun, 2015

Judoca derrotou número 2 do mundo nos ‘oitavos’

Jorge Fonseca acaba de ter uma prestação brilhante nos oitavos-de-final da categoria de -100kg dos I Jogos Europeus, que se realizam em Baku e servem também para atribuir os títulos continentais, ao eliminar o azeri Elmar Gasimov, vice-líder do ranking mundial. Agora, nos ‘quartos’, o atleta ‘leonino’ terá pela frente o dinamarquês Frederik Joergensen, 63.º do ranking, que surpreendeu Jevgenijs Borodavko no último combate.
 
O actual 24.º do ranking mundial conseguiu logo um yuko aos 27 segundos, tendo depois o combate entrado numa fase muito táctica e com shidos para os dois lados. A 24 segundos do fim, e quando Gasimov tentava de tudo para fazer um wazari (ou mesmo um yuko, que já daria vantagem nos castigos), Jorge Fonseca conseguiu marcar um ippon e silenciou por completo a Heydar Aliyev Arena, que apostava no número dois do ranking mundial para conseguir mais uma medalha nestes I Jogos Europeus.
 
Curiosamente, no único embate anterior realizado entre ambos os judocas, em Maio, Gasimov tinha ganho nas meias-finais do Grande Prémio de... Baku. Essa medalha de bronze conseguida no Azerbaijão foi um dos melhores resultados de Jorge Fonseca no presente ano, a que se junta ainda o terceiro lugar no Grand Prix de Zagreb.
 
No primeiro combate do dia, Jorge Fonseca eliminou Grigori Minaskin, da Estónia, por yuko. O atleta ‘leonino’ começou logo por pontuar aos 47 segundos, momento após o qual o jogo entrou numa espiral de shidos (dois para cada). A 51 segundos do fim, mais um yuko acabou por reforçar a vantagem rumo à fase seguinte.
 
Recorde-se que mais dois atletas do Sporting participaram nestes I Jogos Europeus: Sergiu Oleinic terminou a categoria de -66kg no quinto lugar, após uma prova de grande nível onde afastou mesmo dois judocas do top-10; e Joana Ramos não foi feliz em -52kg, sendo eliminada logo no primeiro combate por castigos (1-0).