Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Governo timorense visita Sporting

Por Jornal Sporting
22 Jul, 2015

Estádio, Museu e Academia foram os pontos de passagem

O Secretário de Estado de Timor-Leste, Leovigildo Hornai, fez-se acompanhar pela sua comitiva numa visita institucional às instalações do Sporting Clube de Portugal, numa óptica de estreitar relações entre o governo timorense e o Clube de Alvalade.

Vicente Moura, vice-presidente das modalidades ‘leoninas’, que representou o Presidente Bruno de Carvalho neste encontro, referiu-se à importância do encontro entre as partes. “Esta é uma visita no âmbito da aproximação do Sporting com núcleos e com as entidades estatais de nações amigas. Hoje o caso concreto é Timor-Leste, onde temos uma filial Sportinguista. O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto visitou-nos e tinha curiosidade para conhecer ‘in loco’ as condições de trabalho do Sporting e a sua dimensão. Ficaram impressionados e deixaram uma mensagem expressiva no livro de honra do Museu”, explicou o dirigente, mostrando ainda confiança no futuro desta ligação. “Em breve poderemos trocar instrumentos de colaboração e protocolares para renovar e fortalecer os laços com Timor-Leste. Naturalmente que o país tem jogadores de grande talento, pois tanto nascem lá como cá em Portugal e é importante que o Sporting esteja sempre atento e informado sobre os talentos que vão surgindo em todo o Mundo”, concluiu.

Já Bruno Mascarenhas, vogal para a expansão e núcleos do Clube, explicou como se deu o encontro. “Tivemos a informação da visita do senhor Secretário de Estado a Portugal e sabemos que o país está agora a reerguer-se, a criar as suas infra-estruturas e a fazer uma grande aposta no desporto. Tem uma população jovem e ávida da prática desportiva. Tendo em conta as relações históricas que temos, a filial Sporting Clube de Timor que conta com uma presença histórica e muito bem posicionada no país, fazia todo o sentido ter aqui o senhor Secretário de Estado e a sua comitiva. Queremos ter uma relação mais próxima com filial e as instituições timorenses”, evidenciou.

Do lado timorense, Leovigildo Hornai explica o interesse timorense no Sporting. “A intenção da visita foi para ver de perto o desenvolvimento da Academia Sporting. O Clube tem muita qualidade e um grande Estádio. Da parte do governo de Timor-Leste que tutela o desporto, queríamos fazer esta visita para ver de perto qual a possibilidade de uma cooperação de futuro”, disse, aproveitando a oportunidade para agradecer a simpatia ‘leonina’. “A hospitalidade foi um ponto alto, com o máximo de atenção por parte do vice-presidente e da estrutura do Clube”, elogiou, mostrando ainda um plano bem traçado para o futuro do país. “Em Timor queremos continuar a investir no futebol para promover o talento dos nossos jovens timorenses, de forma a estarem prontos para competir a nível internacional. Vamos discutir a possibilidade de uma futura relação com o Sporting para desenvolver os clubes nacionais. Estamos na era do Sporting. É um ano em grande para o Clube, com grandes contratações”, concluiu o Secretário de Estado.

Por fim, Augusto Inácio, o novo director das relações internacionais do Clube de Alvalade, falou com agrado da visita do governo timorense. “Foi uma honra receber o senhor Secretário de Estado de um país que é praticamente novo. O Sporting está sempre disponível para procurar os princípios de um novo país. Veio conhecer o Estádio e a Academia e, dentro do que podemos fazer, vamos intensificar as relações entre as partes. Mas nada como visitar ‘in loco’ as condições e este foi um intercâmbio muito bom. Estamos sempre disponíveis para ajudar neste aspecto. Agora faz sentido um segundo encontro para saber exactamente aquilo que Timor quer”, rematou.