Bons ‘escultores’ para boas colheitas
19 Nov, 2015
Os segredos do boxe para a vitória no Campeonato Regional no Jornal Sporting
Usar a escultura como metáfora para falar de boxe é, no mínimo, estranho. Mas é o que faz Vítor Carvalho, técnico e responsável pela modalidade ‘leonina’. E percebe-se porquê. “O treinador é quase como um escultor. Se o material for bom, consegue-se uma boa peça; se o material não prestar, não sai um bom resultado; mas se o material for bom e o escultor não, a peça também não vai prestar. É um conjunto de vários factores”, diz.
A última ‘colheita’ da modalidade rendeu bons frutos: no último fim-de-semana, o Sporting arrecadou o título colectivo nas finais do Campeonato Regional de Lisboa, disputado no Clube Armadorense (Ajuda), com cinco vitórias em seis finais individuais realizadas. Assim, à excepção de João Gonçalves (64kg), que se lesionou numa perna e teve de abandonar o combate no primeiro assalto, todos os pugilistas ‘leoninos’ levaram a melhor: Hugo Estrela (52kg), Rui Barros (60kg), João Santos (69kg), Bruno Pereira (75kg) e Ricardo Portugal (81kg). Foi um regresso ao título regional que teimava em escapar.
“O resultado correspondeu às expectativas. Eles têm treinado bem, estão a realizar um grande trabalho e este título é um prémio para todos”, refere Vítor Carvalho, que considera que a equipa ‘leonina’ está a colher frutos de anos anteriores. “O João Santos, o João Santos e o Ricardo Portugal começaram a competir há dois, três anos e agora vão começando a ganhar experiência. Se todos conseguirem conciliar o boxe com a sua actividade profissional, daqui a poucos anos seremos ainda mais fortes. Muitas vezes, por motivos profissionais, os atletas abandonam a modalidade e nunca sabemos bem com o que podemos contar”, sublinha.
Os pugilistas ‘leoninos’, pela prestação no Regional, foram apurados para o Campeonato Nacional, que se realiza nos próximos dias 28 e 29 em Aveiro, e onde o Clube pode voltar a conquistar o título que lhe escapa desde 2007/08. “Temos uma equipa muito jovem mas que dá boas garantias. Não temos dúvidas que vamos equilibrar os combates e temos condições de ser campeões nacionais, que é o nosso objectivo”, esclarece o responsável.
Leia toda a reportagem nesta edição do Jornal Sporting, que já se encontra nas bancas.