Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva, José Lorvão

Empate em Alvalade

Por Sporting CP
07 Abr, 2025

1-1 entre Sporting CP e SC Braga

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal empatou, esta segunda-feira, a um golo na recepção ao SC Braga na 28.ª jornada da Liga Portugal. Viktor Gyökeres, ainda na primeira parte e de livre directo, fez o golo verde e branco.

Perante um Estádio José Alvalade com lotação esgotada, mais uma vez, Rui Borges operou três alterações nos titulares embate com o Rio Ave FC, saindo Jeremiah St. Juste, Iván Fresneda e Maxi Araújo (todos no banco de suplentes) para as entradas de Gonçalo Inácio, Geovany Quenda e Matheus Reis.

Já depois de uma coreografia que abrilhantou os minutos antes do apito inicial, o Sporting CP entrou melhor e colocou a bola no fundo das redes num dos primeiros ataques, mas o lance foi anulado por fora-de-jogo. Seria (mais) um belo momento de Viktor Gyökeres, mas um adiantamento de três centímetros estragou a festa.

Seguiu-se um tiro de Geny Catamo por cima e outro de Viktor Gyökeres, agora defendido por Lukáš Horníček, enquanto Amine El Ouazzani, de forma tímida, respondeu para defesa tranquila de Rui Silva.

Não deu com a bola em movimento e, por isso, Viktor Gyökeres aproveitou para inaugurar o marcador os 15' de livre directo: em zona perigosa, o avançado rematou forte, colocado e rasteiro em direcção ao buraco da agulha entre o guarda-redes e o poste. Mais um fenomenal golo de um fantástico jogador, o 44.º na temporada de Leão ao peito e 31.º na Liga.

A perder, o SC Braga subiu as linhas e começou a aproximar-se mais da área Leonina, ainda que sem criar perigo. De longe, Uroš Račić tentou a sua sorte numa das raras investidas mais sérias, mas o remate saiu para fora.

Até foi o Sporting CP a voltar a ameaçar marcar, agora aos 37 minutos e graças a um roubo de bola de Viktor Gyökeres, avançando depois para a área e atirando para uma intervenção milagrosa de Lukáš Horníček. O guardião dos minhotos utilizou a cabeça para evitar o bis do nórdico.

Ainda no primeiro tempo, Rodrigo Zalazar rematou forte para boa defesa de Rui Silva, com o 1-0 a prevalecer ao intervalo.

O SC Braga voltou do descanso com ímpeto e a subir cada vez mais no terreno, mas, mais uma vez, não ia criando real perigo para a baliza visitada. As principais (e poucas) tentativas eram de longe, como a de Rodrigo Salazar para fora aos 52', e o Sporting CP conseguiu reagir pouco depois, quando Geovany Quenda, no seguimento de um belo lance de Geny Catamo, atirou para grande defesa de Lukáš Horníček. Na segunda bola, foi Viktor Gyökeres a falhar o alvo.

Aos 63', Zeno Debast bateu um livre directo para as malhas laterais e, pouco depois, o SC Braga teve uma das suas melhores ocasiões até então: livre da direita e bola no coração da área, muita confusão e algum perigo, mas nenhum dos forasteiros finalizou em condições.

De contra-ataque, o Sporting CP voltou a fazer soar os alarmes contrários quando Viktor Gyökeres, assistido por Geny Catamo, rematou por cima e, aos 73', Rui Borges operou as duas primeiras substituições - entraram Maxi Araújo e Eduardo Felicíssimo, saíram Geny Catamo e Zeno Debast.

Logo a seguir, nova boa chance para os Leões, desta feita com Geovany Quenda a recuperar a posse e dar para Francisco Trincão, que viu a sua investida ser travada por Lukáš Horníček. O guarda-redes do SC Braga salvou ainda mais o seu conjunto quando impediu Maxi Araújo, que apareceu pela esquerda e atirou cruzado, de facturar. Nesta fase, estava por cima o Sporting CP.

Lukáš Horníček não se cansava de defender e a dez minutos do fim foi a vez de parar Francisco Trincão, com o internacional português a tentar novamente pouco depois, mas agora sem pontaria.

De forma injusta, o SC Braga chegou ao empate aos 87' graças a um cabeceamento de Afonso Patrão.

Até ao final, Conrad Harder entrou para o lugar de Matheus Reis e João Moutinho viu o cartão vermelho por segundo amarelo, mas o resultado não sofreu mais alterações.

Os Leões voltam a jogar no próximo sábado, deslocando-se aos Açores para defrontar o CD Santa Clara.

Sporting CP: Rui Silva [GR], Eduardo Quaresma, Ousmane Diomande, Gonçalo inácio, Geovany Quenda, Morten Hjulmand [C], Zeno Debast (Eduardo Felicíssimo, 73'), Matheus Reis (Conrad Harder, 90'), Francisco Trincão, Geny Catamo (Maxi Araújo, 73') e Viktor Gyökeres.