Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

9.ª jornada da fase final do Campeonato Nacional Sub-19
30-04-2016 16:00
Sporting
2 - 1
P. Ferreira
Resumo do Jogo

CGD Stadium Aurélio Pereira, na Academia

Árbitro: José Gorjão (Setúbal)

Árbitros assistentes: Miguel Jacob e Miguel Figueiredo

Ao intervalo: 0-0

SPORTING: Pedro Silva; João Simões, Guilherme Ramos, Gonçalo Vieira, Abdu Conté (Aya Diouf, 59'); Bubacar Djaló, Bruno Paz, Paulo Lima (Pedro Ferreira, 76'); Gil Santos, Elves Baldé (Jefferson Encada, 57') e Ronaldo Tavares

Treinador: Tiago Fernandes

Golos: Ronaldo Tavares (75') e Gonçalo Vieira (90+3')

Acção disciplinar: cartão amarelo a Guilherme Ramos (65'), João Simões (70'), David Tavares (81') e Aya Diouf (84'); cartão vermelho a David Tavares (90')

P. Ferreira: Nico Lopes; Calvin Ferreira (André Rodrigues, 71'), Pedro Marques, João Batista, Roger Ramos; André Sousa, Edú Pinheiro (Vítor Filipe, 79'), Miguel Ângelo (Abbas Ibrahim, 66'); Raul Almeida, Matias Ferreira e Tiago Serralheiro

Treinador: Vasco Seabra

Golos: Tiago Serralheiro (86')

Acção disciplinar: cartão amarelo a André Sousa (55') e Calvin Ferreira (64')

 

 

Crónica de Jogo

Diz-se que água mole em pedra dura tanto bate até que fura. O provérbio aplicou-se na perfeição ao encontro que opôs os juniores ‘leoninos’ aos do Paços de Ferreira, com os ‘verde e brancos’ a conseguirem diversas oportunidades de golo, mas só na última delas a garantirem o triunfo.

O conjunto orientado por Tiago Fernandes entrou bem na partida e, embora nem sempre da forma mais esclarecida, nos primeiros 45 minutos o jogo foi praticamente de sentido único, com os juniores ‘leoninos’ a empurrarem o Paços de Ferreira para o seu próprio meio-campo. O primeiro lance de perigo seria de Guilherme Ramos, que na sequência de um canto desviou o esférico e ficou a centímetros da barra dos ‘castores’. A equipa ‘verde e branca’ mostrou sempre uma disponibilidade física assinalável, mesmo perante o calor que se sentia em Alcochete, e continuou a pressão na procura pelo golo que no entanto parecia não chegar.

Ainda no primeiro tempo Ronaldo Tavares esteve perto do golo, com um cabeceamento depois de um dos muitos lançamentos longos de Gil Santos, e o mesmo Gil Santos também só não festejou devido a uma boa defesa do guardião do Paços, na sequência de um bom livre directo. A grande oportunidade da primeira metade viria a chegar já perto do intervalo, com Bubacar Djaló a isolar Elvis Baldé que, isolado, não conseguiu inaugurar o marcador.

Na segunda-parte, exactamente a mesma história: Gil Santos solicitou Ronaldo Tavares na profundidade, e mesmo depois de o lance parecer perdido, o ponta-de-lança conseguiu ganhar a frente ao central mas, na cara do golo, rematou ao poste. Na resposta, e pela primeira vez em todo o encontro, os pacenses criaram algum perigo através de um livre directo ligeiramente por cima, depois de falta de Guilherme Ramos.

Tiago Fernandes mexeu na equipa e Jefferson, que havia entrado minutos antes por Elvis Baldé, esteve próximo do primeiro, mas mais uma vez o guarda-redes Nico Lopes adiou o golo ‘leonino’. E quando não era o guarda-redes, novamente o poste: Bubacar Djaló, ainda bem de fora da área, rematou violentamente mas a bola embateu no poste direito. Foi, então, preciso os jovens ‘leões’ construírem a melhor jogada do encontro para chegarem ao golo. Uma diagonal de Gil Santos, que no momento da definição deixou de calcanhar para Ronaldo, com este, desta feita, a bater mesmo o guarda-redes contrário e inaugurar o marcador.

O Paços, embora sem grande discernimento, adoptou uma postura mais ofensiva e conseguiu dividir o encontro e chegar mais perto da baliza de Pedro Silva. Seria novamente através de um livre directo que o golo estaria iminente, mas o guarda-redes ‘leonino’ efectuou duas belíssimas intervenções e conseguiu, primeiro com a ajuda do poste e a seguir na recarga, evitar o empate, embora por pouco tempo. Aos 86 minutos, e depois de uma boa jogada individual no lado esquerdo do ataque, a equipa dos ‘castores’ conseguiu mesmo o golo, concluído por Tiago Serralheiro com um bom cabeceamento.

Mesmo depois de um domínio tão acentuado durante a grande maioria do tempo, a vitória parecia perdida, mas com um acreditar e força anímica assinaláveis os juniores do Sporting bateram-se até ao fim e, na última jogada do encontro, Gonçalo Vieira fez de cabeça o 2-1 na sequência de um canto em que todos os jogadores de campo se encontravam na área do Paços de Ferreira.