Consistência
24 Ago, 2023
Volvidas duas jornadas do campeonato nacional de futebol, o Sporting Clube de Portugal segue na frente, com duas vitórias seguidas. Embora dois jogos sejam pouco para avaliar o que será a nossa época, há muitos sinais de que estamos a contruir uma equipa mais forte e, especialmente, mais concretizadora. Não se julgue que defrontámos até agora conjuntos facilmente acessíveis. Tanto o FC Vizela como o Casa Pia AC apresentaram-se aguerridos e com jogadores de valia, pelo que foram dois desafios que serviram para avaliar o que será o Sporting CP no futuro.
O que mais se destaca é, sem dúvida, a forma como Gyökeres veio revolucionar o ataque Leonino. O avançado sueco pegou de estaca e esteve envolvido nos cinco golos que marcámos no campeonato. Apontou os dois primeiros, contra o FC Vizela, em jogadas de grande apuro técnico que fizeram a delícia dos adeptos Leoninos, e ajudou Paulinho a marcar os outros três, um perante o mesmo FC Vizela e os restantes defronte o Casa Pia AC. Gyökeres é um jogador raro por conjugar o seu poderio físico com a facilidade com que se movimenta na grande área adversária. A sua capacidade de recepção é notória, fazendo com que a equipa coloque muito mais bolas no último terço do terreno. Jogando com Paulinho, com quem já se mostra entrosado, ou com outros homens na dianteira do ataque do Sporting CP, é garantia de acutilância ofensiva e, acima de tudo, golos. Gyökeres liberta Paulinho para um jogo mais solto e capaz de surpreender os adversários. Os três golos marcados por Paulinho assim o demonstram. Em apoio ao sueco, descaído à esquerda, ou deambulando pelo centro da grande área adversária, Paulinho promete continuar a marcar e a ajudar a marcar.
Se no ataque temos uma nova dinâmica, também temos uma equipa bem construída no resto do terreno. Diomande evolui com um jogo atento nas dobras e, a ver por uma jogada no final contra o Casa Pia AC, pode até marcar golos de cabeça. Gonçalo Inácio continua a defender com competência e a somar fabulosos passes de longa distância. Hjulmand deixa antever muita qualidade. Daniel Bragança, com o seu futebol pausado, tem tudo para ser o centro de gravidade do meio-campo Leonino. De resto, Pote, Nuno Santos, Trincão e Edwards, caminhando para a melhor forma, darão muitas e versáteis soluções. É uma equipa ainda em construção, mas que já demonstra a consistência que dá grandes alegrias a Sócios e adeptos.