Rui Borges: "Foco apenas e só na vitória"
02 Abr, 2025
Sporting CP recebe o Rio Ave FC esta quinta-feira
A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal recebe, esta quinta-feira às 20h15, o Rio Ave FC no primeiro jogo das meias-finais da Taça de Portugal. Rui Borges fez a antevisão ao encontro, reforçando o sonho de vencer a competição.
Meias-finais da Taça de Portugal
"É uma eliminatória a dois jogos e o foco está apenas e só na vitória. Queremos ganhar, temos de ter o pensamento de que serão dois jogos difíceis. O Rio Ave FC quer, com certeza, estar na final da Taça de Portugal e chegará com certeza muito motivado. São jogos diferentes dos do campeonato, porque ditam uma final, e do outro lado vão disputar ao máximo cada lance, dar tudo para lá estar.
Nós, do nosso lado, faremos exactamente a mesma coisa. Queremos ganhar e o adversário não pode estar mais motivado do que nós. Será uma eliminatória bastante competitiva e nada ficará resolvido num jogo. Temos de jogar os dois jogos com o mesmo rigor, ambição e concentração, mas amanhã perante os nossos adeptos queremos ganhar."
Confiança
"Tenho mantido sempre o mesmo discurso: tenho uma ambição enorme de ser campeão na Liga e de sermos capazes de ganhar uma final da Taça – para isso, temos de ultrapassar o Rio Ave FC nesta meia-final. O optimismo é o mesmo, a confiança cada vez maior e a equipa tem falado por mim e crescido na qualidade de jogo.
Estou super confiante na resposta que a equipa tem sido capaz de dar, na sua competência e consistência em termos estratégicos e de resultados. Por isso, estou super confiante para aquilo que será a recta final do campeonato e da Taça de Portugal, neste caso."
Possível gestão
"Queremos muito estar na Final da Taça de Portugal. Tmeos de saber que será difícil ultrapassar o Rio Ave FC e não podemos pensar em gerir. Pode haver uma ou outra mudança, em termos de estratégia, mas vamos olhar para o jogo de forma muito séria. O foco é sempre o mesmo para qualquer jogo.
Se perguntar aos jogadores se querem descansar amanhã para jogar na segunda-feira eles matam-me (risos). Independentemente de na próxima jornada jogarmos com o SC Braga e de o SL Benfica jogar no Dragão, o campeonato vai ser decidido até à última. Temos é de estar focados no próximo jogo e em estar presentes na final da Taça de Portugal."
Possível final
"Mais do que pensar em jogar com o SL Benfica – e temos de respeitar o FC Tirsense também -, temos de pensar que queremos muito vencer uma Taça de Portugal, independentemente do adversário."
Reforços
"Não vou dizer o nome que é difícil (risos). O Kochorashvili era um jogador identificado há algum tempo pelo Clube e que enquanto equipa técnica já tínhamos observado noutros momentos. Um jogador competitivo, com golo, chegada, qualidade técnica... acreditamos que vai acrescentar muito e ser uma mais-valia para o Sporting CP. O Clube teve a oportunidade de garantir já a compra e fico feliz por isso.
Ao Alisson também já o tínhamos identificado e em Janeiro e não houve então oportunidade, mas fechámo-lo agora, numa perspectiva de futuro e crescimento.
Em janeiro ninguém deixa sair jogadores, principalmente os clubes que lutam por subir de divisão, por isso era difícil fechar os negócios nessa altura. Antecipámos agora, e bem, e serão mais dois jogadores para ajudar na próxima época."
Ausências
"O Morita está fora do jogo com o Rio Ave FC e o Pedro Gonçalves também. Acredito que nos próximos dez dias poderá regressar; isto não é o médico quem diz, sou eu quem avalia pelo dia a dia que temos vivido. Acredito que estará próximo de dar o seu contributo à equipa.
Ontem brincava com ele e perguntei-lhe se dava para dez minutos (haha). Se estivesse disponível iria a jogo, fosse para jogar muito ou pouco tempo, por tudo o que dá à equipa. Faz-nos falta e acredito que será muito importante na recta final do campeonato, se tudo correr bem. É alguém que a qualquer momento pode criar um desequilíbrio, mudar um resultado."
Jogo 50
"É sinal de que a época está longa (risos), até para discursar para os jogadores já fica difícil, já devem estar fartos de me aturar. É bom sinal, de que estamos em grandes competições, e deixa-me feliz por todo o nosso crescimento enquanto equipa técnica."
A magia da Taça
"Toda a gente olha para a Taça de Portugal de forma muito especial, nunca fugi a isso tanto enquanto jogador como treinador. Em alguns momentos deu-me notoriedade [meias-finais no Académico de Viseu FC], por isso é uma competição que me marca. É algo que quero muito desfrutar: estar numa final da Taça de Portugal e ser capaz de a vencer."
Sistema
"Os guarda-redes não sabem quem joga, por isso também não vou dizer aqui (risos).
De alguma forma, adaptei-me ao momento do Sporting CP; para insistirmos em algo que queremos muito, temos de ter tempo e os jogadores disponíveis. Infelizmente não tivemos nada disso e, portanto, tivemos de nos adaptar.
Ainda assim, criamos muitas vezes a três, pelo que o sistema é subjectivo. Temos defendido em 4x4x2 em muitos jogos. No geral, o sistema não foge muito ao que queremos, mas nesta fase, mais do que criar desconforto, queremos criar confiança no grupo. Não temos muito tempo para treinar então vamos adaptando uma ou outra coisa quando dá. Acima de tudo quero sentir a equipa a crescer em termos de confiança e energia."