Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Empate no dérbi da Liga Revelação

Por Sporting CP
02 Abr, 2025

Leões conquistaram um ponto no reduto do SL Benfica (2-2)

A equipa sub-23 de futebol do Sporting Clube de Portugal empatou no dérbi frente ao SL Benfica (2-2), em jogo a contar para a 10.ª jornada da fase de apuramento de campeão da Liga Revelação. Os Leões estiveram a vencer por 2-0 e foram superiores durante largo período do encontro, mas acabaram a ceder o empate nos instantes finais. 

Para esta partida, Filipe Neto promoveu seis alterações com relação ao onze que há uma semana começou o jogo frente ao FC Vizela. Na baliza, a escolha recaiu em Francisco Silva, e também Rafael Mota, Denílson Santos, Sandro Nascimento, Adam Arvelo e Salvador Blopa regressaram às opções iniciais do técnico Leonino.

No Benfica Campus, os da casa foram os primeiros a criar perigo, logo à passagem dos sete minutos. Muito atento, o guardião do Sporting CP brilhou entre os postes e negou o golo a Jelani Trevisan.

Os encarnados assumiram então maior controlo da posse de bola, com os Leões a apostar maioritariamente nas transições em velocidade, quase sempre pela esquerda e com Salvador Blopa a assumir o protagonismo. No entanto, num duelo muito táctico e afastado das balizas, o equilíbrio foi sendo a nota mais dominante.

Contudo, à passagem da meia hora, o Sporting CP rugiu mais alto, contrariando esse registo na sequência de uma bola parada. Após a marcação de um pontapé de canto, Ibrahim Diarra cabeceou, Rui Silva aliviou, e a bola, caprichosa, sobrou precisamente para Salvador Blopa, que de pé esquerdo inaugurou o marcador.

Oito minutos depois, novamente numa segunda vaga, o central Rafael Mota, também ele com o pé menos dominante, respondeu a um pontapé livre marcado pela direita e disparou certeiro para o 2-0. O resultado, a premiar tanto a eficácia quanto a persistência verdes e brancas, não mais se alterou até ao intervalo.

No regresso dos balneários, o SL Benfica, em desvantagem, surgiu naturalmente mais próximo da área Leonina, apesar de uma boa investida de Francisco Canário, que aos 51’, com pouco ângulo, rematou para defesa de Alexander Sandahl.

Do outro lado do campo, foi Jelani Trevisan quem, aos 54’, visou, também com perigo, mas igualmente sem sucesso, a baliza defendida por Francisco Silva. O belga ameaçava e dois minutos depois acabou mesmo por marcar.

O tento, que surgiu ainda nos primórdios do segundo tempo, permitiu aos encarnados reentrar na discussão pelo resultado, mas Filipe Neto reagiu imediatamente, lançando em campo Rayhan Momade. O Sporting CP conseguiu sacudir alguma pressão, com Guilherme Santos a mostrar-se imperial no meio-campo, mas continuou a perder muito rapidamente a posse.

Aos 70’, Karel Mustmaa decidiu mal, para sorte dos Leões, e depois foi Gonçalo Moreira a tentar o remate de meia distância. Assim, o Sporting CP, voluntarioso nos processos defensivos, foi conseguindo segurar o resultado, pese o assédio ofensivo dos encarnados.  

A quinze minutos do fim, o técnico Leonino voltou a mexer, chamando Afonso Lee, Paulo Iago e Gabriel Melo a jogo. A entrada do trio podia ter surtido efeito quase imediato, porque, logo na primeira jogada após as substituições, Guilherme Melo furou por entre a defensiva encarnada, fez um cruzamento-remate a rasar o poste, e Paulo Iago, que surgiu pela direita em velocidade, tampouco conseguiu finalizar.

Depois, aos 79’, foi Francisco Silva a dizer “presente”; praticamente batido, o guardião conseguiu corrigir uma primeira má abordagem e, com uma importante intervenção, negar o empate a Gustavo Ferreira. A partir daí, os Leões foram gerindo o resultado, não se inibindo de subir no terreno e de assustar Alexander Sandahl.

Contudo, os minutos finais ficaram marcados por alguma precipitação de parte a parte, e já para lá do tempo regulamentar, numa fase onde nada o fazia antever, o SL Benfica, pelos pés de Karel Mustmaa, chegou a um empate inglório para os jovens Leões.

Na próxima jornada, os verdes e brancos recebem o FC Famalicão no Estádio Aurélio Pereira, em jogo marcado para terça-feira, dia 8 de Abril, pelas 14h00.  

Sporting CP: Francisco Silva [GR], Ibrahim Diarra (Paulo Iago, 75’), Marlon Júnior [C], Rafael Mota (Afonso Lee, 75’), Denílson Santos (Rayhan Momade, 59’), Guilherme Silva, Adam Arvelo, Sandro Nascimento (Rafael Camacho, 80’), Francisco Canário (Gabriel Melo, 75’), Guilherme Santos e Salvador Blopa. Treinador: Filipe Neto. Disciplina: cartão amarelo para Denílson Santos (53’), Rafael Mota (59’) e Guilherme Silva (96’).