Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Razão de ser: 96 anos tão actuais

Por Jornal Sporting
31 Mar, 2018

Primeira edição, então quinzenal e denominada Boletim Sporting Clube de Portugal, prova o quão actual se mantém a filosofia da publicação leonina e a mais antiga do Mundo em termos de clubes. Faz este sábado 96 anos que o caminho começou a ser percorrido

Pode parecer mentira, mas lendo atentamente o primeiro número do Boletim Sporting, que teve a sua edição de estreia a sair à rua a 31 de Março de 1922 – três meses depois de o professor Mário Moniz Pereira se ter feito Sócio do Sporting, menos de um ano depois de nascer – para se perceber o quão actual continua o mote que serviu para o pontapé de saída da primeira publicação leonina e a mais antiga do Mundo, no que a clubes diz respeito.

O Clube sentiu necessidade de informar os seus associados de tudo o que se passava, não apenas em termos de decisões da Direcção e respectivos comunicados aos Sócios como também os resultados alcançados pelas várias equipas que defendem as cores do Clube. "Procederemos por forma que o Boletim seja um duradouro arquivo histórico de tudo o que ao S.C.P. interesse", pode ler-se no original, ainda que não, naturalmente, com esta grafia.

A urgência de ver retratado na imprensa, com a dignidade que as ocasiões exigiam – e continuam a exigir! –, os feitos alcançados pelo Sporting tornou-se na alavanca que José Serrano, Mendes Leal e Júlio Araújo usaram para levar à criação do Boletim, nascido das tertúlias leoninas que aconteciam no Café Martinho, em frente à Estação do Rossio e não muito longe da antiga sede nos Restauradores, antes mesmo de se mudarem definitivamente para o Palácio Foz, em 1933.

A filosofia e a ambição continuam intactas no Jornal Sporting e não só: "Vencer a indiferença da maioria tem sido preocupação constante desta Direcção", lê-se no número 1 do Boletim Sporting, em 1922.

[Para mais reportagem do aniversário, ler a edição n.º 3669, já nas bancas]