Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Para ti, Manuel Fernandes!

By Tito Arantes Fontes
03 May, 2024

Manuel Fernandes − Foi comovente a entrada em campo do Sporting CP no Dragão com toda a nossa equipa com as camisolas 9 do nosso Manel! O filho Tiago deu nota do impacto desse gesto no seu pai. O Manel, que tantas e tantas alegrias nos deu, puxa agora como nunca, melhor dito como sempre, para sermos Campeões! Força, Manel! Este título é teu!

Campeonato Nacional 1 − Foi um final de jogo lindo! Lindo é mesmo lindo! Aquele “minuto de ouro verde” no Dragão fica cinzelado na nossa memória colectiva e Gyökeres erigido como herói imortal… se possível subiu ainda mais um degrau com os seus dois golos… inolvidável! Salientamos, também e merecidamente, as fantásticas assistências de Nuno Santos e de Edwards para esses dois monumentais golos! Duas portentosas jogadas! Na primeira, uma abertura de Coates para o nosso Nuno de mais de cinquenta metros, seguida de um centro de excelência (não, Martínez, não olhes porque é mesmo momento de grande qualidade futebolística!) que culmina com uma autêntica “pedrada” de cabeça do nosso Gyö! A segunda, uma oportuna recuperação de bola do Geny, perante um atordoado FCP com o golo acabado de sofrer e a “pressão alta” do Sporting, seguida de passe do Gyö para o Edwards e excelente trabalho deste que − com um centro rasteiro e milimétrico − permitiu ao nosso sueco, oportuníssimo, encostar para o segundo golo! De permeio ficaram oito portistas, alguns estatelados, na sua área, claramente atónitos e perdidos com o vendaval de golos que acabavam de sofrer! Estava feito o empate! A onda verde está imparável! A fé é imensa! Da primeira parte não vale a pena falar… já tudo foi dito e as “lições do jogo” foram imediatas e claramente apreendidas pelo nosso treinador, como bem o demonstram as substituições operadas… é que Nuno Santos, Edwards e Gyökeres entraram todos no decurso da segunda parte!

Arbitragem − Nuno Almeida a apitar e Soares Dias no VAR… muita algazarra portista… consequência exclusiva da “azia sueca” com que foram premiados já no final do jogo! Por explicar fica, na nossa opinião, o facto de Galeno não ter sido expulso no lance com Edwards… é que a cabeçada inicial é mesmo dele! Duas notas mais: amarelos por exibir no Dragão fazem-me sempre recordar o amarelo a Coates por ter sido escandalosamente pisado pelo Taremi há dois anos… aí os portistas festejaram e nada disseram sobre a injusta expulsão do nosso jogador, momentos depois! E a “festinha” do Edwards que lhe valeu a expulsão é mesmo coisa insignificante se comparada com o murro de Di María a Pote! Com uma abissal diferença… o nosso jogador foi expulso (e com onze ainda íamos virar o jogo!) e o benfiquista passou incólume… até hoje… e com o Conselho de Arbitragem caladinho… lá para o Verão vão dizer qualquer coisa!

Campeonato Nacional 2 − Enorme palavra de solidariedade para os nossos dirigentes que tanto sofreram no pós-jogo do Dragão. Há mesmo gente que só sabe tratar as suas frustrações partindo para comportamentos agressivos e ameaçadores! Inadmissível!

Campeonato Nacional 3 − O próximo jogo é já amanhã, com o Portimonense SC! Já se sabe que vamos ter um Estádio José Alvalade cheio! Está já esgotadíssimo! Faltam três jogos, temos cinco pontos de vantagem, está quase… temos mesmo de ganhar essa partida e conquistar esses três pontos! É hora de irmos buscar o 24.º título de Campeão Nacional! Jogo a jogo! Lado a lado!

Andebol − Na última terça-feira dificílimo jogo no João Rocha com os alemães. Faltou-nos o “quase”, ficámos com uma vitória insuficiente, mas mais uma insofismável prova da valia da nossa equipa! E é com essa valia e qualidade que, depois da derrota quase tangencial no Porto, partimos para os jogos que faltam para a reconquista do título de Campeão Nacional! Força, Leões!

Futsal − Temos já nos próximos dias a final four da Champions, a ser disputada na Arménia. Na meia-final defrontamos o Barcelona, potência mundial também nesta modalidade. E queremos ir mesmo à final no domingo e trazer o “caneco” para Lisboa nas nossas mãos! Força, Leões!

VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!