Fim de linha para alguns leões olímpicos
14 Ago, 2016
Futebol, Ginástica (trampolim) e 400 metros no atletismo foram as provas que ditaram o adeus leonino a alguns atletas
Com a derrota de Portugal frente à Alemanha (4-0) no torneio olímpico, Ricardo Esgaio, Carlos Mané e Tobias Figueiredo viram assim as suas participações nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro chegar ao fim. Com Esgaio a capitão de equipa, a selecção nacional viu assim o sonho de uma presença na final gorada, embora o trio leonino e os restantes companheiros tragam um diploma olímpico, uma vez que ficaram nos oito primeiros lugares da prova.
A mesma sorte teve Diogo Abreu, o primeiro ginasta português a participar na variante olímpica de trampolim. Depois de realizar uma boa primeira série, com uma pontuação de 49.615 pontos (4.º lugar provisório), Diogo Abreu não conseguiu completar a segunda série tendo realizado apenas dois saltos dos dez, obtendo apenas 6.240 pontos. Foi o final da sua competição, com um 16.º lugar.
Igual cenário com Cátia Azevedo. A atleta leonina, especialista nos 400 metros e também a primeira participação nacional na distância em Jogos Olímpicos, marcou presença na sexta eliminatória (de oito) na prova e com o tempo de 52,38 segundos terminou na 31.º posição. Recorde-se que a sua melhor marca do ano, recorde nacional, foi de 51,63 segundos, conseguida a 23 de Junho, no meeting de Madrid, tempo que lhe daria acesso à final olímpica, se a tivesse voltado a alcançar, já a última atleta apurada, a polaca Patrycja Wyciszkiewicz, apurou-se com 52,06.