Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

O lago Idroscalo era artificial mas o Rio já é real

Por Jornal Sporting
27 Ago, 2015

O percurso de Emanuel até aos quartos Jogos no Jornal Sporting

Quando Emmanuel Amunike ganhou a medalha de ouro e o Sporting esteve representado com dez jogadores na Selecção Nacional de futebol que disputou os Jogos Olímpicos de 1996, Emanuel Silva também era ainda um central nos pelados de Braga. Mais ‘entroncado’ do que os outros, dava nas vistas pela força e  determinação. Quando apanhava adversários mais rápidos... era canela até ao joelho. No ano seguinte, foi experimentar pela primeira vez canoagem por mero entretenimento. 

Não vale a pena esconder – não correu nada bem e o minhoto passou mais tempo a sair de água do que no caiaque. Só tinha 11 anos mas a perseverança era tanta que se endireitou e quis ser melhor. Conseguiu. Hoje, duas décadas depois, prepara-se para ir às Olimpíadas pela quarta vez consecutiva, num trajecto que começou em 2004 com 18 anos. E, talento (e muito) à parte, é reflexo do esforço e do trabalho.

“O objectivo era o apuramento olímpico e não as medalhas, era complicado estar focados nas duas. Como tínhamos falhado essa meta em 2011, a tensão era muita”, confidenciou Emanuel após o quinto lugar na final de K4 1.000 metros com Fernando Pimenta, João Ribeiro e David Fernandes do Campeonato do Mundo, que se realizou no lago artificial de Idroscalo, em Milão. 

Leia a reportagem completa nesta edição do Jornal Sporting, que já se encontra nas bancas.