Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

O ‘três em um’ que faz o ‘leão’ mais forte

Por Jornal Sporting
08 Out, 2015

A história do triatlo ‘verde e branco’ em destaque no Jornal Sporting

Quando sai de casa, todas as manhãs, Katarina Larsson olha para o expositor onde tem os seus troféus e os prémios Stromp e daí retira forças para enfrentar mais um dia. Acorda sempre às 5h45 da manhã e às 6h30 já está mergulhada na piscina do Multidesportivo de Alvalade para mais um treino de natação. De seguida, inicia o dia de trabalho – é ‘supply chain manager’ na Tetra Pak – e quando termina, por volta das 18h, ainda treina mais duas horas, entre corrida e ciclismo. Pode chegar a treinar 23 horas por semana nos períodos mais duros.

“Olho para os prémios e isso dá-me motivação. Não é uma vida fácil, mas os resultados motivam, assim como quando o Sporting reconhece o meu trabalho”, conta Katarina Larsson, um dos exemplos máximos do triatlo ‘leonino’, iniciado em 2009 pela mão de André Campos, agora treinador e responsável pela modalidade no Clube.

O gosto de Katarina pelo desporto vem quase do berço. Ainda vivia em Malmö, na Suécia, quando aos cinco anos começou a praticar atletismo e mais tarde hipismo. Os pais, ambos nadadores, também foram uma influência, embora a atleta só se tenha iniciado no triatlo em Portugal, para onde se mudou com 19 anos, a convite da empresa onde trabalha.

Katarina vivia em Algés e corria sozinha – percorria o caminho até Belém ou mesmo até à Ponte 25 de Abril. Quando ganhou a primeira edição da corrida Marginal à Noite, em 2005, foi convidada por um clube de Oeiras para se iniciar no triatlo, mas tudo começou mais a sério em 2010, quando se propôs ao Sporting. “Os atletas do Clube treinavam ao pé de mim, no Jamor, e perguntei se me podia encaixar no grupo. Queria levar isto mais a sério e tinha ouvido que o André Campos estava a começar um projecto interessante no Sporting”, explica. Foi o início de um percurso fulgurante que culminou com a conquista, em 2014, do título europeu na distância olímpica no grupo de idade entre os 30 e os 34 anos.

Leia a reportagem completa nesta edição do Jornal Sporting, que já está nas bancas.