Tiago Teixeira: "Temos um grupo equilibrado e ambicioso"
02 Ago, 2024
Equipa B estreia-se este sábado na Liga 3 em casa do SC Covilhã
Rola a bola! Depois de mais de um mês de preparação intensa, a equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal estreia-se oficialmente em 2024/2025 já este sábado (11h00), em casa do SC Covilhã, na jornada inaugural da série B da Liga 3.
Na antevisão ao encontro, o treinador Tiago Teixeira garantiu que os Leões chegam a esta fase com bons indicadores, após uma pré-temporada em que realizaram cinco particulares, somando quatro vitórias - contra FC Alverca, SC Braga B, SC São João de Ver e CD Trofense - e um desaire, diante do CF Estrela da Amadora.
“Tivemos uma pré-época positiva com jogos bastante competitivos. Defrontámos equipas da Liga, Liga 2 e Liga 3, todas elas muito fortes e bem organizadas que nos criaram muitas dificuldades. Ainda assim, os jogadores estiveram à altura e deram excelente resposta. Correu bastante bem pois a maioria dos conteúdos abordados foram adquiridos e sentimos os jogadores preparados para esta prova”, disse o técnico verde e branco, revelando que o estágio em Lousada trouxe benefícios.
“Foi uma oportunidade para estarmos juntos, conhecermo-nos melhor e estarmos todos focados apenas no que temos de trabalhar. Os jogadores gostaram e deram excelente resposta. Foi uma semana com temperaturas elevadas e terminámos com dois jogos no mesmo dia, o que foi difícil, mas eles estiveram à altura”, frisou.
Tiago Teixeira lembrou depois que, apesar de esta ser a primeira época desta equipa técnica na Liga 3, e de o plantel contar com jogadores muito jovens que nunca disputaram a competição, todo o grupo está bem entrosado e talento não falta.
“Muitos dos jogadores já tinham estado connosco nos sub-23. Alguns estavam na equipa B e baixavam aos sub-23 para jogar, outros estavam nos sub-19 e alguns há um mês estavam a disputar o campeonato de sub-17, com quem não tínhamos tanto contacto. Mas eles estão connosco porque têm qualidade, temos um grupo equilibrado e ambicioso”, garantiu, desvalorizando a maior experiência dos rivais.
“À imagem dos últimos anos, a nossa equipa poderá ser a mais nova da Liga 3. Mas os jogadores trazem outras coisas como ambição, talento, experiência de outros escalões e recursos que os mais velhos não têm. É com isso que vamos encarar esta primeira jornada e, como técnicos, tentamos passar-lhes uma ideia positiva para que eles possam evoluir e chegar à equipa A, que é sempre o nosso objectivo”.
O treinador verde e branco perspectivou depois o embate com o SC Covilhã, que é um dos principais candidatos à subida e, tal como na época passada, será o primeiro adversário dos Leões nesta prova. “Será um jogo muito difícil, também por ser o primeiro. As equipas não se conhecem e ainda estão a evoluir diariamente, vai ser uma deslocação difícil porque é sempre complicado jogar na Covilhã. Esperamos um jogo muito equilibrado e vamos dar a melhor resposta para ganhar”.
Já Manuel Mendonça, médio que cumpre a segunda época na formação secundária Leonina, mostrou-se satisfeito com o trabalho realizado pela equipa na pré-época.
“Foi muito positivo. Passámos muito tempo juntos e tivemos o estágio, que deu para nos conhecermos melhor. É sempre importante ter momentos fora do campo porque fortalecem o espírito de grupo. Depois disputámos também cinco jogos, em que conseguimos uma boa prestação”, referiu, frisando as mais-valias dos duelos.
“É sempre bom jogar, seja com equipas da Liga, Liga 2 ou Liga 3. As equipas da Liga têm sempre mais experiência e ferramentas para nos dificultar mais a tarefa, mas estivemos muito bem. Encarámos os jogos da forma que os místeres nos pediram”.
Apesar de ter apenas 19 anos, Manuel Mendonça é já um dos mais experientes do plantel Leonino e garante que os jovens que chegaram agora “estão preparados”. “Desde o primeiro dia tiveram uma atitude muito boa, que é o mais importante. Quiseram sempre demonstrar o seu valor e que são tão capazes quanto os outros”.
O internacional sub-19 foi depois questionado sobre o facto de 15 dos 29 jogadores apresentados no Estádio José Alvalade, durante o Troféu Cinco Violinos, serem da formação Leonina, tendo sublinhado a importância destes números para os jovens.
“Motiva-nos muito porque vemos que é possível. De um dia para o outro tudo pode mudar e temos de estar preparados para fazer nem que seja um minuto e ajudar a equipa principal”, lembrou, antes de expressar a sua felicidade por ter visto Geovany Quenda, seu antigo colega nos sub-23, jogar a titular na equipa principal.
“Dei-lhe os parabéns. É muito bom ver que, de um ano para o outro, conseguiu chegar à equipa A e tem a vontade de mostrar aos adeptos que quer muito estar lá”.
A fechar, Manuel Mendonça garantiu que a equipa vai dar tudo na estreia com o SC Covilhã. “Estamos preparados, já estamos a treinar há muito tempo. Esta semana focámo-nos apenas no SC Covilhã e estamos prontos para fazer um bom jogo”.
O encontro entre Sporting CP e SC Covilhã será transmitido em directo no Canal 11.