Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Taxonomy term

Foto Isabel Silva

Tiago Teixeira: "Queremos conquistar a primeira vitória em casa"

Por Sporting CP
04 Nov, 2024

Recepção ao Manchester City FC para a UEFA Youth League na terça-feira (13h00)

A equipa do Sporting CP que está a jogar a UEFA Youth League defronta, esta terça-feira, o Manchester City FC na 4.ª jornada da fase de liga da prova, a partir das 13h00, na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete. Em antevisão à partida, Tiago Teixeira, treinador da formação Leonina, projectou um bom jogo de futebol, em declarações aos meios de comunicação do Clube.

 “O ambiente está bom. Voltámos a ter o grupo da UEFA Youth League e deixámos a Liga 3 para trás. Temos um ambiente muito positivo, também por aquilo que temos feito até agora nesta prova. Preparámos o jogo frente ao Manchester City FC da mesma maneira que preparámos os outros. O Manchester City FC é uma equipa de muita qualidade, com uma ideia de jogo algo semelhante à nossa, de querer muito ter a bola e dominar o jogo. Esperamos um excelente jogo amanhã e é para isso que estamos motivados”, projectou.

O técnico da equipa Leonina maioritariamente constituída por atletas juniores abriu um pouco do jogo sobre o que espera do adversário, nomeadamente a nível táctico e da maneira como o Sporting CP poderá ripostar ao líder da Premier League 2, o campeonato de sub-21 em Inglaterra. 

“O Manchester City FC tem a base da equipa a disputar a Premier League 2 e nessa competição têm sido exímios. Temos a equipa completamente identificada, sabemos dessas rotinas. Partem de 4x3x3 e depois têm muitas dinâmicas, principalmente na construção. Tem alguns padrões que também já identificámos, jogadores com muita qualidade, mas acima de tudo vamos tentar fazer o que fizemos em todos os outros jogos: tentar dominar, ter mais bola, tentar criar mais oportunidades do que o adversário, também porque jogamos em casa e queremos conquistar a primeira vitória em casa, o que ainda não aconteceu”, apontou.   

Tiago Teixeira adivinha um jogo que vai desafiar uma das principais virtudes de qualquer uma das equipas: “O segredo do jogo vai ser o de tentar dominar sempre com bola, quando não a tivermos temos de tentar recuperá-la o mais rapidamente possível para voltar a ter bola e dominar o jogo. Vão ser duas equipas a tentarem fazer o mesmo, esperamos que possamos ser nós ater mais bola, mais oportunidades e a ter um resultado positivo no final do encontro”.

O responsável técnico lembrou que já houve jogadores a alinharem na UEFA Youth League pelo Manchester City FC que foram titulares e suplentes em jogos da equipa principal do campeão inglês, sobretudo numa fase com mais lesões no plantel de Pep Guardiola. “É sinal de que apostam na formação, têm jogadores do plantel de sub-18 a jogarem a UEFA Youth League, mudaram um bocadinho a ideia em termos de aposta na Academia e estão a ter algum sucesso. Nós, enquanto Academia também, tentamos cada vez mais promover os jogadores a nível interno e tem acontecido com sucesso”, referindo o exemplo recente de Flávio Gonçalves, que através da utilização na UEFA Youth League já foi utilizado na equipa B do Sporting CP.     

O treinador deixou o convite aos Sportinguistas na bancada do Estádio Aurélio Pereira, esta terça-feira, a partir das 13h00. “Certamente é um jogo que muitas pessoas vão querer ver. Não é uma hora fácil, mas mesmo assim é capaz de ser uma hora mais convidativa do que a meio da manhã e dá sempre a possibilidade de as pessoas assistirem tranquilamente ao nosso jogo e depois de se deslocarem ao nosso estádio para verem a equipa principal. É um orgulho enorme quando olhamos e vemos a bancada repleta de adeptos, é uma força extra que nos ajuda a tentar vencer todos os jogos”, concluiu. 

Afonso Lee, defesa central Leonino, também abordou a partida frente aos ‘citizens’. “A nossa equipa está preparada. Estamos confiantes. Sabemos que o Manchester City FC é uma grande equipa, mas estamos preparados para enfrentá-los”, referiu, elencando os grandes benefícios de jogar esta competição europeia: “As principais virtudes são o crescimento individual. Acho que tenho crescido muito, aprendido coisas novas com colegas com os quais não trabalho tanto no dia a dia. Quanto às dificuldades, é encontrar equipas novas, contextos às vezes diferentes do nosso e isso é muito importante para qualquer jogador”. 

O jogador do Sporting CP adiantou o que acredita se pode esperar do jogo desta terça-feira entre o Sporting CP e o Manchester City FC. “Eles são uma equipa de grande qualidade, que gosta de ter bola, nisso é muito parecida connosco. Vamos tentar fazer um bom jogo e somar os três pontos”, referiu, para fazer também o balanço dos três jogos anteriores do Sporting CP na competição, com duas vitórias e um empate: “Ainda não ganhámos aqui em casa, vamos tentar amanhã, fazer tudo para ganhar e levar os três pontos. Seria muito importante que os nossos adeptos viessem, são um grande apoio para nós para que nos ajudem a ganhar”.

Foto José Lorvão

Tiago Teixeira: "Melhoramos muito em relação ao jogo anterior"

Por Sporting CP
01 Out, 2024

Treinador e Afonso Moreira reagiram à vitória em Eindhoven

Após o triunfo por 0-2 frente ao PSV, Tiago Teixeira, treinador dos jovens Leões, fez o rescaldo da partida em declarações aos meios de comunicação do Clube.

Destacando a formação neerlandesa como uma "equipa muito boa tecnicamente e com intensidade em todos os jogos", o técnico verde e branco enalteceu a exibição conseguida pelos seus jogadores no Campus De Herdgang.

"Sabíamos que tínhamos de controlar o jogo com bola e foi isso que aconteceu. Melhoramos muito em relação ao jogo anterior, fomos mais eficazes e os jogadores estão de parabéns. Fizeram um excelente jogo, com um resultado positivo e com a baliza a zero, que é também importante para nós", resumiu.

Já sobre o primeiro golo Leonino, fruto de uma excelente jogada colectiva, Tiago Teixeira realçou que foi um exemplo perfeito do "transporte do treino para o jogo". "Trabalhamos muito essas combinações, o jogo interior e hoje saiu bem e deu em golo. Temos jogadores com muita qualidade e trabalham muito para conseguir os resultados", sublinhou.

A seguir, o treinador dos jovens Leões reforçou a importância da UEFA Youth League para o crescimento dos jogadores, realçando também a boa resposta dada até ao momento.

"Não olhamos muito às idades e escolhemos quem achamos que está preparado para jogar esta competição, independentemente de ser de 2006, 2006, 2007 ou até 2008, como o Chris [Grombahi]. Têm demonstrado que têm nível e rendimento para jogar. Estamos focados em prepará-los para a equipa A, eles sabem que estão cada vez mais perto, mas têm de trabalhar todos os dias", concluiu Tiago Teixeira.

Por seu turno, Afonso Moreira também reagiu ao importante triunfo em Eindhoven. "Sabíamos que não ia ser fácil, mas conseguimos impor o nosso jogo e desbloqueá-lo com os golos", referiu, continuando: "Evoluir a ganhar dá-nos sempre outras coisas, por isso queremos ir em busca de mais pontos".

De seguida, o extremo de 20 anos deu conta daquilo que pensou durante a acção do golo que assinou. "É algo em que temos trabalhado", admitiu, acrescentando: "É tudo uma questão de fracções de segundo, há improviso também e tive a felicidade de fazer o golo".

Foto José Lorvão

Jovens Leões somam primeira vitória europeia em Eindhoven

Por Sporting CP
01 Out, 2024

Golos de Afonso Moreira e Eduardo Felicíssimo para superar o PSV (0-2)

A equipa do Sporting Clube de Portugal visitou e venceu o PSV por 0-2, esta terça-feira à tarde, no jogo da segunda jornada da fase de liga da UEFA Youth League.

Foi no Campus De Herdgang, a academia do emblema de Eindhoven, que os jovens Leões alcançaram o primeiro triunfo nesta edição da prova, após o empate inaugural em casa com o Lille OSC (2-2). E foi de rompante que os golos do Sporting CP surgiram para resolver uma partida frente a um perigoso PSV.

Mesmo a fechar uma primeira parte muito dividida Afonso Moreira deu a melhor conclusão a uma bonita jogada colectiva e, logo a abrir o segundo tempo, um impressionante cabeceamento de Eduardo Felicíssimo garantiu os primeiros três pontos Leoninos. Por seu turno, a formação de Eindhoven mantém-se sem qualquer ponto.

Para enfrentar um PSV formado, essencialmente, por jogadores da sua equipa sub-19, os jovens Leões liderados por Tiago Teixeira e João Pereira, da equipa B, e coadjuvados por Pedro Coelho, dos sub-23, apresentaram-se com uma mistura de jogadores provenientes dos ‘bês’, dos sub-23 e dos sub-19 e com quatro mudanças no ‘onze’ que empatou com o Lille OSC (2-2) em Alcochete. Daniel Costa, Lucas Taibo e Rayhan Momade entraram para a linha defensiva e Henrique Arreiol foi titular no miolo, enquanto só o ataque, composto por João Simões, Afonso Moreira e Gabriel Silva, se manteve intacto, além da baliza, novamente guardada por Miguel Gouveia – Salvador Blopa, Miguel Alves, Denilson Santos e Ivanildo Mendes saíram das opções iniciais.

Renovado em 2019 e localizado numa zona de floresta a cinco quilómetros a norte do Philips Stadion, onde as equipas principais de ambos os emblemas se vão enfrentar na UEFA Champions League, no moderno ‘quartel-general’ do emblema de Eindhoven, o PSV desenvolveu, entre outros, Cody Gakpo (Liverpool FC) e Noni Madueke (Chelsea FC), dois dos mais recentes ‘produtos’ lançados para a elite.

Num início de tarde fresco e por vezes ventoso, mas sem chuva, o Sporting CP fez-se com a bola desde o início, apesar da forte pressão adversária. O extremo Afonso Moreira, embora de forma desenquadrada com a baliza, fez o primeiro remate, mas depois dos dez minutos o PSV - em crescendo - testou a atenção de Miguel Gouveia por duas vezes.

E, pouco depois, apesar do maior tempo com bola da equipa verde e branca, a formação local saiu rapidamente para o contra-ataque e dispôs da melhor oportunidade, mas no cara-a-cara Gouveia brilhou com uma ‘mancha’ decisiva – e Afonso Lee completou o trabalho com um corte já perto da linha de golo. Se os Leões sentiam dificuldades para progredir e criar perigo junta da baliza adversária, o PSV fazia tudo pela ‘via rápida’, com processos simples e muita verticalidade, após recuperar a bola, chegando com facilidade à área.

No entanto, já depois da meia hora, o Sporting CP seguiu a mesma receita e foi por muito pouco que um lançamento em profundidade, que surpreendeu a defesa neerlandesa, não acabou em golo. Somente os reflexos do guardião Tijn Smolenaars - uma defesa com o pé - negaram o 0-1 a João Simões.

Logo de seguida, o PSV também ficou perto de inaugurar o marcador por Manuel Bahaty, porém Miguel Gouveia voltou a dizer ‘presente’. E quando parecia que o nulo no marcador ia seguir para o segundo tempo, Afonso Moreira pareceu para fazer o 0-1 já no período de descontos.

Depois de um pontapé acrobático do capitão Manuel Mendonça que ‘morreu’ nas mãos de Smolenaars, os jovens Leões encadearam a melhor jogada colectiva até então, com combinações pelo corredor central, até que o extremo verde e branco, à entrada da área, picou a bola com classe e rodou sobre si, deixou os defesas pregados ao relvado e na cara do golo atirou a contar.

Não podia ter havido maneira melhor de encerrar uns primeiros 45 minutos tão divididos no Campus De Herdgang e, logo a abrir a segunda parte, o Sporting CP também começou de forma perfeita: a marcar. Aos 51 minutos, um canto cobrado por Rayhan Momade encontrou a grande impulsão de Eduardo Felicíssimo e o cabeceamento portentoso só acabou no fundo das redes. Num abrir e fechar de olhos, com o intervalo pelo meio, os jovens Leões colocaram-se a vencer por dois.

Inevitavelmente, o PSV sentiu os golpes e perdeu algum do gás demonstrado na etapa anterior, apesar também dos méritos defensivos Leoninos nesta fase. Em busca de uma reacção, o melhor que os neerlandeses conseguiram foi um remate para as mãos de Miguel Gouveia, após um erro na saída de bola verde e branca, e outro por cima já à entrada para os últimos dez minutos.

Até ao fim, multiplicaram-se os duelos, porém o Sporting CP mostrou-se seguro e nunca perdeu o controlo do encontro. Salvador Blopa, Sandro Nascimento, Denilson Santos, Gabriel Melo e Micael Sanhá foram apostas a partir do banco no decorrer dos minutos.

Além de a vitória Leonina já não ser colocada em causa, a fechar a partida europeia podia ter sido a equipa verde e branca a voltar a marcar, não fosse a grande defesa de Smolenaars para impedir o golo de Micael Sanhá numa das suas primeiras acções em campo.

Assim, com quatro pontos somados, o Sporting CP subiu à condição ao quarto lugar da tabela de classificação da UEFA Youth League e, tal como a equipa principal, prepara-se para visitar o SK Sturm Graz, na próxima jornada.

Sporting CP: Miguel Gouveia [GR], Daniel Costa (Salvador Blopa, 89’), Eduardo Felicíssimo, Afonso Lee, Lucas Taibo, Rayhan Momade (Micael Sanhá, 89’), Henrique Arreiol, Manuel Mendonça [C] (Sandro Nascimento, 80’), João Simões (Denilson Santos, 76’), Afonso Moreira, Gabriel Silva (Gabriel Melo, 76’)

Foto Isabel Silva

Sporting CP de volta à UEFA Youth League

Por Sporting CP
31 Ago, 2024

Jovens Leões também já têm o percurso definido na nova fase de liga

O regresso da equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal à UEFA Champions League é também uma excelente notícia para a formação Leonina, que em 2024/2025 vai ter uma equipa sub-19 a competir na UEFA Youth League. Além disso, realizado o sorteio da Champions League, os jovens Leões já sabem que, na Youth League, vão enfrentar também o Lille OSC (França), o PSV Eindhoven (Países Baixos), o SK Sturm Graz (Áustria), o Manchester City FC (Inglaterra), o Arsenal FC (Inglaterra) e o Club Brugge KV (Bélgica).

Como era habitual, uma parte da Youth League funcionará como ‘espelho’ da UEFA Champions League, com as mesmas 36 equipas participantes e os respectivos adversários já sorteados, mas a partir de 2024/2025 contará também com algumas alterações, de forma a adaptar-se à mudança de formato ocorrida na principal prova europeia de clubes.

Aproveitando a nova fase de liga da Champions League, a Youth League vai disputar-se sob o mesmo sistema de liga única, mas apenas ao longo de seis jornadas (três em casa e três fora) – e não oito como na Champions League. Desta forma, tendo em conta o sorteio já realizado no Mónaco e os adversários atribuídos aos Leões de Rúben Amorim, a equipa sub-19 do Sporting CP terá pela frente as mesmas equipas nesta fase, mas apenas as sorteadas nas primeiras seis jornadas.

Também a lista de jogos seguirá o mesmo calendário das primeiras seis jornadas da UEFA Champions League, mas o horário dos embates da Youth League será definido posteriormente. Sendo assim, para os jovens Leões tudo começa em casa frente ao Lille OSC no próximo dia 17 de Setembro.

Depois, em Outubro, seguem-se duas deslocações consecutivas aos Países Baixos (dia 1) e à Áustria (dia 22) para enfrentar, respectivamente, o PSV Eindhoven e o SK Sturm Graz, enquanto no mês seguinte, aos embates seguidos com os ingleses do Manchester City FC e do Arsenal FC serão na Academia Cristiano Ronaldo - nos dias 5 e 26, respectivamente.

Por fim, a formação verde e branca encerra esta fase com uma visita ao Club Brugge KV (10 de Dezembro).

Terminada a fase de liga da Youth League, disputada nos mesmos moldes estabelecidos para a Champions League, as equipas sub-19 que acabarem nos primeiros 22 lugares (de 36, no total) avançam para a próxima fase, já a eliminar.

Por sua vez, o que não muda na Youth League é a existência simultânea do Caminho dos Campeões Nacionais, onde até ao final do ano os campeões nacionais de juniores de todas as 52 federações-membro na UEFA disputarão uma fase, em sistema de taça, com três rondas de jogos a duas mãos.

Assim, os 22 apurados do Caminho da UEFA Champions League e os dez vencedores finais do Caminho dos Campeões Nacionais encontrar-se-ão na fase a eliminar, ou seja, nos 16-avos-de-final.

 

CALENDÁRIO DO SPORTING CP NA FASE DE LIGA DA UEFA YOUTH LEAGUE (CAMINHO DA UEFA CHAMPIONS LEAGUE):

J1 (17/09): SPORTING CP X Lille OSC
J2 (01/10): PSV Eindhoven X SPORTING CP
J3 (22/10): SK Sturm Graz X SPORTING CP
J4 (05/11): SPORTING CP X Manchester City FC
J5 (26/11): SPORTING CP X Arsenal FC
J6 (10/12): Club Brugge KV X SPORTING CP

Páginas

Subscreva RSS - Youth League