Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva/José Lorvão

Mas que categoria!

Por Sporting CP
03 Nov, 2021

Vitória por 4-0 sobre o Beşiktaş JK em noite para mais tarde recordar

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu o Beşiktaş JK por 4-0, esta quarta-feira, em jogo referente à quarta jornada do grupo C da UEFA Champions League. Com este triunfo, os Leões ascendem ao segundo lugar com seis pontos, a par do Borussia Dortmund, e têm já garantida a continuidade na Europa através do play-off de acesso aos oitavos-de-final da UEFA Europa League.
 
Apesar do 1-4 alcançado na Turquia, a formação verde e branca sabia que não podia relaxar num encontro que, à semelhança do primeiro, se esperava de alta intensidade, mesmo sabendo que os visitantes não podiam contar com Pjanić, Batshuayi, Vida e, ainda, Rosier.
 
Rúben Amorim apostou no mesmo onze apresentado na casa das águias negras e viu a sua equipa entrar em campo com uma excelente dinâmica ofensiva, a encostar o adversário às cordas. O primeiro sério aviso chegou pelos pés de Paulinho, que foi servido de bandeja por Sarabia mas atirou com estrondo à barra. Segundos depois, nova investida, mais uma vez com os mesmos intervenientes, mas agora com o guarda-redes a afastar com as pernas para canto.
 
Aos 17 minutos, Pedro Porro foi obrigado a sair devido a lesão, cedendo o lugar a Ricardo Esgaio. Seguiu-se depois a fase de maior perigo do Beşiktaş JK, com dois remates à figura e um outro que falhou o alvo. No entanto, o ascendente era do Sporting CP, que chegou ao golo à passagem da meia-hora através de Pedro Gonçalves. Após sofrer falta dentro da área, o melhor artilheiro da época passada no campeonato português não tremeu e abriu as contas através de um pontapé de penálti.
 
Com muitas dificuldades em sair com a bola controlada para o ataque, o conjunto visitante revelava-se permeável e não demorou muito até que isso se traduzisse em golos. No espaço de apenas três minutos, Pedro Gonçalves bisou, numa grande execução, e depois Paulinho, de pé esquerdo e de fora da área, disparou forte para o 3-0, abrilhantando a exibição Leonina.
 

Na frente por uma margem confortável, o Sporting CP entrou na segunda parte a impor uma circulação de bola mais paciente e criteriosa, mas nem por isso deixou de controlar. Estavam decorridos apenas alguns segundos quando Sarabia tentou cruzar da esquerda, mas acabou por acertar na barra. Pouco depois, foi Matheus Nunes a rematar para defesa de Destanoğlu.
 
Aos 56 minutos, surgiu mais um golo. Após uma excelente cavalgada pelo lado esquerdo, Matheus Reis cruzou para a área, local onde Sarabia apareceu solto e aproveitou para atirar para o 4-0. Na resposta à vantagem por números gordos, Rúben Amorim refrescou a equipa com as entradas de Daniel Bragança e Nuno Santos, por troca com Matheus Nunes e Paulinho.
 
Com tudo praticamente decidido à entrada para a última meia-hora, o encontro baixou de intensidade e o Beşiktaş JK subiu no terreno em busca de reduzir. Apesar de ter conseguido assustar Adán em alguns lances, nunca mostrou argumentos suficientes, até porque do outro lado, mesmo sem acelerar, o Sporting CP continuou a ficar mais perto de marcar novamente. Bragança, por duas vezes, e Nuno Santos desperdiçaram ainda assim as respectivas ocasiões.
 
Os minutos finais não trouxeram nada de novo além da expulsão de Souza, em cima do minuto 90, numa altura em que o jogo dependia das transições rápidas de ambos os conjuntos. Os Leões confirmaram assim a segunda vitória consecutiva no grupo C e deram mais um importante passo na luta pelo acesso aos oitavos-de-final, quando faltam disputar dois duelos.
 
A quinta ronda, em casa frente ao Borussia Dortmund, está marcada para 24 de Novembro, enquanto a sexta será disputada no terreno do AFC Ajax a 7 Dezembro. Antes disso, o Sporting CP visita o FC Paços de Ferreira já este domingo na 11.ª jornada da Liga Portugal.
 
Sporting CP: Antonio Adán [GR], Gonçalo Inácio, Sebastián Coates [C], Zouhair Feddal, Pedro Porro (Ricardo Esgaio, 17’), João Palhinha, Matheus Nunes (Daniel Bragança, 60’), Matheus Reis (Rúben Vinagre, 71’), Pedro Gonçalves (Jovane Cabral, 71’), Pablo Sarabia e Paulinho (Nuno Santos, 60’).