Muito superiores
13 Set, 2022
Leões batem Tottenham Hotspur FC na UEFA Youth League
O Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, esta terça-feira, o Tottenham Hotspur FC por 2-0 na segunda jornada da fase de grupo da UEFA Youth League. Mateus Fernandes, na primeira parte, e Rodrigo Ribeiro, na segunda, apontaram os golos.
Numa manhã de tempo imprevisível em Alcochete, com o sol e a chuva forte a intercalarem várias vezes, Filipe Çelikkaya fez três alterações em relação à equipa titular contra o Eintracht Frankfurt, na primeira jornada: saíram Diogo Pinto, João Muniz e Flávio Nazinho e entraram Diego Calai, David Monteiro e Renato Veiga.
Depois de um primeiro quarto de hora sem grandes ocasiões, foi o Tottenham Hotspur FC a rematar pela primeira vez, quando Jamie Donley atirou ao lado. Essa seria, no entanto, a única investida dos ingleses na primeira metade, uma vez que, a partir daí, só deu Sporting CP.
Aos 22 minutos, Mateus Fernandes serviu Rodrigo Ribeiro e este falhou o alvo por muito pouco. A seguir foi David Monteiro, por duas vezes, a ficar perto do 1-0. Na primeira, rematou desviado ao lado, sendo que na segunda, assistido de forma primorosa por Rodrigo Ribeiro, acertou em cheio no poste.
O domínio total era do Sporting CP, que continuou a criar várias ocasiões de golo. Aos 32 minutos, Rodrigo Ribeiro acertou na trave e, pouco depois, Renato Veiga, de cabeça, obrigou Luca Gunter a uma boa defesa. O guarda-redes do Tottenham Hotspur FC voltou a brilhar logo a seguir, quando Diogo Cabral rematou forte e colocado para uma excelente intervenção.
Finalmente, já em cima do intervalo, os visitados inauguraram o marcador. Mateus Fernandes colocou em Samuel Justo, que, por sua vez, cruzou para a área. Diogo Cabral tentou o cabeceamento, mas um defesa afastou. A bola, contudo, sobrou para Mateus Fernandes, que não desperdiçou. No final da primeira parte, 1-0.
O ímpeto Leonino continuou para a segunda parte. Logo nos instantes iniciais, Afonso Moreira atirou ao lado e Rodrigo Ribeiro deu mais trabalho a Luca Gunter. Aos 52 minutos, Diogo Travassos surgiu isolado perante o guardião dos britânico, mas atirou ao lado.
Já depois da primeira tentativa digna desse registo para o Tottenham Hotspur FC, com Jaden Williams a rematar para defesa de Diego Calai, e de um tiro de longe de Afonso Moreira passar perto do poste forasteiro, o Sporting CP fez o 2-0.
A pouco mais de meia hora do final, David Monteiro lançou Diogo Cabral na profundidade pela direita e este último ganhou a William Andiyapan antes de dar o golo de bandeja a Rodrigo Ribeiro. O ponta-de-lança não desperdiçou, dobrou a vantagem verde e branca e assinou o segundo tento nesta edição da UEFA Youth League.
Se o Tottenham Hotspur FC já estava longe do nível do Sporting CP, o 2-0 acabou por matar o jogo, cuja intensidade baixou. O conjunto de Filipe Çelikkaya controlou até ao final, com Martim Marques, Isnaba Mané e Marco Cruz a entrarem para os últimos minutos.
O 2-0 prevaleceu e o Sporting CP soma agora quatro pontos no grupo D, sendo líder isolado. O emblema de Alvalade vai agora visitar o Olympique de Marseille, a França, no dia 4 de Outubro.
Sporting CP: Diego Calai [GR], David Monteiro (Martim Marques, 80'), Gilberto Batista, Renato Veiga, Diogo Travassos, Dário Essugo [C] (Marco Cruz, 87'), Samuel Justo, Mateus Fernandes, Diogo Cabral, Afonso Moreira (Isnaba Mané, 80') e Rodrigo Ribeiro.