Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Taxonomy term

Foto César Santos

Coates: "Quero dar tudo por quem confiou em mim"

Por Jornal Sporting
12 maio, 2016

Qualidade do central uruguaio fez com que o Sporting CP prolongasse por mais um ano o empréstimo do Sunderland

Sebastián Coates assinou pelos ‘leões’ em Janeiro e, para muitos dos adeptos do Clube de Alvalade, o central uruguaio era desconhecido. No entanto, depressa apareceu a opinião do seu companheiro de selecção e ex-colega em Liverpool, Luís Suárez: “Um jogador como o Sebastián acrescenta muita qualidade a uma equipa. Tenho a certeza de que será um excelente reforço”. Na verdade, à medida que Coates ia envergando a listada ‘verde e branca’, as declarações de Suárez foram-se revelando verdadeiras. A forma como Sebastián se impôs na defesa ‘leonina’, formando uma dupla extraordinária com Rúben Semedo, justifica na totalidade o prolongamento por mais um ano do empréstimo do Sunderland ao Sporting CP. O jogador não esconde as razões que o fizeram tomar esta decisão.

“Todos os jogadores sonham jogar num Clube onde se lute por títulos, com objectivos ambiciosos, e isso fez a diferença na minha vinda e na minha continuação”, referiu, para depois explicar o porquê de já se ter aventurado no ataque: “Pessoalmente, a minha primeira função é a de defender, mas se posso ajudar e chegar mais longe no ataque, fá-lo-ei”.

A preocupação de Jorge Jesus com o sector recuado foi algo que surpreendeu o internacional uruguaio de forma positiva, isto porque apesar de ter consciência de que os golos são necessários para conquistar vitórias, o trabalho na defesa é um pormenor que pode definir a vitória ou a derrota ao longo do encontro.

“O treinador preocupa-se muito com o que é defensivamente a equipa. Logicamente que os jogos se ganham com golos, mas ele preocupa-se muito em trabalhar a defesa e toda a equipa a defender. Isso não só nem todos os treinadores o fazem, como poucos o fazem. É isso que faz a diferença”, vincou Sebastián, que com os seus 1,96m tem sido uma autêntica parede nos duelos aéreos. No entanto, o central não esqueceu e reforçou a importância dos adeptos, a força que transmitem durante os noventa minutos de qualquer partida: “Encontrei um excelente Clube, com adeptos que estão sempre a puxar pelos jogadores e isso também faz com que o Sporting seja muito importante. Quero dar tudo por esta camisola, pelo Clube, por quem confiou em mim e oxalá que, colectivamente, tenhamos os resultados que todos queremos”.

Nos dias que correm, já não há nenhum adepto ‘sportinguista’ que não saiba que Coates é sinónimo de segurança defensiva e aplauda a alcunha que o atleta trouxe do Uruguai: ‘o chefe’.

Leia a entrevista na íntegra na edição do Jornal Sporting desta semana. 

Foto César Santos

Bruno de Carvalho: “Não há campeões antecipados”

Por Jornal Sporting
12 maio, 2016

O Presidente do Sporting deu uma entrevista exclusiva ao jornal do Clube antes da jornada decisiva

Temos de recuar 42 anos para podermos passar os olhos pela última vez em que Sporting CP e Benfica levaram a decisão do título português para a última jornada. Foi em 1974 que o ‘suspense’ ficou preso em milhões de gargantas até ao último apito do último jogo do Campeonato Nacional. A história não favorece o Clube de Alvalade, isto porque das 25 vezes em que esta situação aconteceu, no século XXI, quem entrou na frente acabou por festejar. O Presidente ‘leonino’ não se rende perante as estatísticas e ainda acredita numa reviravolta épica.

“À entrada para a última jornada, estamos a dois pontos do primeiro lugar. Não é, com certeza, o lugar onde gostaríamos de estar; gostávamos de estar em primeiro e não estamos. Ma estamos absolutamente focados neste jogo que falta e sabemos que, até ao último segundo, tudo pode acontecer – é essa a beleza do futebol. Enquanto matematicamente for possível e enquanto a vontade for grande tudo pode acontecer”, afirmou em entrevista exclusiva ao Jornal Sporting, referindo também o ambiente que se vive em torno deste último embate contra o Sp. Braga: “Vejo a equipa do Sporting CP completamente focada neste encontro e a acreditar que até ao fim pode ter a felicidade de comemorar um título que nos foge há muitos anos. Vamos, pelo menos, fazer o que está ao nosso alcance para alcançar o objectivo e isso passa por vencer este último jogo e acreditar até ao último segundo”.

É verdade que o sucesso ‘verde e branco’ não depende somente do que se passar no Estádio Municipal de Braga. Na Luz, à mesma hora do Sp. Braga-Sporting CP, estará a disputar-se o Benfica-Nacional, e Bruno de Carvalho não acredita que os jogadores do conjunto ‘madeirense’ queiram ser os “bobos da festa”.

“Quanto ao Benfica-Nacional, tenho andado a observar e ouvir o que se diz e parece que o Nacional não conta, que o adversário não tem mínimo interessa e que o jogo está ganho. Tenho sentido isso nas palavras dos comentadores afectos ao Benfica, mas não acredito nisso” vincou, antes de deixar rasgados elogios ao trabalho que tem sido feito por Rui Alves, o presidente ‘nacionalista’: “Sei que o Nacional é uma grande equipa, não acredito que queiram ser os bobos da festa do Campeonato. Sei o trabalho que o presidente Rui Alves faz ao colocar o Nacional no mapa e a verdade é que o Nacional começou a surgir e a lutar por lugares cimeiros, sendo uma presença assídua e natural na I Liga. O Benfica estará motivado porque a vitória lhe garantirá o Campeonato, acho que o Nacional vai estar motivadíssimo porque tem sido desdenhado nestes últimos tempos e isso não é merecido para uma equipa que tem feito as épocas que tem feito e que ganhou por mérito próprio o seu lugar neste Campeonato”.

Bruno de Carvalho rejeita balanços da temporada antes do soar dos apitos, embora o que se tem passado ao longo da mesma venha dar razão à competitividade que o líder ‘verde e branco’ sempre defendeu que iria existir. 

“O nosso objectivo sempre foi lutarmos e sermos campeões nacionais. Estamos a lutar e só no final veremos se somos ou não campeões. Só a partir daí dará para fazer o balanço desta época. Agora, mantendo o que disse o início desta temporada em relação a termos três grandes equipas que se reforçaram muito bem que seria um Campeonato muito bem disputados, com grandes jogadores, e que tinha a certeza de que seria um Campeonato que iria agradar aos amantes do futebol”, comentou, para depois finalizar com o desejo de que o lado bonito desta modalidade tem de continuar a passar dentro e não fora das quatro linhas, porque só assim haverá margem de progressão: “O jogo fora das quatro linhas está a emperrar o futebol português e não o deixa progredir. As pessoas lá fora também já o perceberam e é muito importante que as coisas se alterem e que consigamos ter estes Campeonatos bem disputados até ao fim, com boas equipas mas que consigamos acompanhar com outro tipo d dirigismo e regulamentação para que possamos crescer todos porque, no fundo, somos todos rivais mas vivemos todos do mesmo negócio, o futebol”.

Poderá ler a entrevista na íntegra na edição desta semana do Jornal Sporting. 

Foto Isabel Silva

Ponta final de eficácia deu em goleada

Por Sporting CP
28 Set, 2024

Sub-17 superaram o SG Sacavenense de forma categórica (5-0)

A equipa sub-17 de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e goleou o SG Sacavenense por 5-0, este sábado à tarde, na partida que inaugurou a sétima jornada da série Sul do Campeonato Nacional do escalão. ‘Póker’ de Ansumane Júnior - com três golos nos derradeiros minutos - e golaço de Suleimane Baldé construíram o robusto triunfo.

Para atingir esta terceira vitória consecutiva – e segundo jogo seguido sem sofrer golos – os jovens Leões de José João Gomes superaram em toda a linha um adversário que ainda procura o primeiro triunfo, mas que vinha de somar, na jornada anterior, o seu primeiro ponto (2-2 GD Estoril Praia).

Dado o apito inicial, a equipa sub-17 do Sporting CP fez-se com as rédeas do jogo, rapidamente se instalou no meio-campo adversário e não tardou também em chegar ao 1-0, que desbloqueou a partida. O golo nasceu de um excelente passe longo do capitão Leonardo Tavares para a desmarcação de Ansumane Júnior, que não vacilou na cara do golo.

Pouco depois, uma desatenção defensiva podia ter custado muito caro aos jovens Leões, mas Alexey Perestov disse presente na baliza verde e branca e com uma ‘mancha’ negou o empate numa rápida transição adversária. Por seu turno, João Valente respondeu com um remate de fora da área que passou muito perto do poste da baliza guardada por Guilherme Silveira.

Na recta final do primeiro tempo, o SG Sacavenense mostrou-se mais atrevido com bola, em busca de reentrar na discussão da partida, mas nada mudou no marcador ao intervalo.

E logo a abrir a segunda parte foi o Sporting CP – sempre mais ameaçador - a ficar muito perto de voltar a marcar, mas Ansumane Júnior pecou na definição de dois lances muito promissores, ora por ficar sem ângulo e sem tempo para finalizar após driblar o guardião adversário, ora por falhar um último passe decisivo pouco depois.

O avançado ainda voltou a tentar a sua sorte em mais uma desmarcação nas costas da defesa visitante, mas desta vez o remate à baliza encontrou a réplica de Guilherme Silveira, que mais tarde viria a negar outra tentativa Leonina, na sequência de um canto.

Os jovens Leões continuaram a insistir no ataque e, aos 75 minutos, o SG Sacavenense já nada pôde fazer para evitar o 2-0, tal foi a potência e colocação do remate certeiro de Suleimane Baldé. O lateral recém-entrado recebeu entrelinhas e, após um slalom entre vários adversários, culminou a brilhante jogada com um verdadeiro ‘míssil’ ao ângulo.

Afinada a pontaria, nesta parte final do encontro a formação de José João Gomes, que já vinha de uma goleada conseguida em Coimbra (0-6), voltou a mostrar toda a sua capacidade goleadora, sendo liderada por quem mais tinha tentado até então: o avançado Ansumane Júnior. Do minuto 85 até ao apito final, o endiabrado camisola nove fez o gosto ao pé por três vezes e, de forma supersónica, concluiu o jogo com um ‘póker’: correspondeu a um cruzamento perfeito de André Machado, apareceu na hora certa ao segundo poste num canto e fechou as contas com um portentoso lance individual.

A toda a velocidade, estava sentenciada a terceira vitória seguida dos sub-17 do Sporting CP – novamente sem sofrer golos e marcando muitos.

Com este desfecho, os jovens Leões de José João Gomes sobem – à condição – ao terceiro lugar, agora com 13 pontos somados. Na próxima jornada, já em Outubro, segue-se a visita ao Vitória FC, em Setúbal.

Onze do Sporting CP: Alexey Perestov [GR], Carlos Frederico, Jakub Stasiack, Santiago Fernandes, André Machado, Leonardo Tavares [C], Brandão Baptista, Francisco Simões, João Valente, Ricardo Yordanov, Ansumane Júnior

Páginas

Subscreva RSS - Campeonato Nacional