Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Taxonomy term

Foto João Pedro Morais

Troféu Stromp de polo aquático ‘escapa’ nas grandes penalidades

Por Sporting CP
30 Set, 2023

Equipa Leonina em jogo equilibrado com Vitória SC

A equipa de polo aquático do Sporting Clube de Portugal foi superada nas grandes penalidades pelo Vitória Sport Clube, campeão nacional em título, em jogo relativo ao Troféu Stromp da modalidade, realizado na piscina do Multidesportivo.

Num jogo pautado pelo equilíbrio, o empate a 14 golos registado nos quatro períodos ‘empurrou’ todas as decisões quanto à atribuição do troféu para o desempate nas grandes penalidades. Aí, a formação vimaranense concretizou três castigos máximos contra um do Sporting CP e a vitória final pertenceu à equipa minhota, mas com muito bons indicadores do conjunto Leonino, num jogo bastante intenso, bem disputado e que abre boas perspectivas para a temporada do Sporting CP.

Sporting CP: Alexandre Serra [GR], Diogo Lourenço, Tiago Gomes, Diogo Santos (1), Ricardo Mendes [C], Luís Abreu (4), André Machado (3), Dávid Dobos (5), Tomás Gomes (1), Miguel Morais, Francisco Castro, Salvador Santos, Gustavo Santos, Denis Kruglov (1)

Resultados nos períodos: 5-3, 3-5, 3-4, 3-2; grandes penalidades: 1-3  

Foto FP Natação

Leões abrem segunda fase com desaire

Por Sporting CP
10 Abr, 2021

Derrota por 8-17 com o SSCM Paredes

A equipa de pólo aquático do Sporting Clube de Portugal saiu derrotada, este sábado, por 8-17 frente ao SSCM Paredes na primeira jornada da segunda fase do Campeonato Nacional A1.

Depois do 0-2 inicial, a formação verde e branca não conseguiu reentrar na discussão do resultado e a equipa visitante saiu por cima nos quatro períodos: 2-4, 3-5, 1-3 e 2-5.

Os golos Leoninos foram apontados por Tomás Cabecinha, Miguel Conde (dois), Diogo Santos (dois), Guilherme Gaspar, Tomás Marques e André Machado.

A equipa de pólo aquático do Sporting CP volta a jogar no próximo dia 17, em Alvalade, frente ao Cascais WP.

 

Foto FP Natação

Leões vencem Cascais WP

Por Sporting CP
20 Mar, 2021

Triunfo por 5-17

A equipa de polo aquático do Sporting Clube de Portugal venceu, este sábado, o Cascais WP por 5-17 em jogo a contar para a fase regional do Campeonato de Portugal de Polo Aquático A1 masculino.

Os Leões foram superiores em todos o encontro e venceram todos os períodos, com o primeiro a ser mais disputado: 2-4, 1-3, 1-4 e 1-6.

Os golos Leoninos foram apontados por Tomás Cabecinha (2, 18 e 27'), André Machado (3, 5, 15, 24 e 26'), Tiago Gomes (8, 19 e 29'), Henrique Castro (11'), Tomás Gomes (13'), Guilherme Gaspar (21 e 31'), Miguel Conde (28') e Tomás Marques (32').

Foto Mário Vasa

"É uma grande alegria poder voltar a competir"

Por Sporting CP
26 Fev, 2021

Treinador Gonçalo Abrunhosa falou sobre o regresso à competição da equipa de pólo aquático

Quase um ano depois do último jogo oficial, a equipa de pólo aquático do Sporting CP vai dar início à temporada 2020/2021 com o jogo da primeira ronda do Campeonato Nacional, este sábado, diante do SA Dafundo, nas piscinas do Multidesportivo do Estádio José Alvalade.

Na antevisão desta partida, o treinador da formação verde e branca, Gonçalo Abrunhosa, reconheceu que o último ano foi difícil, mas mostrou-se muito satisfeito pelo regresso.

“É com grande alegria que voltamos a competir. Foi um ano difícil, em que estivemos muito tempo privados de treinar e competir. Quando entrámos em confinamento, a 12 de Março, tínhamos acabado de garantir o acesso ao play-off de discussão do título. Íamos entrar numa fase excelente do campeonato, mas que acabou por não acontecer. Ainda assim, conseguimos depois retomar os treinos e agora, finalmente, estamos a um dia de regressar à competição”, começou por dizer, esta sexta-feira, no programa ‘Boa Tarde’ da Sporting TV.

“Ao longo deste ano passámos por tudo. (…) Ficámos em casa e treinámos individualmente quando foi necessário, mas assim que pudemos regressámos com todas as regras. Estivemos cerca de dois meses a treinar na piscina sem qualquer contacto e sem bola, apenas preparação física. Soubemos adaptar-nos e acho que essa foi a nossa maior vitória. Ao fim deste tempo todo, temos uma equipa que se soube renovar e manter-se unida”, assegurou, admitindo, no entanto, que seu conjunto sentiu dificuldades devido às restrições.

“Nada é igual a estar dentro de água e treinar com a equipa. No entanto, o sentimento de união também nos ajuda a ultrapassar os obstáculos. Não estamos a 100% e temos muitas limitações. Mas isso não nos impede de ir à luta para conseguirmos fazer uma boa competição”, afirmou, revelando que “a equipa está completamente diferente”. “Neste momento, a base da equipa sénior é sub-19. Perdemos alguns jogadores, mas conseguimos ir buscar à nossa formação o suficiente para manter a equipa e fazer uma renovação, que se calhar também era necessária”, considerou.

Quanto ao Campeonato Nacional, que sofreu várias alterações no formato devido à pandemia, o Sporting CP vai integrar o grupo da zona sul, juntamente com SA Dafundo e Cascais WPC, sendo que terá de garantir o primeiro lugar para poder disputar depois o título de campeão nacional.

“Antes tínhamos um campeonato mais evoluído, disputado com dez equipas de norte a sul. Fazíamos duas voltas num sistema de pontos que apuravam para um play-off final de apuramento do campeão. Esta mudança deve-se à pandemia, porque não nos devemos deslocar tanto e, portanto, a Federação Portuguesa de Natação optou por fazer primeiro uma competição zonal. (…) Não é mais competitivo, mas é o possível”, referiu.

“Obviamente, queremos chegar ao play-off, mas neste momento é muito complicado prever como estão as outras equipas porque não há jogos de treino. O adversário de amanhã, o SA Dafundo, era uma equipa com a qual, nos últimos anos, temos tido confrontos muitos renhidos. Mas estamos preparados, vai ser um jogo de luta”, finalizou, antes do início da época 2020/2021, que marca também o centenário do arranque do pólo aquático no Sporting CP.

Foto César Santos

Sporting CP derrotado pelo Paredes na final da taça

Por Jornal Sporting
01 maio, 2017

Orientados de Paulo Melo perderam por 9-15, mas o treinador destacou o percurso da equipa na Guarda

O percurso na Guarda não terminou da forma mais desejada para o Sporting CP. Nesta segunda-feira, os orientados de Paulo Melo saíram derrotados por 9-15 na final, frente ao Paredes. Depois das vitórias nos quartos (13-10 contra o CDUP) e nas meias-finais (13-3 diante do Vit. Guimarães), já na cidade nortenha, os leões não conseguiram superar o actual detentor do troféu. 

Ainda assim, o técnico verde e branco deixou bons apontamentos relativamente ao rendimento dos atletas, vincando que o objectivo da época foi cumprido. "Tínhamos como meta melhorar os resultados da temporada passada, em que ficámos pelos oitavos. Há que perceber que a nossa equipa é nova, constituída por miúdos que subiram dos juniores e muitos jogadores que vieram de outros clubes", adiantou. 
 
Quando à partida, revelou que o resultado não espelha aquele que foi o equilíbrio entre as duas formações. "A diferença de qualidade era grande. No entanto, conseguimos equilibrar o encontro até ao intervalo. Nunca baixámos os braços, por isso posso dizer que o marcador não espelha a realidade", concluiu.

Pólo aquático arranca para a época 2016/17

Por Jornal Sporting
17 Set, 2016

Jornal Sporting fez uma visita ao arranque oficial da temporada com algumas caras novas e regressos

É oficial. A temporada da secção de pólo aquático, sob a coordenação de Carlos Cruchinho, da natação, arrancou. À hora dos seniores já os pais tinham levado os mais novos para casa, de maneira que a foto de família ficou reservada para os mais velhos. Seniores e alguns juniores e juvenis. Paulo Melo, o treinador dos seniores e o capitão de equipa, Jairo Campos, dividiam tarefas depois da sessão fotográfica, entre explicações e distribuição de toucas. As características toucas do pólo aquático.

"O Sporting é a única equipa de Lisboa na primeira divisão. Alvalade é um dos únicos quatro locais com piscina com as condições técnicas exigidas (1,80m de fundo nas laterais em declive ao centro para terminar em 1,90m de fundo). No Algés treinam quatro equipas, por exemplo. Depois, só na Amadora e, por fim, em Abóboda, Cascais. A seguir só Vila Franca de Xira", explica Paulo Melo. "Este ano temos o objectivo de entrar no play-off, tal como chegar o mais longe possível na Taça de Portugal", adianta, lembrando que conta com quatro reforços e sete regressos ao Clube.

Conheça melhor a secção, com mais de uma centena de praticantes, na próxima edição do Jornal Sporting. "O pólo aquático no Sporting CP está vivo e recomenda-se", remata o técnico.

Último parcial foi fatal para equipa 'leonina' na Taça

Por Jornal Sporting
23 Abr, 2016

Sporting CP eliminado na Final Eight após derrota com o CDUP por 14-11

O conjunto de pólo aquático do Sporting CP foi esta tarde eliminado da Final Eight da Taça de Portugal, que está a decorrer na Piscina Municipal da Mealhada, após perder com o CDUP por 14-11 após um período final ‘negro’ que levou ao desaire.

Os ‘leões’ terminaram o primeiro período a ganhar por 2-1, chegaram empatados ao intervalo (4-4) e saíram para o último quarto na frente por 7-6, mas um parcial de 4-8 do adversário acabou por precipitar a saída da competição.

Nos outros encontros dos quartos-de-final, imperou também a lei do mais forte (atendendo aos conjuntos que se apuraram para a Série dos Primeiros da segunda fase do Campeonato Nacional): o Fluvial Portuense bateu o Naval Povoense por 10-7, no jogo cartaz do dia; o Paredes goleou o ADO por 18-6; e o CORAL venceu o Algés por 8-7.

Nas meias-finais, o Fluvial Portuense vai defrontar o CDUP, ao passo que o Paredes defronta o CORAL. A final da prova disputa-se na segunda-feira, dia 25 de Abril.

Sporting CP termina fase regular no quinto lugar

Por Jornal Sporting
09 Abr, 2016

'Leões' derrotados pelo Naval Povoense por 10-8 na 14.ª e última jornada

A equipa de pólo aquático do Sporting CP recebeu e perdeu esta noite com o Naval Povoense, num jogo relativo à 14.ª e última jornada da fase regular do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão.

Com este resultado, os ‘leões’ terminaram esta primeira fase no quinto lugar com 12 pontos, resultantes de quatro vitórias e oito empates. Passaram à Série dos Primeiros Fluvial Portuense, Paredes, Naval Povoense e CDUP.

'Leões' conhecem horários da Final Eight da Taça

Por Jornal Sporting
07 Abr, 2016

Sporting CP vai defrontar CDUP a 23 de Abril na Piscina Municipal da Mealhada

A equipa de pólo aquático do Sporting CP já conhece os horários da Final Eight da Taça de Portugal, que se realiza entre os dias 23 e 25 de Abril na Piscina Municipal da Mealhada (que recebe também a Final Four da Taça de Portugal feminina).

Assim, os ‘leões’ vão defrontar o CDUP às 13 horas de 23 de Abril, uma hora e meia depois do encontro inaugural dos quartos-de-final, entre Naval Povoense e Fluvial Portuense. Em caso de triunfo, o vencedor deste encontro defrontará o conjunto ‘verde e branco’ às 14h30 de 24 de Abril.

De referir que a final disputa-se a 25 de Abril, pelas 16 horas.

Este fim-de-semana, o Sporting CP vai defrontar no sábado o Naval Povoense na Piscina do Multidesportivo de Alvalade, na 14.ª e última jornada da fase regular do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão.

Sporting CP defronta CDUP para a Taça

Por Jornal Sporting
19 Mar, 2016

Final a 8 da prova realiza-se a 23, 24 e 25 de Abril, em Amarante

A equipa de polo aquático do Sporting CP ficou hoje a conhecer o adversário nos quartos-de-final da Taça de Portugal, marcados para dia 23 de Abril, na Piscina Municipal da Mealhada. Os ‘leões’ irão defrontar o CDUP, segundo o sorteio realizado no Auditório da Biblioteca Municipal de Vila Meã, Amarante.

A final a 8 decorre também nos dias 24, com as meias-finais, e 25 de Abril, data da final da Taça de Portugal de polo aquático.

Páginas

Subscreva RSS - Polo aquático