Sporting CP vence CA Pêro Pinheiro
25 Fev, 2024
1-0 com golo de Marco Cruz
A equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal venceu, neste domingo, o CA Pêro Pinheiro por 1-0 em jogo da segunda jornada da Série 2 da Liga 3 disputado no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete.
Filipe Çelikkaya contou com dois ‘reforços’ da equipa principal neste encontro, Iván Fresneda e Rafael Pontelo. Os dois defesas fizeram parte do onze inicial, composto ainda por Diogo Pinto, Chico Lamba, Pedro Bondo, Alexandre Brito, Marco Cruz, Manuel Mendonça, Vando Félix, Tiago Mamede e Rafael Nel.
Na primeira ronda desta fase da prova, os Leões tinham vencido o Amora FC e tinham a ambição de somar mais três pontos, entrando em campo com essa mesma vontade e focados na baliza adversária.
Apesar da muita consistência defensiva de ambas as equipas, do início ao fim do encontro, o Sporting CP soube desde cedo encontrar espaços para chegar à última fase do terreno e começou cedo a dispor de oportunidades de golo.
Tiago Mamede foi o primeiro a deixar o aviso verde e branco, mas Francisco Enes segurou o esférico. A seguir foi Marco Cruz à entrada da área a tentar o golo, falhando o alvo por centímetros.
O golo Leonino só chegou após a meia-hora de jogo, numa boa jogada de ataque da turma Leonina. Iván Fresneda entrou na área pela direita e serviu Marco Cruz que, livre de marcação, não desperdiçou a oferta do lateral espanhol.
O Sporting CP colocou-se assim em vantagem e, diga-se, de forma justa, com Tiago Mamede ainda a tentar o 2-0 em cima do intervalo, mas Francisco Enes negou-lhe as intenções, saindo da baliza e fazendo uma enorme defesa com o pé direito.
Assim, a equipa verde e branca foi para o intervalo a vencer apenas pela margem mínima, que era um resultado que se ajustava aquilo que tinha sido a partida até então.
Na segunda metade, o Sporting CP voltou a pegar no jogo e a criar as melhores situações de golo, com Vando Félix logo nos minutos iniciais a tentar chegar ao 2-0, mas o guardião visitante foi sabendo levar a melhor.
Francisco Enes esteve sempre bem quando foi chamado a intervir e logo depois também segurou sem esforço um remate de Rafael Nel, exibindo-se num nível superior após a hora de jogo a mais um remate de Tiago Mamede, que ia com selo de golo.
Sem conseguir consolidar a vantagem, Filipe Çelikkaya começou a mexer para os últimos 20 minutos, com uma dupla substituição: saíram Vando Félix e Manuel Mendonça para dar lugar a Diogo Abreu e Geovany Quenda.
Ainda assim, a partida continuou ‘morna’, mas a equipa visitante acreditou que podia empatar e, com dois remates do meio da rua, ainda obrigou Diogo Pinto a duas boas defesas.
À entrada para os últimos 10 minutos, também entraram Miguel Alves e Rodrigo Marquês, saindo Rafael Pontelo e Rafael Nel, com Iván Fresneda a sair também mais cedo para dar lugar a David Monteiro.
O certo é que, até ao final, o marcador não voltou a mexer e o Sporting CP acabou por conquistar mais três pontos, consolidando-se assim na liderança da prova. Os Leões têm agora 12 pontos, mais quatro do que o segundo classificado, o Caldas SC, que perdeu nesta jornada.
No próximo sábado o Sporting CP joga em casa do SC 1.º Dezembro, penúltimo classificado neste momento.