Desaire inglório frente ao líder
10 Dez, 2022
Golo sofrido perto do fim castigou equipa B (0-1)
A equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu, na manhã deste sábado, o líder Amora FC e caiu por 0-1 no jogo em atraso da sétima jornada da série B da Liga 3. Assim, os jovens Leões fecharam a primeira volta no quinto lugar, com 16 pontos.
Depois de uma primeira parte com várias ocasiões, mas sem golos, de parte a parte, o equilíbrio de forças foi a nota dominante até que, quando o equipa verde e branca já estava reduzida a dez unidades, um lance repentino originou o golo solitário do Amora FC que sentenciou o jogo já perto do fim.
A formação visitante chegava ao Estádio Aurélio Pereira como líder da série B (20 pontos), invicta há oito jornadas e para lhe fazer frente Filipe Çelikkaya, treinador Leonino, apostou em muita juventude, como é habitual: precisamente 18 anos foi a média de idades da equipa titular.
Além disso, entre as quatro alterações apresentadas relativamente ao último onze, deu-se a estreia absoluta do central João Muniz, de 17 anos, na equipa B, a primeira titularidade do médio Marco Cruz – tinha feito a sua estreia na jornada anterior – e ainda as inclusões nas escolhas iniciais do lateral David Monteiro e do ‘mundialista’ Abdul Fatawu, já de regresso. Durante o decorrer do jogo, Rodrigo Marquês fez também a sua estreia na equipa secundária dos Leões e Lamarana Jallow disputou os seus primeiros minutos esta época na Liga 3.
Depois de o Sporting CP ter assumido a iniciativa e mais posse de bola durante os primeiros dez minutos, foi o Amora FC o primeiro a ameaçar com perigo, mas Diego Calai respondeu à altura. Pouco depois, na primeira tentativa Leonina, também o guardião Luís Ribeiro teve de se aplicar para defender um remate de muito longe de Fatawu – principal agitador de serviço nos momentos iniciais.
Depois, aos poucos, a equipa B foi conseguindo encontrar mais caminhos para progredir e aproximar-se da baliza adversária. Em velocidade numa diagonal, Diogo Cabral remataria ao lado. No entanto, também a formação de Amora continuou a chegar com muito perigo à área verde e branca, mas, sobretudo, João Muniz e Calai - duas defesas consecutivas à passagem da meia hora – revelaram-se grandes obstáculos.
Até ao intervalo, os jovens Leões reequilibraram-se e superiorizaram-se de forma mais evidente, mas sem a devida recompensa. Primeiro, numa sobra dentro da área, na sequência de um canto, foi por muito pouco que Rodrigo Ribeiro não inaugurou o marcador e, a seguir, só Luís Ribeiro se interpôs a mais uma oportunidade saída dos pés do irrequieto Fatawu.
Muito equilíbrio, várias e boas oportunidades para os dois lados, mas o nulo seguiu para o segundo tempo. Logo no reatamento, Calai foi obrigado a mais uma defesa apertada e Renato Veiga, de fora da área, rematou à figura, ameaçando mais 45 minutos de muita acção em ambas as balizas, mas não seria assim.
Já depois da hora de jogo, Çelikkaya arriscou e fez as primeiras substituições, refrescando o ataque com as entradas de Joelson Fernandes e Rodrigo Marquês (em estreia na equipa B) por Fatawu e Marco Cruz, respectivamente.
Depois de uma grande oportunidade para Nuno Pereira, do Amora FC, resolvida por Gilberto Batista, que tinha perdido a bola em zona proibida, a partida foi baixando de ritmo, mais faltosa e também mais distante de ambas as balizas.
Afonso Moreira entraria, a seguir, pelo lesionado Diogo Cabral, mas num espaço de cinco minutos tudo se complicou para a equipa B verde e branca, que ficou reduzida a dez unidades à entrada para os últimos dez minutos após a expulsão, por acumulação de amarelos, de Rodrigo Marquês.
E tudo piorou - e decidiu-se - pouco depois, quando aos 84 minutos, Joca, capitão do conjunto visitante, surgiu isolado na cara de Calai para fazer o golo solitário que resolveria o jogo de forma tremendamente infeliz para o Sporting CP.
À procura de um último esforço, o técnico Leonino arriscou tudo com as entradas de Lamarana Jallow, que somou os primeiros minutos esta época na Liga 3, e de Francisco Canário por David Monteiro e Samuel Justo, porém sem efeitos práticos. Já em período de compensação, Calai evitou de forma impressionante o 0-2 e o conjunto verde e branco não conseguiu uma derradeira situação de golo.
Assim, completada a primeira volta, a equipa B vai voltar a enfrentar-se ao LGC Moncarapachense, desta feita, no Algarve.
Sporting CP: Diego Calai [GR], David Monteiro (Francisco Canário 87’), Gilberto Batista, João Muniz, Diogo Travassos, Renato Veiga [C], Marco Cruz (Rodrigo Marquês 63‘), Samuel Justo (Lamarana Jallow 87’), Diogo Cabral (Afonso Moreira 74’), Abdul Fatawu (Joelson Fernandes 62‘) e Rodrigo Ribeiro.