Amarelos, VAR... Corrida e Gyökeres!!
19 Out, 2023
Amarelos − A matéria dos “amarelos” é a todos títulos uma das grandes vergonhas do futebol nacional. Ultimamente vários indicadores têm sido apresentados em diversos meios de comunicação social. Em todos uma evidente constatação: o Sporting é, de longe e considerando os denominados “três grandes”, o mais penalizado. Não há uma única razão sólida e factual, relacionada com o jogo propriamente dito, que possa explicar isto. Só a denominada regra dos “dois pesos e duas medidas” justifica tanta disparidade, reveladora de uma inenarrável sanha persecutória contra o Sporting. Acresce que todos sabemos que os “amarelos” não estão abrangidos pelo âmbito de aplicação do conhecido “Protocolo do VAR”. Ou seja, estamos em terreno em que os senhores árbitros actuam sem qualquer sindicância, livremente, podendo − assim sendo − influenciar o desenrolar dos jogos e das competições a seu bel-prazer. Compete, pois, aos árbitros corrigir esta situação! E corrigir imediatamente! Situações como a recente expulsão do Diomande são inaceitáveis! Não as podemos perpetuar, nem tolerar!
Áudios do VAR − Recentemente foram divulgadas as gravações do VAR de mais alguns jogos do Campeonato Nacional. Salientamos, desde já, que o VAR em si mesmo, bem como a recente publicitação destes "áudios" são indiscutíveis passos no sentido da credibilização do futebol, que merecem e devem mesmo merecer − com o Sporting na primeira linha desse combate, como todos sabemos! − o total apoio de todos aqueles que defendem e querem defender a Verdade Desportiva. Essenciais passos mesmo! E esperamos ansiosamente para que no futebol venhamos a chegar tão breve quanto possível ao nível de transparência, rigor, clareza e consequente respeito da arbitragem já atingido há vários anos no rugby, como exuberantemente se tem visto nesse extraordinário Mundial que ainda se disputa em França! Nas últimas gravações áudio mereceu especial enfoque o jogo do Sporting em Braga e a anulação do golo do Hjulmand. Ficámos, assim, a saber que o árbitro Luís Godinho é o "campeão do suor"… e tanto "sua" que essa sua característica impede e interfere com as comunicações do VAR. Ou seja, temos um árbitro que, por razões próprias do seu metabolismo, está − na prática, ou seja no terreno de jogo − impedido de comunicar com o VAR, pois as comunicações “entopem” com o seu abundante suor durante o jogo. É problema simples de resolver… e não, não é (como já vimos ser sugerido) arranjando uma ou mais “fitinhas” para Luís Godinho conter o seu suor… é, isso sim, implantando solução técnica capaz e que seja mesmo adequada para ultrapassar o problema do "suor" de todos e quaisquer árbitros… arriscamos dizer que não será preciso nenhum Prémio Nobel para descobrir uma solução para o problema em causa! A bem da arbitragem! A bem do VAR! A bem do futebol! A bem da Verdade Desportiva!
Corrida Sporting − Decorreu no passado domingo a Corrida Sporting… foi um êxito total! Milhares de participantes − muito para lá dos seis mil, a caminho mesmo dos sete mil − de todas as idades! Foi − à moda das "Aventuras de Tintin" − um festival dos sete aos 77 anos… só que ainda começando mais cedo e indo até bem mais tarde! Um dia de festa da Família Sportinguista! E − porque esta dimensão merece mesmo ser realçada − estamos perante a maior corrida de qualquer clube!
Gyökeres − no jogo em que representou o seu país, a Suécia, contra a Bélgica, mais um golaço deste nosso "Hércules"! Mais de 60 metros de corrida desenfreada, bola controlada, finta final a “sentar” o central adversário (que em Portugal foi nosso rival) e soberba finalização! Um hino ao futebol! Contrastando com o tristíssimo e lamentável atentado que se soube depois e que levou à suspensão do jogo e ao minuto de silêncio que se tem repetido em todos os jogos das competições da UEFA por essa Europa fora. Parabéns, Gyökeres! Estamos contigo!
VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!
P.s. - Na minha última coluna "troquei" o fim-de-semana todo... falei num sábado e tudo se passou num domingo, como todos bem sabemos. Vários leitores me questionaram sobre isso. Obrigado. Um lapso que peço que me relevem!