Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

'Leões' vencem em Coimbra

Por Jornal Sporting
30 Ago, 2015

Sporting bate Académica por 3-1 e ascende ao segundo lugar

O Sporting deslocou-se a Coimbra para voltar às vitórias no Campeonato e bater a Académica por 3-1. Carlos Mané, Slimani e Aquilani, de grande penalidade, fizeram os golos do conjunto de Alvalade; Rabiola, também da marca dos onze metros, fez o tento dos ‘estudantes.

O jogo não podia ter começado melhor para os ‘leões’: aos seis minutos, Adrien encontra Carlos Mané a fugir no centro da defesa adversária e, com um passe notável, lança o camisola 36, que, frente a Lee, não perdoou e inaugurou o marcador. A posse de bola era ‘verde e branca’ e os comandados de Jorge Jesus sabiam o que fazer com ela. Capaz de chegar com alguma facilidade junto da baliza guardada por Lee, o Sporting dispôs, no primeiro quarto de hora, de mais duas oportunidades para ampliar o resultado. Primeiro, Carrillo soltou-se na direita e assistiu João Mário, que à entrada da área rematou à figura do guardião da Académica; depois, Jefferson, com um tiro de longe, levou a bola a tirar tinta do poste esquerdo adversário.

Movidos pelo constante apoio vindo das bancadas, os ‘leões’ insistiam na procura do segundo golo, que chegou aos 24 minutos, por intermédio de Slimani. Numa transição ofensiva rápida e bem desenhada, Carrillo avançou pelo flanco direito até servir o argelino, que, isolado na cara de Lee, mediu bem o chapéu e fez a bola passar por cima do guardião brasileiro para o 2-0. Com o Sporting por cima no encontro e sem nada o fazer prever, a Académica conseguiu reduzir o resultado, aos 33 minutos. Como já se vem tornando hábito, quem manda viu o que mais ninguém vislumbrou, e a equipa de arbitragem liderada por Bruno Esteves assinalou grande penalidade de Adrien sobre Leandro Silva. Na conversão, Rabiola bateu Rui Patrício. Os ‘leões’ não se deixaram ir abaixo e continuaram à procura de uma vantagem mais alargada. Ricardo Esgaio aproveitou uma bola a pingar na grande área da Académica para colocar Lee à prova; o guardião defendeu e, na recarga, Teo Gutiérrez atirou ao lado. O colombiano voltou a ter nos pés a oportunidade do terceiro tento ‘leonino’, mas, na cara de Lee, permitiu a defesa do brasileiro. O intervalo não chegaria sem que Slimani fosse claramente derrubado por João Real dentro da grande área da Académica, mas, desta feita, os papéis inverteram-se e, o que todos viram, a equipa de arbitragem não o assinalou. Consequência deste lance? A expulsão de Jorge Jesus do banco de suplentes ‘leonino’. Ao intervalo, 2-1 a favor do Sporting.

O segundo tempo recomeçou e com ele chegou nova oportunidade para os ‘leões’: na cobrança de um livre directo em zona frontal à baliza da Académica, Jefferson falhou o alvo e atirou por cima. A pressão ‘leonina’ era uma constante e João Mário esteve perto do terceiro golo, mas o remate do médio formado em Alcochete saiu pouco ao lado do poste direito de Lee. No minuto seguinte, novamente perigo causado pelos ‘verde e brancos’, com Teo Gutiérrez a obrigar Lee a uma intervenção exigente.

A partida disputava-se apenas no meio-campo defensivo dos ‘estudantes’ e, aos 69 minutos, o Sporting desperdiçou mais uma oportunidade clamorosa: na conversão de uma grande penalidade a castigar bola na mão de Fernando Alexandre, Adrien atirou a bola ao poste, com esta a sair pela linha de fundo. Esta situação deu novo alento à formação da Académica, que ganhou terreno e obrigou os ‘leões’ a recuarem no terreno. Ainda assim, a formação de Alvalade aguentou a carga dos ‘estudantes’ e voltou a acelerar: no interior da área, Slimani é agarrado por Fernando Alexande (que viu o segundo amarelo e consequente cartão vermelho) e Aquilani, na conversão da grande penalidade, não perdoou e fez o 3-1, com que se chegou até ao final.

Com este resultado, o Sporting soma sete pontos em três jornadas e encontra-se, provisoriamente, na segunda posição da tabela classificativa, em igualdade pontual com o FC Porto, primeiro classificado. Na próxima jornada, que se disputará no dia 13 de Setembro, os ‘leões’ viajarão até Vila do Conde, para defrontar o Rio Ave.