O primeiro 'hat-trick' de Manuel Fernandes
27 Ago, 2015
Estreia do avançado há 40 anos no Jornal Sporting
Damas; Barão, José Mendes, Amândio, Inácio; Tomé, Fraguito, Baltasar; Marinho, Chico e... Manuel Fernandes. “Quem?”, perguntariam os Sócios e adeptos ‘leoninos’ a 27 de Agosto de 1975. O tempo não demorou a responder à questão – um dos melhores avançados portugueses e do Sporting de sempre, que chegou ao Clube com a espinhosa missão de fazer esquecer Yazalde.
E logo nesse jogo particular realizado no Estádio José Alvalade ficou o cartão de visita do dianteiro que tinha sido contratado ao CUF: o número 9 fez um ‘hat-trick’ na vitória por 5-3 com o Académico de Coimbra antes do início oficial de uma temporada que terminaria com um modesto 5.º lugar no Campeonato mas que contou com 32 golos em 38 jogos do avançado.
Ao todo, Manuel Fernandes conquistou dois Campeonatos Nacionais, duas Taças de Portugal e uma Supertaça como jogador, mais uma Supertaça já como treinador. Em termos oficiais, realizou 441 jogos oficiais como ‘leão’, tendo apontado um total de 260 golos, alguns dos quais ainda hoje memoráveis como o ‘poker’ ao rival Benfica no célebre 7-1 em Dezembro de 1986. Como jogador, capitão, adjunto, técnico principal, director ou ‘scouter’, ‘Manel’ tem uma vida de Sporting e deu também mais vida ao Clube.
Leia o Jornal Sporting desta semana, que já se encontra nas bancas.