Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Mário Vasa

Vitória difícil e mais três pontos

Por Sporting CP
27 Dez, 2020

Líder Sporting CP triunfa em casa da Belenenses SAD (1-2)

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal foi este domingo ao Estádio Nacional bater a Belenenses SAD por 1-2 em jogo referente à 11.ª jornada da Liga NOS. O resultado ficou fechado ainda na primeira parte, com Tiago Tomás e João Mário a serem os autores dos golos do conjunto de Rúben Amorim.

Com Gonçalo Inácio e Bruno Tabata nos lugares de Zouhair Feddal (lesionado) e Nuno Santos (no banco de suplentes) quando em comparação com o onze inicial da recepção ao SC Farense, o Sporting CP entrou com tudo e inaugurou o marcador logo aos cinco minutos. Tabata conduziu um contra-ataque durante dezenas de metros e, a partir da direita, serviu Tiago Tomás. O avançado rodou na perfeição e rematou com o pé esquerdo para o fundo das redes. Foi o 0-1 e o início de uma primeira parte de grande intensidade; na verdade, foram dos melhores 45 minutos a que a Liga NOS assistiu em 2020/2021.

Pouco depois, o empate da Belenenses SAD, quando Miguel Cardoso rematou e a bola desviou em Gonçalo Inácio, enganando Adán num lance de azar para os Leões. À passagem do quarto de hora, o árbitro Rui Costa assinalou pontapé de penálti por alegada falta do guarda-redes Sportinguista num lance bastante duvidoso. Contudo, Adán defendeu com qualidade o remate de Miguel Cardoso e manteve o 1-1.

O ritmo não baixava e, aos 23 minutos, foi a vez de ser assinalado pontapé de penálti na área visitada depois de Tiago Tomás ser empurrado. Chamado a converter, João Mário não falhou e voltou a colocar o Sporting CP na frente (1-2). Foi o primeiro golo do médio português desde que regressou ao emblema de Alvalade no início da temporada.

Seguiram-se vários lances dignos de registo. Primeiro, Pedro Porro atirou para defesa de Kritciuk. Depois, foi Adán a realizar uma tremenda defesa. Já perto do intervalo, Tiago Tomás podia ter feito o 'bis' quando o guardião dos azuis cometeu um enorme erro, mas um defesa conseguiu fazer o corte para canto. Houve ainda tempo para mais uma enorme intervenção de Adán e para uma tentativa de Nuno Mendes, com o pé direito, que deu trabalho a Kritciuk. O jogo estava vivo e o marcador apontava 1-2 para o Sporting CP ao intervalo.

A segunda metade não trouxe tanto espectáculo, ainda que a intensidade continuasse bem alta. Desta vez, o jogo ficou mais preso no meio-campo, muito por culpa das pressões altas das equipas e da consequente dificuldade na construção. A Belenenses SAD conseguiu, ainda assim, ameaçar com dois remates que encontraram boas defesas de Adán.

Do outro lado, Gonçalo Inácio esteve perto do golo aos 61 minutos na sequência de um pontapé de canto e Pedro Porro protagonizou uma das melhores iniciativas individuais do desafio quando fintou um adversário de forma brilhante e rematou forte, com a bola a não passar nada longe da baliza da Belenenses SAD.

Rúben Amorim lançou, de seguida, Nuno Santos para o lugar de Pedro Gonçalves, mas a Belenenses SAD continuava a tentar tudo para voltar a chegar ao empate. Essa tarefa ficou mais complicada quando, a cerca de 13 minutos dos 90, Tomás Ribeiro foi expulso depois de ver o segundo cartão amarelo. Poucos instantes depois, Antunes e Matheus Nunes entraram para os postos de Nuno Mendes e João Palhinha, respectivamente.

Até ao final, destaque para a entrada de Andraž Šporar para o lugar de Tiago Tomás já nos últimos dez minutos e para um golo anulado à Belenenses SAD por fora-de-jogo. Assim, com 1-2 no marcador quando a partida terminou, o Sporting CP somou mais três pontos e reforçou a liderança na Liga NOS, terminando assim o ano de 2020 no primeiro lugar da tabela classificativa. Na próxima jornada, a equipa verde e branca recebe o SC Braga.

Sporting CP: Antonio Adán [GR], Pedro Porro, Luís Neto, Sebastián Coates [C], Gonçalo Inácio, Nuno Mendes (Antunes, 78'), João Palhinha (Matheus Nunes, 78'), João Mário, Bruno Tabata, Pedro Gonçalves (Nuno Santos, 67') e Tiago Tomás (Andraž Šporar, 84').