'Leões' vencem e ascendem à liderança da Liga
16 Abr, 2016
Sporting CP bateu Moreirense por 1-0 com Slimani a marcar o golo decisivo
O Sporting CP subiu à liderança provisória do Campeonato Nacional com a vitória por 1-0 alcançada sobre o Moreirense, no Estádio Comendador Joaquim Almeida Freitas, em Moreira de Cónegos. Slimani, aos 16 minutos da primeira parte, marcou o golo que deu os três pontos ao conjunto de Alvalade neste encontro a contar para a 30.ª jornada da Liga NOS.
Em Moreira de Cónegos, os ‘leões’ jogavam o ataque à liderança e foi exactamente com esse mote que iniciaram a partida: ao ataque. Logo na primeira jogada da partida, Slimani ganhou um pontapé de canto que acabou por não levar perigo para as redes defendidas por Stefanovic, ao contrário do que aconteceu na resposta da equipa da casa, com Fábio Espinho a bater o canto que permitiu a André Micael cabecear com perigo, ao primeiro poste, mas ao lado do alvo. O Sporting CP respondeu e, depois de uma boa arrancada do lado direito, protagonizada por João Mário, o médio assistiu Bryan Ruiz, que, já no interior da área, não conseguiu o remate. O conjunto ‘verde e branco’ pressionava a formação do Moreirense e, na sequência de uma falta sofrida por Adrien à entrada da área, Bryan Ruiz voltou a aparecer e obrigou Stefanovic a aplicar-se para impedir o golo do costa-riquenho, que bateu o livre directo com força e precisão.
Os ‘leões’ atacavam, empurravam o Moreirense e a boa atitude em campo trouxe os seus frutos, aos 16’: Teo Gutiérrez, na boca da área, serviu Schelotto com um passe picado a rasgar, para o italo-argentino, de primeira, servir Slimani, que, com a baliza à sua mercê, limitou-se a encostar e a inaugurar o marcador no Estádio Comendador Joaquim Almeida Freitas. O Sporting CP não tirou o pé do acelerador, manteve-se por cima no jogo e o Moreirense só através de bolas paradas conseguia inquietar Rui Patrício, que viu Fábio Espinho atirar ao lado da sua baliza, na conversão de um livre directo em zona central. À passagem do minuto 35, foi Nildo quem obrigou Rui Patrício a intervir, com o guardião ‘verde e branco’ a defender para canto o livre batido pelo brasileiro da equipa da casa. O Moreirense reagiu bem ao golo sofrido e obrigou o conjunto ‘leonino’ a tomar cautelas na sua zona mais defensiva, sem que o controlo do jogo saísse da mão do Sporting CP. Aos 38’, a formação de Alvalade esteve perto do segundo golo, mas Teo Gutiérrez não chegou a tempo a um bom cruzamento de João Mário, falhando o desvio certeiro por centímetros.
Um golo de vantagem é bom, mas dois são melhores. Cientes disso, os comandados de Jorge Jesus continuavam a busca pelo segundo golo, que voltou a estar perto à passagem do minuto 40, com João Mário a atirar em arco, mas por cima da trave, na conclusão de uma boa transição rápida para o ataque comandada por William Carvalho. Antes do intervalo, Teo Gutiérrez ainda introduziu a bola na baliza do Moreirense, mas o lance foi invalidado por alegado fora-de-jogo do avançado colombiano. Assim, no final dos 45 minutos, o Sporting CP descia aos balneários a vencer por uma bola a zero.
O segundo tempo começou com as bancadas do Comendador Joaquim Almeida Freitas a empurrarem o Sporting CP para o segundo golo, com os adeptos ‘leoninos’ a darem mais um bonito espectáculo longe de Alvalade. Os ‘leões’ tentavam corresponder e Teo Gutiérrez, já perto da hora de jogo, esteve perto do 2-0, mas o cabeceamento do colombiano saiu ao lado do poste esquerdo defendido por Stefanovic. O Moreirense apresentava uma postura mais ofensiva, obrigado o conjunto ‘verde e branco’ a alguns erros forçados nas saídas para o ataque. Ainda assim, o Sporting CP mantinha-se como a equipa mais perigosa em campo e o segundo golo voltou a estar perto quando William Carvalho ganhou nas alturas para responder a um canto de Bruno César com novo cabeceamento ao lado do alvo. Na resposta, Alan Schons levou o perigo até à outra baliza e, com um pontapé de ressaca à entrada da área, atirou com perigo, mas pela linha de fundo.
Já com Bruno César no lugar de Marvin e Gelson Martins no de Bryan Ruiz, Jorge Jesus acabou expulso por Bruno Paixão na sequência de uma falta dura cometida por Rafael Martins sobre Schelloto junto ao banco ‘leonino’. O técnico do Sporting CP pediu o amarelo (que se justificava), Bruno Paixão não gostou e deu ordem de expulsão a Jorge Jesus. Já com o seu timoneiro nas bancadas, Gelson Martins esteve perto de bater Stefanovic, mas o remate saiu muito perto do poste esquerdo da baliza do Moreirense, mantendo-se a vantagem de um golo para os ‘leões’.
Com o jogo a entrar nos minutos finais, a formação da casa ainda acreditava ser capaz de chegar ao empate e apostava as suas últimas fichas em ataques rápidos pelos flancos, sempre resolvidos pela defensiva ‘verde e branca’. Aos 86’, Adrien conduziu bem a bola pela zona central do terreno e voltou a ameaçar o 2-0, mas, mais uma vez, o tiro não levou a direcção desejada. O Sporting CP nunca chegou ao segundo golo, o Moreirense mais longe ficou do empate e o encontro terminou com o triunfo ‘leonino’ por 1-0, suficiente para colocar o conjunto de Alvalade na liderança provisória do Campeonato, com mais um ponto do que o rival Benfica, que só jogará segunda-feira, frente ao V. Setúbal.