Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Tiago Matos

Rui Borges: "Queremos estar na final"

Por Sporting CP
21 Abr, 2025

Sporting CP joga esta terça-feira o acesso à final da Taça de Portugal

No auditório da Academia Cristiano Ronaldo, foi um Rui Borges confiante aquele fez a antevisão à segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal.

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal viaja até Paços de Ferreira, casa emprestada do Rio Ave FC, com uma vantagem de dois golos trazida de Alvalade, mas o técnico verde e branco garante que "seria um erro" não entrar em campo à procura de vencer. O apito inicial da decisiva partida está marcado para às 20h45 da próxima terça-feira.

Antevisão à partida com o Rio Ave FC
"Espero um jogo difícil. Independentemente de estarmos em vantagem, estamos no intervalo do jogo e o 2-0 é o resultado mais matreiro e perigoso do futebol. Acredito que o Rio Ave FC tentará entrar forte para lutar pela passagem à final. A nós compete-nos entrar com o mesmo rigor, ambição e intensidade que temos tido, para não deixar o adversário acreditar. Queremos resolver a eliminatória o mais cedo possível e queremos estar na final da Taça de Portugal."

Gerir a vantagem
"Seria um erro da nossa parte entrar expectante. O 2-0 é o resultado mais perigoso do futebol, como disse. Queremos ser o Sporting CP que temos sido sempre. Podíamos ter feito mais golos em casa e vamos tentar ser a mesma equipa que fomos nos primeiros 25 minutos desse jogo. 

Apesar de jogar em casa emprestada, o Rio Ave FC faz prevalecer a força dos seus adeptos e será, por isso, um jogo difícil, onde a outra equipa vai acreditar sempre, porque toda a gente quer estar na final da Taça de Portugal. Falo também por mim que nunca lá estive e é um sonho, como é lógico. Vamos entrar a querer resolver rapidamente a eliminatória. Ser competentes e, acima de tudo, ganhar."

Final no Jamor ou noutro estádio
"Muito sinceramente compreendo os dois lados da questão. Já estive no Estádio do Jamor e realmente pode ser mais difícil controlar algumas questões de segurança.

Mas a magia da final da Taça passa muito pelo estádio e não me vejo a disputá-la fora do Jamor. O sonho de estar presente nessa final existe muito pelo ambiente que ali se vive. 

Por isso, é lógico que acredito que, apesar dos problemas, a final possa ser disputada no Jamor, mesmo se for efectivamente disputada entre Sporting CP e SL Benfica."

Pontos fortes do Sporting CP na recta final de temporada
"Acima de tudo, o Sporting CP tem sido uma equipa bastante competente e competitiva. Temos crescido aos poucos, mesmo sem treino. Temos tido paciência e a capacidade de ganhar mais jogadores – por exemplo o Pedro Gonçalves e o Morten [Hjulmand], que está finalmente a recuperar de algumas queixas que surgiram no pós-jogos das selecções.

Temos crescido nos níveis de confiança e intensidade, por isso vamos focar-nos naquilo que controlamos, que são os nossos jogos. Se formos competentes até ao fim, seremos aquilo que queremos."

Luta pelo título e postura dos jogadores Leoninos
"O Sporting CP também está forte, está em primeiro. Os jogadores falam por mim, nos nossos jogos: vejo a equipa superconfiante. Olho muito para para todos eles – sou muito observador – e sinto desde sempre a equipa confiante e tranquila.

Desde que aqui cheguei jamais vi a equipa com um semblante triste ou de dúvida. Foi isso que lhes pedi: são campeões nacionais e têm de acreditar. São os melhores, têm sido os melhores, e dependemos apenas de nós para atingir os nossos objectivos.

É mantermos essa tranquilidade e sobretudo o rigor. Nesta recta final, tudo conta e eles têm essa noção: descanso, hidratação, alimentação. Têm tido esse foco."

Regresso de Hidemasa Morita
"O Morita ainda não vai a jogo, mas acredito que frente ao Boavista FC estará para nos ajudar pelo menos uns minutos."

Viktor Gyokëres na luta por vencer a Bola de Ouro
"Acredito, porque ele é muito competitivo. Não apenas em jogo, em treino é exactamente igual: esfomeado por golos e por chegar à baliza.

Tem melhorado desde que chegou ao Sporting CP, tanto a nível individual quanto associativo. É desfrutarmos enquanto podemos porque ele tem demonstrado ser um jogador acima da média. Está completamente focado e com a ambição de ser capaz de ajudar a equipa a ser novamente campeã e a disputar a final da Taça de Portugal."

Mercado
"Estou focado neste ano, não no próximo para já. O Alberto Costa tem contrato com a Juventus FC. Conheço-o, foi meu jogador e admiro-o muito. Tentámos trazê-lo em Janeiro e não vou fugir a isso. Sabem que gosto muito dele, mas não faz sentido falar do assunto agora."