Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Santos

“As contas do Sporting CP estão equilibradas"

Por Jornal Sporting
17 Nov, 2016

Carlos Vieira, vice-presidente dos leões falou sobre o estado financeiro do Clube à Sporting TV

O vice-presidente do Sporting CP, Carlos Vieira, deu uma entrevista à Sporting TV na qual abordou a actual situação financeira do Clube. “As contas do Sporting CP estão equilibradas. Nunca se falou tanto de contas como nos últimos tempos, especialmente do futebol. Estamos numa situação em que, após a reestruturação financeira, em 2013, apresentámos uma situação equilibrada em termos de passivo”, declarou o dirigente verde e branco. 

Sobre os erros cometidos pelas últimas direcções, Carlos Vieira assegura que não vão voltar a acontecer. “Estão identificados os problemas do passado que, de alguma forma, criaram as perdas acumuladas que esta direcção tem vindo a reduzir. Reestruturou-se o passivo, transportando para a médio-longo prazo uma significativa parte dele, melhorando a situação líquida do Clube e da SAD. Temos condições para investir, como temos feito. Vamos trabalhando, ligados à performance desportiva e a tudo aquilo que vem atrás do futebol, como o contrato dos direitos televisivos concretizado em Dezembro passado, com toda a capacidade de geração de mais-valias com a venda dos direitos desportivos dos jogadores. As coisas estão no bom caminho”, realçou. 

Quanto ao fair-play financeiro, o 'vice' do Clube diz que é mais uma área em que os Sportinguistas podem estar descansados. “A situação global é sempre melhor do que aquela que é divulgada nas contas para a CMVM. Por isso estamos perfeitamente confortáveis com a situação até porque a soma dos três anos é positiva. Fomos muito elogiados pela UEFA em todo o processo”, esclareceu. 

Outro assunto que foi abordado foi o valor de mercado da equipa do Sporting CP, com Carlos Vieira a clarificar a situação recorrendo mesmo ao exemplo da transferência de Islam Slimani. "A 30 de junho tinhamos nas nossas contas um plantel avaliado em 32 milhões e logo em Agosto vendemos um jogador por 30 milhões. Vê-se logo aí a disparidade. O Slimani estava valorizado em 100 mil euros. Como o Sporting CP é um clube formador, uma parte dos seus jogadores valem zero nas contas. A diferença entre o valor contabilístico e o valor de mercado no Clube é muito maior do que nas outras sociedades desportivas. Sei que o valor que está na contabilidade no Sporting CP são 32 milhões de euros, o Benfica 115 milhões e o FC Porto cerca de 91 milhões. A diferença entre o valor de mercado e o da contabilidade, no nosso caso, aproxima-se dos 160 milhões", concluiu.