Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Sporting CP na final da Liga de voleibol

Por Sporting CP
09 Abr, 2025

Triunfo dos Leões de João Coelho frente à AA Espinho por 3-1 no terceiro jogo da meia-final

A equipa principal masculina de voleibol do Sporting Clube de Portugal apurou-se esta quarta-feira para a final da Liga, após vencer no terceiro jogo da série da meia-final a Associação Académica de Espinho por 3-1. Três vitórias em três jogos sobre a equipa da Costa Verde valeram o passaporte para a decisão da prova que apura o campeão nacional.

Antes do início do jogo, foi cumprido um minuto de silêncio em memória de Aurélio Pereira, que faleceu esta terça-feira aos 77 anos. Uma sentida homenagem no Pavilhão João Rocha a uma grande figura do Sporting Clube de Portugal, expoente máximo nas áreas do Recrutamento e da Formação no futebol. 

Quanto ao jogo, a AA Espinho iniciou melhor, com três pontos consecutivos, após fechar bem os caminhos no bloco a ataques de Edson Valencia. Foi a 3-1, por Kelton Tavares, que o Sporting CP pontuou pela primeira vez, com a equipa visitante e responder por essa altura com cinco pontos.

Aos poucos, a equipa Leonina foi recuperando pontos, com boas ligações entre o distribuidor Yurii Synytsia e o central Kelton Tavares.

Mas alguns ataques falhados do lado Leonino abriram uma vantagem de 9-14 para a equipa orientada por Miguel Maia. A AA Espinho estava melhor, mais certeira no ataque e com isso aos 13-20, a missão estava mais difícil, apesar de um bom remate de Breno Silva.

O Sporting CP ainda conseguiu uma recuperação de 14-22 para 17-22, com Kelton Tavares a fazer diferenças no serviço, mas regressado do desconto de tempo, Jonadabe Santos fez um ponto importante para a equipa forasteira, que fechou o parcial nos 19-25.

No final do primeiro set, foi homenageada a equipa de iniciados de voleibol masculino do Sporting CP pelo título de campeão regional. 

 No segundo set, o Sporting CP começou melhor, com vários capítulos de jogo a saírem melhor aos Leões, desde o serviço, aos ataques de Valencia e aos blocos de Kelton Tavares. Por isso, aos 4-1, a AA Espinho pediu desconto de tempo e regressou para um parcial de 4-5.

Os empates foram acontecendo, com Valencia a melhorar muito o nível do primeiro para o segundo set e o bloco começou a carburar melhor. O Sporting CP ‘sentia’ cada vez mais o jogo, numa corrente cada vez mais intensa e com Jonas Aguenier e entrar bem no bloco, a vantagem de 20-16 a anteceder uma pausa técnica já deixava o segundo parcial bem encaminhado para o lado Leonino.

Aguenier fez novo bloco a 21-16 e Valencia continuava intratável no remate, para o set ficar fechado nos 25-20, em remate de Licek, após notável defesa de Gonçalo Sousa.

No terceiro set, o Sporting CP não entrou bem e esteve abaixo a 6-10, mas Valencia fez um bom serviço directo que aproximou a formação verde e branca. O oposto continuou a facturar e fez o 14-15, antes de Aguenier conseguir um grande serviço a 15-15.

O efeito de serviço do central francês ajudou para o 16-15 e logo a seguir aconteceu o 17-15, a partir de novo serviço de Aguenier. Mas as igualdades voltaram a acontecer até aos 20 pontos, a anteceder dois muito bons serviços de Jonadabe Santos, que resultaram em dois pontos consecutivos da AA Espinho.

Aos 22-24, com Gustavo Brito a fechar pontos, o Sporting CP tinha de anular dois set points: conseguiu fazê-lo por Valencia para o 23-24 e fez o 24-24 com uma falta de um jogaor visitante. Depois, um ataque para fora dos visitantes fez o 25-24 para o Sporting CP.

O jogo foi para vantagens a partir dos 25 pontos e os empates repetiram-se aos 26, 27, 28  pontos, com Kelton Tavares a fazer o 30-28, num grande ás, após um ponto anterior de grande nível em remate de Edson Valencia.

No quarto set, o Sporting CP começou a criar vantagem a 5-2, alavancado pela potência de serviço de Edson Valencia. Contudo os visitantes reagiram para empatarem a cinco pontos.

O equilíbrio foi-se mantendo, com o 10-10 no marcador a ser disso bom exemplo. Mas os Leões começaram a distanciar a 14-11 e depois a 18-12, com Valencia muito efectivo no serviço e Vinicíus Lersch a somar um grande bloco.

A vantagem conseguida foi bem administrada na ponta final pelo Sporting CP, com Licek no bloco e Kelton Tavares com um serviço directo a levarem o Sporting CP a uma vantagem de 21-14 e o set a fechar nos 25-18. O Sporting CP está na final da Liga e vai lutar pelo título de campeão nacional.  

Sporting CP: Tiago Pereira [C], Jan Galabov (3), Vinícius Lersch (4), Kelton Tavares (21), Edson Valencia (29), Yurii Synytsia (2), Martin Licek (11), Gonçalo Sousa [L], Tiago Barth, Jonas Aguenier (9), Breno Silva (1), Armando Velásquez, Nicolas Perren [L], Alejandro Vigil.