Leoas em desvantagem na eliminatória
10 Abr, 2025
Voleibol feminino perdeu com o SC Braga no terceiro jogo das 'meias'
A equipa feminina de voleibol do Sporting Clube de Portugal perdeu esta quinta-feira o terceiro jogo (2-3) da meia-final da Liga frente ao SC Braga. Apesar do jogo muito suado, as Leoas estão agora em desvantagem na eliminatória (1-2), voltando a medir forças com as bracarenses no próximo dia 13 de Abril, desta feita na Cidade dos Arcebispos.
Ainda antes do início do jogo, Amanda Cavalcanti foi homenageada pelos 150 jogos de Leão rampante ao peito. Lado a lado com a atleta estiveram também Marcelo e Marise Cavalcanti, antigos atletas de voleibol do Sporting CP, que desceram à área de jogo para abraçar a filha num momento especial.
Após um arrepiante e sentido minuto de silêncio no Pavilhão João Rocha, com os Sportinguistas a despedirem-se uma vez mais de Aurélio Pereira, as verdes e brancas entraram algo desconcentradas no serviço (2-5), mas foram anulando a desvantagem graças a uma presença consistente na rede (7-7).
Um potente ataque de Irene Verasio coroou a reviravolta no parcial e a partir daí as Leoas cresceram (11-8), obrigando o técnico arsenalista a pedir um time-out. Na sequência, o SC Braga ameaçou reequilibrar o marcador (12-10), o Sporting CP voltou a disparar (17-13) e, depois, a permitir a recuperação na fase intermédia do set (18-18).
Com ponto lá, ponto cá quase até ao fim (23-22), as Leoas conquistaram o primeiro set numa investida poderosa de Leslie Tagle (25-23) ao fim de 33 minutos.
O começo do segundo set foi muito semelhante ao do primeiro, com o Sporting CP mais errático (1-3), mas Jéssica Miranda igualou o parcial com um ás (3-3). A liderança do marcador, sempre pela margem mínima, foi passando assim de um conjunto para o outro, até o SC Braga ‘descolar’ (6-10).
As visitantes começaram então a construir uma vantagem mais sólida (9-17), aproveitando um momento de maior ineficácia verde e branca tanto no serviço quanto na recepção e na rede. Muito combativo, e com um enorme espírito de sacrifício e entreajuda, o Sporting CP conseguiu acumular uma boa sequência pontual, mas reacção Leonina foi insuficiente para impedir que o SC Braga empatasse o jogo (22-25).
No terceiro set, as arsenalistas voltaram a entrar em vantagem (1-3), mas o Sporting CP empatou com Irene Verasio no serviço (3-3). Com bons ataques de Amanda Cavalcanti, Leslie Tagle e Saška Durović, as Leoas começaram a crescer e a construir uma superioridade mais confortável (9-4), mas, sempre muito consistente em todos os momentos do jogo, o SC Braga ripostou (12-12).
Na fase final do set, as comandadas de Rui Pedro Silva saltaram para a frente do parcial (22-19), apesar da boa resposta visitante, e fizeram o 2-1 com um 25-22 conseguido após (mais) 34 minutos intensamente disputados.
Também no quarto set as Leoas tiveram de recuperar da inicial inferioridade no marcador (2-4). Apesar da igualdade (7-7) momentânea, o Sporting CP voltou a mostrar muitas dificuldades na recepção e quebrou totalmente no período intermédio (12-22). O SC Braga acabou por fechar o parcial mais desnivelado do encontro com um 15-25 incontestável.
A precisar de se superar na ‘negra’, as Leoas mostraram a fibra de que são feitas no quinto e decisivo set, mas não foram capazes de contrariar o poderio das visitantes. Com a liderança no marcador a oscilar nos pontos iniciais, as arsenalistas conquistaram pela primeira vez uma almofada de quatro pontos (7-11), que foi prolongando (10-14) e que o Sporting CP não mais conseguiu anular (13-15).
Sporting CP: Maria Carlos Marques, Jéssica Miranda (14), Vanessa Paquete, Amanda Cavalcanti (13), Melany Detzel, Leslie Tagle (14), Maria Galacho [L], Özge Kinasts (2), Sara Dias (1), Angie Hinestroza, Irene Verasio (14), Mimosa Faria, Daniela Loureiro [C] [L] e Saška Durović (9). Treinador: Rui Pedro Silva.