Joana Ramos de bronze em Varsóvia
20 Abr, 2017
Judoca leonina derrotou a n.º 3 do ranking mundial por waza-ri na categoria -52 kgs
O judoca leonina Joana Ramos conquistou esta tarde, em Varsóvia, nos Campeonatos da Europa que decorrem na capital polaca.
No derradeiro combate, Joana Ramos defrontou a israelita Gili Cohen, actual n.º 3 do ranking mundial, e a decisão foi evada a ponto de ouro após os quatro minutos iniciais terem ditado um empate. Apesar dos dois castigos no tempo suplementar, a judoca leonina soube gerir bem o combate e acabou por vencer com um waza-ri.
O ouro foi negado no combate com a actual campeã olímpica, Majlinda Kelmendi – que acabou por sagrar-se igualmente campeã europeia –, e decidido por um castigo, tendo a portuguesa atingido o terceiro, quando ambas tinham dois. O caminho até bronze foi feito todo por ippon: a norueguesa Madelene Rubinstein (107.ª); as romenas Andreea Chitu (9.ª), campeã europeia em 2015 e 2012 e vice-campeã mundial em 2015 e 2014; e Alexandra-Larisa Florian (8.ª).
O também leão Sergiu Oleinic (11.º), olímpico tal como Joana Ramos, foi eliminado ao segundo combate, já na decisão do ponto de ouro, por waza-ari, quando o o turco Sinan Sandal (41.º) já tinha dois castigos. Maria Siderot (26.ª) perdeu no prolongamento, eliminada ao segundo combate pela sérvia Milica Nikolic, por ippon.
Jorge Fonseca compete amanhã.