Fazedor de campeões
23 Jan, 2025
Editorial da edição n.º 4010 do Jornal Sporting
Praticante de atletismo, andebol, basquetebol, hóquei em patins, futebol, ténis de mesa e voleibol.
Professor, treinador e autor de canções.
Mário Moniz Pereira deixou-nos um legado para lá do atletismo.
Treinador de grandes figuras do desporto, foi um verdadeiro fazedor de campeões.
Um homem muito à frente do seu tempo, que tinha como grande objectivo ver um atleta português subir ao mais alto lugar do pódio nos Jogos Olímpicos.
E assim foi. Em 1984, viu o seu pupilo Carlos Lopes conquistar a primeira medalha olímpica portuguesa de ouro, na maratona, em Los Angeles.
Convicto de que os atletas portugueses tinham tantas qualidades e capacidades como os estrangeiros, o “Senhor Atletismo” impulsionou a modalidade no nosso país e os nossos atletas além-fronteiras.
“Gostava que os mais jovens soubessem que, desportivamente falando, estamos perante talvez o mais ilustre português que tivemos. Criou uma série de campeões do Mundo”, referia Carlos do Carmo em entrevista ao jornal Público, em 2016, após a morte do seu amigo com quem partilhava o gosto pela música.
O “Senhor Atletismo” foi um dos maiores impulsionadores do atletismo em Portugal e o Sporting Clube de Portugal não esquece o seu contributo e os anos de dedicação ao Clube.
No próximo domingo voltamos a homenagear e a relembrar o que o professor Mário Moniz Pereira fez pelo desporto, em mais uma edição do Meeting Moniz Pereira.
Será mais uma forte demonstração da força dos atletas Leoninos e da procura em manter um legado inabalável.
“Eu consegui realmente as tais coisas impossíveis e estou bastante satisfeito”. *
* professor Mário Moniz Pereira em entrevista ao jornal Público (2012)