Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Sporting CP nas 'meias' da Taça de Portugal

Por Sporting CP
18 Abr, 2025

Andebol vence a AA Águas Santas (29-30) em jogo muito disputado

A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal venceu esta sexta-feira a AA Águas Santas (29-30), carimbando assim o passaporte para as meias-finais da Taça de Portugal. Uma vitória suada mas justa dos Leões, perante um adversário de muito mérito e que lutou literalmente até ao fim pelo apuramento.

No Pavilhão Águas Santas, os Leões entraram em campo algo titubeantes, desperdiçando várias posses de bola, e, nos primeiros quinze minutos, foram mesmo obrigados a correr ‘atrás do prejuízo’. Perante um conjunto muito aguerrido, o Sporting CP foi desfazendo consecutivas desvantagens, mas sem conseguir saltar para a frente do marcador.

Ao quarto de hora, o resultado (8-6) fazia, pois, justiça a uma AA Águas Santas apostado em surpreender. Desagradado com o rumo dos acontecimentos, Ricardo Costa pediu um time-out e lançou alguma da ‘artilharia pesada’ para dentro de campo.

Já com Francisco Costa, Martim Costa e Natán Suárez em jogo, o Sporting CP não voltou a estar em desvantagem até aos 28 minutos, mas também nunca descolou no parcial. Os da casa, por seu lado, resistiram sempre muito bem, mostrando-se bastante consistentes defensivamente e ainda mais eficazes na hora de rematar à baliza. Tanto que, aos 28’, o placar registava mesmo um equilibrado 14-14.

Socorrendo-se também da inspiração do seu guardião, a AA Águas Santas conseguiu mesmo esticar a igualdade até ao descanso (15-15), resultado que obrigaria o Sporting CP a tentar uma abordagem diferente no segundo tempo.  

Assim, os Leões entraram bem mais concentrados para os trinta minutos finais, marcando nas suas primeiras posses, mostrando-se coesos no momento defensivo, e conseguindo, aos 31’ e pela primeira vez no encontro, uma vantagem de dois golos no encontro (15-17).

A partir de então, o Sporting CP conseguiu impor a sua superioridade de forma natural. Com Orri Thorkelsson a mostrar a sua veia goleadora e André Kristensen decisivo entre os postes, os verdes e brancos ultrapassaram a marca dos 40 minutos a vencer por 18-22.

Gerindo, à medida que o cronómetro avançava, essa almofada de quatro golos de vantagem, a equipa Leonina continuou a apostar na rotação e ‘abrandou’ o ritmo. Foi então que a AA Águas Santas reagiu e voltou a igualar o marcador (24-24, aos 50’).

O jogo entrou num registo mais quezilento, com muitas faltas. O Sporting CP voltou a desconcentrar-se e, aos 52’, os anfitriães passaram mesmo para a frente do marcador – algo inédito até então na segunda parte (25-24). Foi nesse momento que os Leões mostraram a sua fibra, invertendo rapidamente o parcial com dois golos muito importantes (25-26, aos 53’).

Aos 55’, a AA Águas Santas voltou a empatar (26-26) e os dois conjuntos perceberam que a vitória residiria sobretudo num maior controlo emocional e dos tempos do jogo. Alternando-se os golos numa e outra baliza, o parcial registava um 29-29 à entrada do último minuto da partida. Perante a pressão dos adeptos da casa, Orri Þorkelsson, a coroar uma sólida exibição, não vacilou e apontou, da linha de sete metros, o tento vitorioso a dois segundos do fim (29-30).

Com a AA Águas Santas a vender cara a derrota, os Leões mostraram enorme capacidade de superação, confirmaram o favoritismo na eliminatória e vão agora, numa meia-final a duas mãos, medir forças com o ABC Braga.  

Sporting CP: André Kristensen [GR], Mohamed Aly [GR], Natán Suárez (2), Jan Gurri, Pedro Martínez, Pedro Portela (1), Mamadou Gassama, Orri Þorkelsson (11), Diogo Branquinho (1), Edy Silva (1), William Hoghielm (1), Christian Moga, Francisco Costa (4), João Gomes (1), Salvador Salvador [C] (5) e Martim Costa (3). Treinador: Ricardo Costa.