Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

"Decisão muito importante para o mundo do futebol"

Por Jornal Sporting
08 Jan, 2016

Reacções do Presidente Bruno de Carvalho à decisão tomada pelo International Board

O International Board (IFAB) decidiu, hoje, recomendar, ainda que em fase experimental, a introdução de tecnologia vídeo como apoio ao trabalho dos árbitros de futebol e, depois de tanto lutar para que tal acontecesse, o Presidente Bruno de Carvalho mostrou a sua satisfação pela decisão tomada.

“É um passo importantíssimo. Ainda ontem, no nosso canal, disse que uma das características de um líder tem de ser a perseverança e que nós temos de ter objectivos e ideais muito bem definidos. Como é sabido, já tinha tido reuniões na FIFA, que faz parte do International Board, onde abordámos durante largas horas a temática das novas tecnologias no futebol. E já tinha dito várias vezes que não tinha dúvida nenhuma de que, mais cedo ou mais tarde, as novas tecnologias teriam de entrar no futebol a bem da classe dos árbitros, dos clubes e de todos nós. Esta é mais uma grande notícia para os amantes do futebol, mais uma grande notícia para mim enquanto amante de futebol e enquanto Presidente do Sporting porque é mais uma prova de que vale a pena acreditar que o futebol se vai modernizar, que vai mudar, que vai haver a tal pedra no charco de que falei ontem e que o futebol vai ter de mudar radicalmente. Isto é uma prova e disse-o várias vezes: quem manda no futebol já percebeu que as pessoas estão cansadas. Querem um futebol digno, credível, exactamente como luto desde que entrei. E isto é muito importante não para o Sporting nem para mim pessoalmente, independentemente de toda a alegria, mas para o mundo do futebol. São verdadeiros passos que estão a ser dados”, afirmou Bruno de Carvalho, prosseguindo: “Primeiro, a questão dos fundos. Não tenho dúvida de que o próximo passo será a criação de possibilidades de bons parceiros financeiros entrarem no futebol. Este passo experimental já é uma mudança de mentalidade e de actuação extremamente importante e não tenho a menor dúvida de que o futebol vai ter de alterar todo por arrasto. Por isso, é uma belíssima notícia para todos, principalmente para os que há quase três anos lutam. E, se há quase três anos estivéssemos aqui a conversar, toda a gente diria que era impossível e que jamais os fundos acabariam e as novas tecnologias entrariam no futebol. Afinal, em menos de três anos, depois de uma luta árdua, a verdade é que as pessoas do futebol começam a verificar que o futebol é um fenómeno importantíssimo, que movimenta milhões, mas tem à sua volta outros milhões de pessoas que querem sentir-se dignificadas com o fenómeno do futebol. E este está a perceber que tem de mudar, o que é um contentamento muito grande para todos os amantes do futebol”.

A decisão tomada pelo International Board pode ter apanhado vários intervenientes de surpresa, mas nem por isso o futebol português terá margem de manobra para atrasos na implementação das novas medidas.

“Não houve nenhuma mudança de relevância no mundo que não tenha sido abrupta. As verdadeiras mudanças são abruptas e aquilo que está a acontecer ao futebol mundial apanhou toda a gente de surpresa, todos os desatentos ao fenómeno e que não percebem que são os adeptos que fazem o futebol ter milhões”, explicou o Presidente ‘leonino, concluindo: “Portugal atrasa-se sempre em tudo, mas estas mudanças estão a ser tão rápidas e tão profundas que não teremos outro remédio senão acertar o passo porque, quando de cima vier uma ordem, todos em baixo terão de a cumprir. Por isso, sendo um hábito Portugal estar atrasado, não vai poder acontecer porque estamos num tsunami positivo que vai obrigar a que o futebol português se altere radicalmente, que é o que todos nós pretendemos: um futebol bonito dentro das quatro linhas e transparente e digno fora. Não o temos ainda, os sinais são claros, o cartão vermelho está a ser dado ao futebol opaco fora das quatro linhas e fico extremamente feliz com isso”.