Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Queremos mais!

Por Jornal Sporting
01 Jun, 2017

Editorial do Director do Jornal Sporting na edição n.º 3626

"Não levem a mal a exigência, mas p'ra empates e derrotas não há paciência.

Queremos mais, muito mais, menos ais…”. Este texto faz parte da letra do hino do Euro 2004 que, de uma forma divertida, traduz, de alguma forma, aquilo que entendemos por cultura de exigência! 

Nos últimos três anos, o nosso Clube conquistou três títulos Europeus em três modalidades distintas. Taça CERS de hóquei em patins, em 2015; Taça dos Clubes Campeões Europeus de Pista de atletismo feminino, em 2016; e, agora em 2017, a Taça Challenge de andebol. Ganhámos mais títulos Europeus nestes últimos três anos do que nos últimos 20 anos. Se considerarmos conquistas em três modalidades distintas, como agora aconteceu à média de uma por ano, temos que recuar a 1991, com a conquista da Taça dos Vencedores das Taças de hóquei em patins, seguindo-se depois as conquistas no atletismo (91, 92, 93 e 94) e no andebol (2010), tendo sido preciso, deste modo, esperar 19 anos para que semelhante feito se verificasse.

Desde 1964, ano da primeira conquista Europeia, Taça das Taças em futebol, que totalizamos 25 títulos Europeus, num total de quatro modalidades o que faz de nós o terceiro Clube da Europa com mais títulos Europeus, num pódio liderado pelo Barcelona, logo seguido pelo Real Madrid. Se considerarmos apenas o panorama nacional, os nossos 25 títulos, totalizam mais um do que a soma das conquistas Europeias do FC Porto e dos nossos rivais da luz. Factos são factos, e estes não permitem qualquer dúvida de quem é a maior potência desportiva nacional. Por isso cantamos bem alto: “Queremos mais, queremos mais!”

Este é o caminho pelo qual todas as modalidades se devem orientar. Sabemos que “Roma e Pavia não se fizeram num dia”, mas também sabemos que quem não der Esforço, Dedicação e Devoção jamais almejará a Glória, porque dos fracos…não reza a história.

A conquista da Taça Challenge pela nossa equipa de andebol no passado Sábado, teve um sabor especial pois, apesar dos nove golos que levavam de vantagem, encararam o jogo da única maneira possível para quem veste as nossas cores e enverga o símbolo do leão ao peito. Não dar nada por adquirido e lutar pela vitória do princípio até ao fim. Este é, de facto, um feito importante para o nosso Clube e para a modalidade. Mas a época tem ainda a Taça de Portugal para disputar e conquistar no próximo fim-de-semana, após mais uma grande vitória para as nossas cores: Campeões Nacionais de andebol ao fim de mais de uma década. Grande jogo e grande ambiente em Odivelas a carimbar mais um feito do nosso Sporting Clube de Portugal. Um abraço especial para Jorge Sousa, responsável da secção, a quem desejamos rápidas melhoras.

Na chegada ao Estádio José Alvalade, após o regresso da Roménia, o Presidente Bruno de Carvalho confidenciou aos microfones da Sporting TV que as equipas Campeãs da Taça Challenge e do Campeonato Nacional de Juniores em futebol, no momento da consagração, estiveram em contacto, com os comandados de Hugo Canela a partir da Roménia e os de Tiago Fernandes ainda no Porto, fazendo uso das novas tecnologias e, através de vídeo-chamada, partilharam em directo a emoção e a alegria sentidas com as respectivas conquistas. Isto sim, é o Sporting!

A equipa de juniores sagrou-se campeã nacional, reconquistando um título que lhe fugia há cinco anos. Bastou um empate no último jogo em casa do FC Porto para confirmar o título quando ainda falta uma jornada para terminar o campeonato. Infantis e Benjamins conquistaram também os respectivos títulos distritais demonstrando que o futuro da formação está garantido e que temos a felicidade, arte e o engenho de poder contar com diversas gerações de vencedores. Acresce ainda que os juvenis e os iniciados estão também na luta pelos títulos nacionais, com os juvenis a liderarem a tabela classificativa e os iniciados em segundo, mas a dependerem apenas deles próprios para atingirem a Glória.

O Ténis de Mesa sagrou-se bicampeão nacional mostrando toda a sua superioridade e querer. E, como ecletismo e inclusão fazem parte do nosso ADN, o goalball conseguiu um feito inédito, com duas equipas nos dois primeiros lugares do mesmo escalão, a equipa B e A a sagrarem-se campeã e vice-campeã, respectivamente.

Esperamos, na próxima semana, poder festejar mais vitórias e conquistas pois “queremos mais, queremos mais…”

Uma palavra final para Jorge Monteiro que agora acaba a ligação ao nosso Clube onde foi, nos últimos anos, treinador de futsal de juniores e onde ganhou vários títulos, entre os quais, foi tricampeão, estatuto com que se apresentou no início da presente época. Vai agora assumir a liderança de uma equipa sénior da primeira divisão, pelo que lhe desejamos as maiores felicidades e sucessos, menos, claro, quando defrontar a nossa equipa.

Boa leitura!