Hóquei em Patins (Seniores M): SPORTING CP vs. GRF Murches
Voleibol (Seniores F): SPORTING CP vs. SC Braga
Rugby (Seniores M): SPORTING CP vs. Rugby Vila da Moita
Tenis de Mesa (Seniores F): SPORTING CP vs. CP Alvito
Marco Rodrigues: "É sempre bom entrar a ganhar"
15 Set, 2024
Treinador das Leoas destacou “bons indicadores” retirados
Terminada a disputa pelo Troféu Stromp de ténis de mesa, com vitória das Leoas sobre a CP Alvito (3-0), o treinador Marco Rodrigues mostrou-se muito satisfeito pelo nível apresentado pelas suas jogadoras.
"Levo bons indicadores da equipa, bateu-se muito bem contra uma equipa também da I Divisão. Acho que as nossas atletas jogaram muito bem, sempre num nível muito bom e é importante que assim seja, porque a época vai ser longa e difícil", perspectivou em declarações ao Jornal Sporting, acrescentando: "É sempre bom entrar a ganhar".
A equipa do Sporting CP apresentou-se com duas caras novas para 2024/2025, a jovem Matilde Pinto e a experiente Margarita Fetiukhina, e o técnico não tem dúvidas da qualidade e do impacto que ambas podem ter de Leão ao peito.
"A Matilde já joga na selecção nacional sénior e é uma mais-valia, porque é muito nova, com grande margem de progressão e vai ajudar-nos a chegar mais à frente", traçou Marco Rodrigues, que salientou, por seu turno, "a consistência e experiência" trazidas pela nova mesa-tenista russa do Sporting CP: "Esperamos que seja a 'almofada' de conforto que é necessária para atletas tão jovens como a Patrícia [Santos], com 20 anos, a Matilde, quase com 19 e a Helena Pedroso, também ainda em idade de sub-19".
Por fim, quanto a objectivos, o treinador das Leoas do ténis de mesa quer “fazer melhor” do que em 2023/2024 e, depois, “chegar o mais longe possível” nas provas nacionais. "No ano passado não conseguimos ir aos play-offs [do Campeonato Nacional], mas esta temporada queremos fazer melhor. Pelo menos, queremos chegar a essa fase e, depois, ver o que podemos fazer", apontou.
Leoas vencem e convencem no Troféu Stromp de ténis de mesa
15 Set, 2024
Apresentação com vitória segura sobre a CP Alvito (3-0)
A equipa principal feminina de ténis de mesa do Sporting Clube de Portugal venceu o Troféu Stromp 2024/2025, este domingo à tarde, ao levar de vencida a CP Alvito por 3-0 no Multidesportivo do Estádio José Alvalade.
Com um triunfo claro e cheio de bons indicadores das várias intervenientes, as Leoas impuseram-se ao conjunto de Barcelos que, além de ser um dos recém-promovidos ao escalão principal, foi finalista vencido na última edição da Taça de Portugal.
A abrir a disputa do troféu de apresentação, a dupla Leonina composta por Patrícia Santos e Matilde Pinto – uma das caras novas para 2024/2025 – entrou da melhor forma no jogo de pares frente a Joana Pinto e Susana Costa. Com grande domínio e muita consistência no seu jogo chegaram rapidamente ao 3-0 no marcador (11-4, 11-8, 11-6), que colocou, desde logo, o Sporting CP em vantagem.
E, de seguida, a reforço Margarita Fetiukhina também cumpriu a sua missão à base, sobretudo, de entradas muito autoritárias. Apesar de uma meritória recuperação, mas insuficiente, de Inês Fernandes, da CP Alvito, no primeiro parcial (11-8), a nova mesa-tenista verde e branca respondeu de forma implacável nos dois seguintes (11-2 e 11-4) para também perfazer um 3-0 neste confronto.
Seguiu-se o regresso à mesa da internacional portuguesa Matilde Pinto, agora para se testar contra uma exigente Elinor Davidov, e a reforço verde e branca mostrou-se a grande nível para fechar as contas do encontro. De forma extremamente sólida, a esquerdina venceu por 11-7, 11- 6 e 11-4 e as Leoas acabaram com o Troféu Stromp nas mãos sem ter permitido qualquer veleidade à CP Alvito.
Agora, o trabalho de preparação continua até ao arranque oficial da nova época, ainda a cerca de um mês de distância. A primeira jornada do Campeonato Nacional está prevista para o dia 12 de Outubro e as Leoas do ténis de mesa têm encontro marcado com a União Sebastianense FC.
Sporting CP 3-0 CP Alvito
Matilde Pinto e Patrícia Santos 3-0 (11-4, 11-8, 11-6) Joana Pinto e Susana Costa
Margarita Fetiukhina 3-0 (11-8, 11-2, 11-4) Inês Fernandes
Matilde Pinto 3-0 (11-7, 11-6, 11-4) Elinor Davidov
Ivan Kostourkov: "Tivemos bons momentos"
14 Set, 2024
Adjunto realçou capacidade de reacção dos jogadores
Após a vitória no Troféu Stromp, Ivan Kostourkov, treinador-adjunto da equipa principal masculina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal, fez o rescaldo da partida frente ao CA Queluz em declarações aos meios de comunicação Leoninos.
“Tivemos bons momentos. Nos primeiros 20 minutos, marcámos 57 pontos e reduzimos os pontos da equipa adversária. Depois tivemos um momento menos conseguido, mas não pedimos nenhum desconto de tempo para que a equipa, por si, conseguisse contrariar os problemas em campo. Uniram-se e fizeram-no de forma muito positiva”, considerou, além de destacar a sensação “maravilhosa” de voltar a jogar no Pavilhão João Rocha.
“Este é um público muito exigente e o Clube é fantástico, porque dá-nos todas as condições para cumprir todos os nossos objectivos”, frisou.
Kostourkov referiu ainda que o Sporting CP está a construir uma “equipa equilibrada” e “com tempo vai provar isso”, lembrando que está a ser construída “praticamente do zero”.
“Experimentámos várias coisas [no jogo], porque daqui a pouco temos uma eliminatória frente a uma equipa belga, o Spirou Charleroi. Gostaria de convidar todos os adeptos para que nos venham ajudar a entrar na fase de grupos [da FIBA Europe Cup]”, apontou, por fim.
Depois, o poste Nick Ward, que concluiu a partida com uns impressionantes 30 pontos, também analisou este primeiro teste, em casa, perante os Sportinguistas. “Adorei a atmosfera e o público e estou a gostar muito de Portugal”, começou por dizer, passando a avaliar a sua prestação individual.
“Senti-me bem, mas foi tudo graças aos meus colegas de equipa, que acreditam em mim e colocaram-me em posição de poder marcar”, atentou o reforço verde e branco, que só pensa em “ganhar muitos jogos”.
Antes disso, Ward destacou o CA Queluz como “uma boa equipa” e considerou que nesta fase “todos os jogos são bons testes”.
Leões também ficam com Troféu Stromp em casa
14 Set, 2024
Versão 2024/2025 do basquetebol bateu CA Queluz na apresentação (90-77)
A renovada equipa principal masculina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, este sábado, o CA Queluz por 90-77 e conquistou a edição 2024/2025 do Troféu Stromp.
Neste jogo de apresentação aos Sócios e adeptos, depois de uma primeira parte totalmente controlada, um terceiro período penalizador obrigou os Leões, na recta final, a uma resposta afirmativa, a qual surgiu em força para manter à distância o vencedor da última Proliga (segundo escalão) – o CA Queluz está de volta à principal divisão nacional nesta época.
Sob a nova liderança do treinador Luís Magalhães, de regresso ao comando dos Leões, o plantel para 2024/2025 apresentou-se aos Sportinguistas com nove reforços, entre os quais o regressado Isaiah Armwood e oito caras novas, nomeadamente os bases Reggie Johnson Jr e Sérgio Silva, o extremo/base Kenney Funderburk, os extremos Jeremiah Bailey, Uwais Razaque e Bruno Araújo e ainda os postes Ludgy Debaut e Nick Ward. Por sua vez, o capitão Diogo Ventura, André Cruz e Arnett Hallman transitam da temporada anterior, juntamente com os jovens Salvador Gomes, Denis Cherepenko e Denilson Tavares.
Rodeados pelas vários escalões de formação do Clube na modalidade, os basquetebolistas Leoninos entraram um a um, por ordem numérica, no rectângulo de jogo do Pavilhão João Rocha. Já de microfone na mão, Luís Magalhães e Diogo Ventura deram o mote para a nova época. “Seremos candidatos mais fortes se contarmos com a vossa presença”, apelou o técnico, enquanto o capitão de equipa salientou a vontade do grupo em “trabalhar para voltar a ganhar títulos”.
Começado o encontro, o conjunto verde e branco, que contou com Reggie Johnson, Kenney Funderburk, Isaiah Armwood, André Cruz e Nick Ward de início, rapidamente se fez com o controlo das operações à base de intensidade defensiva e muito acerto nos lançamentos exteriores (12-2). Com um ritmo alto no jogo, o CA Queluz de César Rodrigues ainda tentou oferecer uma réplica ao ascendente inicial verde e branco, mas sem sucesso, sobretudo no ataque (23-10).
A poucos minutos do fim do primeiro período, a entrada de Arnett Hallman arrancou muitos aplausos, uma vez que o experiente camisola 22 voltou a jogar na casa das modalidades após uma grave lesão que o afastou da acção durante praticamente toda a época passada - por esta altura, Funderburk brilhava a distribuir jogo e a atirar ao cesto.
Depois, Sérgio Silva, Ventura, Bailey, Hallman e Debaut foi o quinteto que fechou os primeiros dez minutos, cujo resultado se saldou nos 28-16.
Já no período seguinte, os visitantes até começaram por reduzir distâncias no marcador (30-24), mas um triplo do capitão dos Leões quebrou esse ímpeto e o jogo não fugiu do controlo do Sporting CP, que respondeu à altura (39-24). Com Reggie Johnson a destacar-se nos roubos de bola e assistências para zonas interiores, dois afundanços seguidos de Armwwod e outros dois de Ward colocaram a vantagem Leonina nuns claros 20 pontos (50-30). E seria a mesma parceria – Reggie e Ward – a fixar, pouco depois, o 57-35 ao intervalo.
O terceiro período foi de pontos sucessivos - e praticamente à vez - em ambos os cestos, o que fez com que ambos os emblemas continuassem separados por margens sempre próximas dos 20 pontos (71-49). No entanto, um esforço final meritório do CA Queluz – e algum demérito ofensivo Leonino - reacendeu a discussão da partida, que foi com 72-62 no resultado para os derradeiros dez minutos.
E logo a abrir o período decisivo, o teste em casa complicou-se quando o conjunto visitante voltou a reduzir para metade a diferença pontual (74-69). De novo com o jogo vivo, os comandados de Luís Magalhães contaram com o poderio de Ward – acabou com 30 pontos marcados - sob as tabelas para reagir e Kenney Funderburk, em esforço, reencontrou a pontaria que foi faltando aos Leões nos tiros exteriores (82-73).
Reconduzida a vitória, apesar do trabalho redobrado nesta ponta final, foi desta forma que, depois da equipa feminina, os Leões do basquetebol também asseguraram a conquista do Troféu Stromp. As contas fecharam-se em 90-77.
Nesta fase da pré-época ficam por ultimar detalhes na preparação para o arranque oficial em 2024/2025, cuja entrada em cena acontecerá no palco europeu. Em busca de uma vaga na fase de grupos da FIBA Europe Cup, os Leões de Luís Magalhães vão enfrentar os belgas do Spirou Charleroi numa eliminatória a duas mãos disputada entre os dias 24 e 27 de Setembro – a segunda mão será no Pavilhão João Rocha.
Sporting CP: Kenney Funderburk (11), Bruno Araújo, Ludgy Debaut (6), Jeremiah Bailey (1), Diogo Ventura [C] (9), Uwais Razaque, Salvador Gomes, Denis Cherepenko, André Cruz (5), Arnett Hallman, Isaiah Armwood (14), Nick Ward (30), Reggie Johnson (10), Sérgio Silva (4), Denilson Tavares
Leoas apresentam-se com vitória no Troféu Stromp
14 Set, 2024
Exibição vistosa perante GDR André Resende (77-56)
A equipa principal feminina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal apresentou-se aos Sócios e adeptos, este sábado à tarde, com um triunfo por 77-56 frente ao GDR André Resende no Troféu Stromp.
Recém-ascendidas ao segundo escalão da modalidade (a I Divisão) após terem vencido a II Divisão, as Leoas do basquetebol disputaram o troféu pela primeira vez e passaram com distinção no teste frente a um conjunto de Évora que vão reencontrar no campeonato.
Antes da bola ao ar, as basquetebolistas do Sporting CP apresentaram-se em campo, uma a uma, rodeadas pelas várias equipas femininas da formação verde e branca e a capitã Ana Sofia Rua, com o título conquistado na época passada nas mãos, foi a última a entrar - tanto a capitã como o treinador dedicaram algumas palavras à bancada, agradeceram a presença dos adeptos e prometeram muito trabalho para a nova época.
E para 2024/2025, às dez jogadoras que transitam da época passada, lideradas pela capitã Ana Sofia Rua, juntam-se cinco reforços: Carolina Duarte, Luana Serranho, Emília Ferreira, Hannay Pratt e Sienna Durr.
Com Catarina Martins, Hannay Pratt, Luana Serranho, Cláudia Almeida e Filipa Cruz no cinco inicial, o conjunto de João Pedro Vieira começou por cima e impôs-se sob um ritmo alto na partida, de constantes ataques e contra-ataques (17-10). No fim dos primeiros dez minutos, contudo, a equipa alentejana reduziu para 22-18.
Já no segundo período, as Leoas voltaram a arrancar e força e dispararam como nunca, até então, no marcador, ‘cavando’ uma margem de 14 pontos (35-21), fixada com uma penetração bem-sucedida de Cláudia Almeida. Depois, defensivamente, a solidez verde e branca fez a diferença e reflectiu-se no 39-26 estabelecido ao intervalo.
Sem tirar o pé do acelerador em campo, o Sporting CP também não abrandou no comando do marcador e, para isso, contou no reatamento com uma vistosa e eficaz Hannay Pratt (17 pontos no jogo), que com uma série de cestos consecutivos – triplo incluído – catapultou a vantagem até aos 49-26. A seguir, o GDR André Resende tentou esboçar uma reacção (51-35), mas insuficiente para incomodar a liderança Leonina, que acabaria por ser irrecuperável.
Para os derradeiros dez minutos, as Leoas levaram uma vantagem confortável de 21 pontos (58-37), que souberam gerir sem sobressaltos até ao fim. Neste período começou por sobressair a agilidade da reforço Luana Serranho, acumulando roubos, incursões na área pintada e cestos com grandes execuções (73-51) - acabou com 19 pontos marcados. A segura vitória verde e branca, que nunca esteve em causa, fechou-se em 77-56.
Em pleno Pavilhão João Rocha, a equipa orientada por João Pedro Vieira deixou um excelente cartão de apresentação aos Sportinguistas, culminando-o com o Troféu Stromp nas mãos.
Agora, a cerca de um mês de iniciar a caminhada no campeonato, com uma recepção à ACD Ferragudo a 13 de Outubro, as Leoas de João Pedro Vieira vão continuar a dar passos em frente na preparação e a afinar a equipa nesta fase de pré-época.
Sporting CP: Ana Sofia Rua [C], Carolina Duarte (9), Catarina Martins (5), Cláudia Almeida (4), Emília Ferreira, Filipa Cruz (10), Hannay Pratt (17), Lara Varela, Luana Serranho (19), Madalena Costa, Maria Oliveira, Maria Cruz (7), Maria Amaro, Mariana Barros, Mariana Pires, Rita Chainho (2), Sienna Durr (4)