Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Portimão e reestruturação!!!

Por Tito Arantes Fontes
04 Jan, 2024

Campeonato - No sábado fomos a Portimão arrancar uns indiscutíveis três pontos. Tão indiscutíveis quanto complicados… especialmente depois do golo do empate que surpreendentemente sofremos a meio da segunda parte. Nada fazia prever esse golo, muito pelo contrário. Estávamos claramente mais perto do segundo golo… certo é que não podemos, não devemos sofrer golos daqueles, na marcação de livres descaídos de um dos lados do rectângulo de jogo. Todos sabemos que esses livres são perigosos, muito perigosos. Há que encontrar antídoto para esses momentos, sobretudo - como foi o caso - quando o centro que é efectuado para a área é feito do modo como este foi feito. O jogo foi difícil, uma primeira parte com escassas jogadas de golo e nenhum remate digno desse nome… tudo porque o Portimonense SC apresentou-se, como agora se diz, com um “bloco baixíssimo”, com duas linhas muito chegadas, sendo que a mais próxima da sua baliza chegou a ter seis elementos! No meu tempo dizíamos que “montou o acampamento” na entrada da área e dali não saía… heranças seguramente dos italianos, do velho catenaccio! A segunda parte foi diferente… a equipe adversária, depois de tanto carousel que fizemos, começou a abrir aqui e ali… e sim, o nosso viking apareceu e concretizou o excelente passe de Pote! Estava aberto o marcador. Especial destaque merece Adán, pois na última meia-hora de jogo salvou mesmo o Sporting CP com algumas intervenções de grande categoria, sempre evitando “golos cantados”, fruto do “jogo partido” que a partir de certa altura se foi instalando. Quaresma foi, nesse particular, de extrema utilidade, foi ele que salvou um desses lances de golo eminente do nosso adversário. Outro especial destaque merece Paulinho… teve várias oportunidades, a mais fácil já mesmo no fecho do jogo, e só marcou na mais difícil, naquela em que teve de usar brilhantemente o seu calcanhar! Obrigado, Paulinho… e um pedido… não nos faças sofrer tanto! Por último, Morita! Foi indiscutivelmente o melhor em campo, no jogo todo. Vai agora defender o seu Japão, mas deixa-nos muita saudade! E desculpa-me… volta e depressa!

Arbitragem - Manuel Oliveira apitou mal o nosso jogo de Portimão. Nada que nos surpreenda. O critério de amostragem de amarelos é incompreensível, sendo que os jogadores do SPORTING CP são admoestados por tudo e por nada… Diomande e Pote que o digam! E que dizer da cegueira de Manuel Oliveira quanto às faltas que Gyökeres sofre e que ele, árbitro, prefere olimpicamente ignorar? É indecoroso, injusto e inaceitável tanto erro, tanta vontade em prejudicar o SPORTING CP! Já noutros estádios, com outros clubes, o espectáculo é outro… penáltis por assinalar contra as equipes do “poder bicolor” são - como diz o nosso povo - aos “molhos”! O “colinho” este ano tem esta peculiaridade… é mesmo “duplo”!

Reestruturação Financeira - O SPORTING CP anunciou na semana passada a conclusão do processo de aquisição das famosas VMOCs ao Novo Banco, com vários aspectos concomitantes, nomeadamente com o ajuste no preço de compra das VMOCs ao Millennium BCP e com a reestruturação da restante dívida bancária ao Novo Banco. E ainda a libertação do “jugo” que existia e que consistia no facto do SPORTING CP não poder dispor da totalidade do valor da transferências dos seus jogadores, pois parte dessas verbas tinha obrigatoriamente que ser alocada aos próprios bancos. É um negócio muito bem conseguido e concretizado pela Direcção do nosso Clube, que está assim e merecidamente de parabéns! Muitos parabéns mesmo!  O SPORTING CP tem agora quase 90% do capital social da sua SAD e condições para analisar parcerias com quem melhor entender, sem largar a maioria desse mesmo capital social, ou seja o controle da SAD! Tudo, naturalmente, com conhecimento dos Sócios, pois estes são o Clube! Claro que… passados uns dias… o tempo para tentarem perceber o que tinha ocorrido… logo apareceram comentários dos nossos adversários de sempre falando em “perdões” e epítetos similares! Nada de mais errado! Não há “perdão” nenhum! Há - isso sim - mercado a funcionar… entre entidades privadas! Esse comentários são, pois, falsos e - na verdade e isso sim - reveladores de muita dor de cotovelo!

VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!