Rúben Amorim: "Acabámos da melhor maneira"
20 maio, 2021
Declarações depois da goleada imposta ao CS Marítimo
No final da vitória da equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal por 5-1 sobre o CS Marítimo, esta quarta-feira, Rúben Amorim fez a análise ao desafio e ao final da temporada 2020/2021 para os Leões.
"Era um jogo que queríamos vencer. Queríamos deixa ruma boa última imagem depois da derrota no jogo passado. O Pedro Gonçalves ganhou o prémio de melhor marcador, o João Pereira termina a carreira a jogar e a ser campeão. Fez uma excelente carreira e deu-nos muito. Acabámos da melhor maneira", começou por dizer o treinador aos jornalistas no Auditório Artur Agostinho.
Depois de garantir que "a próxima época está a ser planeada há algum tempo" e que o Sporting CP tem "uma ideia clara do que pretende", Rúben Amorim comentou a possibilidade de jogadores Leoninos serem chamados por Fernando Santos para o Campeonato da Europa deste verão, começando por Pedro Gonçalves.
"[Pedro Gonçalves] merece estar, como outros no Sporting CP. Agora, há outros portugueses que fizeram por merecer. A escolha é do seleccionador, que tem por onde escolher e vai escolher bem. Se forem jogadores do Sporting CP, fico muito feliz. Se não forem, também fico feliz porque vão ter uma carreira grande e não se desgastam", afirmou.
Sobre 2021/2022, o técnico começou por definir o primeiro objectivo: vencer a Supertaça: "Há a Supertaça para vencer e depois é jogo a jogo, mais uma vez. Não vamos ter tanto tempo para preparar os jogos. Vamos ter competições difíceis. Não quero traçar grandes objectivos. Vamos querer ganhar todos os jogos. Somos candidatos a vencer a Supertaça e vamos trabalhar para isso".
"É importante mantermos a união porque é uma grande força do Sporting CP, mas sabemos que vem das vitórias. Há três resultados possíveis. (...) Toda a gente tem de pensar que a equipa é o mais importante e temos muita atenção em quem trazemos para que se identifique com essa ideia. (...) Eles têm de acreditar que podem ser titulares e se isso acontecer toda a equipa vai estar motivada", adicionou.
Voltando a João Pereira, Rúben Amorim desejou todo o sucesso ao antigo colega e jogador.
"Foi especial [presenciar o final da carreira de João Pereira] porque conheço o João desde miúdo. Joguei com ele nos infantis, passámos férias juntos e as famílias conhecem-se bem. Foi estranho ver o João Pereira chamar-me 'míster' e tratar-me por você. Não vai integrar a minha equipa técnica. Ele vai fazer a carreira dele, vai encontrar a sua equipa técnica. Já tenho os meus. Vai seguir o caminho dele e estamos cá para ajudá-lo nesta transição, que é difícil. Vamos ajudar o João nesta nova vida e ele vai ser muito feliz"
Por fim, Rúben Amorim foi desafiado a escolher três palavras que definissem bem a época Leonina. Acabou por escolher... quatro palavras Sportinguistas.
"Esforço, Dedicação e Devoção e depois tivemos a quarta, que é a Glória. A equipa é a imagem dessas palavras. Agradeço aos meus jogadores e ao staff, que fizeram um trabalho incrível. Daqui a um mês começa tudo de novo e já ninguém se vai lembrar deste título. Acho bem, é assim num Clube grande", concluiu.